Hospital São Vicente usa dispositivo para evitar pneumonia em pacientes 
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Hospital São Vicente usa dispositivo para evitar pneumonia em pacientes 

Medidor de pressão de cuff é indicado para pacientes em ventilação mecânica, intubados e traqueostomizados. Saiba mais.

Publicado

em

Atualizado há

Hospital São Vicente usa dispositivo para evitar pneumonia em pacientes 
O dispositivo otimiza o trabalho dos profissionais de fisioterapia (Foto: Hospital São Vicente)

O Hospital São Vicente de Paulo testa um novo dispositivo para aprimorar o tratamento de pacientes em ventilação mecânica. O medidor de pressão de cuff ajuda na prevenção de casos de pneumonia também em pacientes intubados e traqueostomizados. A equipe médica coloca o dispositivo na ponta do tubo ligado ao paciente e as marcações indicam se a pressão do cuff (balão), que impede a passagem de secreções para o pulmão, está acima ou abaixo do ideal.

Implementado em fevereiro, o medidor foi aprovado pelo Comitê de Ética do HSV e está sendo submetido a um estudo de eficiência do aparelho. Com o uso dos 150 dispositivos até agosto, apenas um dos pacientes desenvolveu a pneumonia.

De acordo com o supervisor de fisioterapia, Daniel Gimenez, o medidor de pressão de cuff complementa outras medidas tomadas pela equipe médica. “O paciente intubado tem um risco maior de desenvolver pneumonia. Por isso temos diversas ações para evitar a contaminação, como a higienização correta das mãos, manter a cabeceira do paciente elevada, fisioterapia respiratória e outras iniciativas. A chegada do dispositivo é um fator a mais para ajudar nessa prevenção”, explica.

Hospital São Vicente usa dispositivo para evitar pneumonia em pacientes 
Foto: Hospital São Vicente

Otimização e segurança

Por ser um indicador de pressão automático, o dispositivo otimiza o trabalho dos profissionais de fisioterapia. “Até então, sempre fizemos a regulação manual da pressão, verificando o paciente várias vezes ao dia. Com esse trabalho manual, o risco de escapar ar e as secreções das vias aéreas irem para o pulmão é maior, enquanto o medidor de pressão de cuff diminui as chances da infecção associada ao ventilador mecânico porque evita o escape do ar”, aponta Gimenez.

A fisioterapia hospitalar de qualidade faz parte do cuidado multidisciplinar oferecido pelo HSV. “O mais gratificante é que podemos cuidar do paciente de maneira mais assertiva, com um dispositivo que traz ainda mais segurança para o tratamento. É muito bom saber que, com todas essas medidas implementadas, o paciente terá melhores resultados e receberá alta mais rapidamente”, afirma o fisioterapeuta.

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo
Publicidade