Chegada de animais vítimas de eletrocussão à Mata Ciliar aumenta 63%
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Chegada de animais vítimas de eletrocussão à Mata Ciliar aumenta 63%

Neste ano, a associação de Jundiaí recebeu 36 animais feridos por eletrocussão, aumento preocupante comparado ao ano anterior, em que foi registrado 22 animais na mesma situação.

Publicado

em

Atualizado há

Esses acidentes se devem, principalmente, pelo crescimento e avanço das áreas urbanas e industriais nas zonas rurais e de mata (Foto: Mata Ciliar)

Do início de 2023 até o dia 17 de agosto, o Cras da Mata Ciliar recebeu 36 animais vítimas de eletrocussão. O número representa um aumento de mais de 63% em comparação ao mesmo período do ano passado, em que chegaram 22 animais na mesma situação.

O caso mais recente ocorreu nesta quinta-feira (17), quando a Guarda Municipal de Jundiaí resgatou um sagui e o entregou à equipe. De acordo com os agentes policiais, um munícipe viu o animal sendo eletrocutado em um poste e caindo ao chão. Após uma primeira análise, a equipe constatou que o sagui apresentava exposição de musculatura e dos ossos dos membros superiores.

Foto: Mata Ciliar

Além disso, ainda nesta semana, dois animais chegaram vítimas de eletrocussão: outro sagui, na terça (15), entregue por agentes da prefeitura de Paulínia; e um ouriço-cacheiro, na quarta (16), entregue pela Guarda Municipal de Itatiba. Todos seguem sob tratamento pela equipe da Mata Ciliar.

Foto: Mata Ciliar

Desafios em áreas urbanizadas

Segundo a associação, esse tipo de acidente acontece, principalmente, pelo crescimento e avanço das áreas urbanas e industriais nas zonas rurais e de mata. Com a perda e recorte de seus habitats, os animais enfrentam novos desafios dentro de territórios modificados, e acabam sofrendo essas consequências.

Os saguis e ouriços, por exemplo, possuem hábitos arborícolas e se locomovem através das árvores. Então, com a substituição da mata por ambientes urbanizados, eles passam a se locomover, também, em fios de alta tensão, para buscar alimentos, encontrar parceiros ou outras atividades naturais. Assim, podem acabar sendo eletrocutados.

“As queimaduras de choques elétricos são lesões que acompanham o local do contato, ou seja, a pele da área do choque pode sofrer uma carbonização. Então, quando o animal apresenta uma lesão visível, normalmente nos membros de locomoção, a pele já pode estar com um aspecto necrótico que, por sua vez, pode evoluir para a perca desse membro”, explica Theury Reis, veterinária da Mata Ciliar. “Além disso, os tecidos que ficam debaixo da pele, como os músculos, os tendões e as cartilagens, também podem sofrer queimaduras graves e, nesses casos, as lesões podem não ser visíveis, fazendo com que a eletrocussão consuma o animal de dentro para fora e dificulte o tratamento”.

Mundo Pet

Cachorro salsicha chega ao abrigo tão gordinho que mal conseguia andar

O pequeno cachorro pesava oito quilos, quando deveria pesar cerca de quatro e meio. Para um cão tão pequeno, isso é muito peso extra.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Marin Humane/The Dodo

Quando o cachorro salsicha Jammy chegou ao abrigo Marin Humane, uma das primeiras coisas que todos notaram foi seu sorriso adorável e sua personalidade alegre. A segunda coisa que notaram foi que o pobre cão era muito, muito gordinho. Jammy foi entregue ao abrigo pois seu tutor não tinha mais condições de cuidar dele. O pequeno cachorro pesava oito quilos,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Resgate com final feliz: Cachorro é retirado de telhado em ruínas e encontra nova família

Publicado

em

Foto: Facebook/Austin Animal Center

Em fevereiro, os moradores de um complexo de apartamentos em Austin avistaram um pequeno filhote de cachorro marrom no telhado em ruínas de uma garagem. Uma pessoa ligou para o Austin Animal Center, um abrigo municipal, para pedir ajuda para resgatar o cachorrinho. Staci Figueroa, uma oficial de proteção animal do Austin Animal Center, chegou ao local com sua colega,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mamãe cachorro corajosa protege seus filhotes até encontrar ajuda

Felizmente, uma socorrista percebeu a família inteira de cachorros escondida na beira da estrada e os salvou.

Publicado

em

Foto: Reprodução/TikTok/@streetheartstx

Uma ávida socorrista chamada Kristin dirigia por uma estrada no Texas em um dia chuvoso quando avistou algo se movendo nos arbustos próximos. Ela parou e olhou um pouco mais de perto - e percebeu que havia uma família inteira de cachorros escondida na beira da estrada. Uma cadela e seus filhotes estavam encolhidos em alguns arbustos, tentando ficar longe…

Continuar lendo

Mundo Pet

Tutora preocupada rastreia a localização de seu cachorro e descobre sua vida dupla

Como todo adolescente, o cachorro escapou de casa para ir para uma festa secreta.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X/@dammitdemi

Quando Demi soube que seu cachorro havia saído de casa, ela não ficou totalmente surpresa. Han Solo é conhecido por sair sem ser visto e explorar sua vizinhança, não importa o quanto sua família tente mantê-lo em casa. Graças a um rastreador GPS na coleira do cão, Demi rapidamente rastreou sua localização até o clube de campo ao lado -…

Continuar lendo

Mundo Pet

Câmera captura cachorro procurando ajuda na rua após incêndio em casa

Loy não encontrou sua família em lugar algum após o incêndio, e não tinha ideia de para onde ir sem eles.

Publicado

em

Por

Foto: Suzette Hall/The Dodo

Há alguns dias, Suzette Hall, resgatadora de cães e fundadora do abrigo Logan's Legacy 29, recebeu uma ligação preocupante de sua amiga Nanette. Um prédio próximo ao trabalho de Nanette havia se incendiado recentemente, e parecia haver um cachorro sobrevivente deixado para trás. Nanette reconheceu instantaneamente o cão pastor alemão, mais tarde chamado Loy, quando ele passou correndo pelo seu…

Continuar lendo