Dia Nacional da Doação de Órgãos: Hospital São Vicente ressalta importância de diálogo
Conecte-se conosco

Saúde

Dia Nacional da Doação de Órgãos: Hospital São Vicente ressalta importância de diálogo

Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), no primeiro semestre de 2023 foram realizados 4.247 transplantes no Brasil.

Publicado

em

Atualizado há

Dia Nacional da Doação de Órgãos Hospital São Vicente ressalta importância de diálogo
Foto: Hospital São Vicente de Paulo

No dia 27 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos, uma ocasião especial para conscientizar a sociedade sobre a importância de se tornar um doador. Infelizmente, a falta de diálogo sobre esse tema crucial muitas vezes impede que oportunidades valiosas se concretizem.

Em 2022, Juliana Alves de Souza enfrentou a dolorosa perda de seu filho, Leonardo Alves de Araújo, de apenas 13 anos. Diante dessa tragédia, ela tomou uma decisão incrivelmente generosa: autorizar a doação dos órgãos de seu filho. “Eu nunca tinha pensado ou conversado sobre doação de órgãos, parecia muito distante da minha realidade”, conta. “Decidi autorizar a doação porque entendi que os órgãos não ajudariam mais o meu filho, mas podiam salvar muitas vidas. É muito doloroso tomar essa decisão, mas é um lindo gesto de amor ao próximo”.

A importância das estatísticas

De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), apenas no primeiro semestre de 2023, o Brasil realizou 4.247 transplantes. Esses números representam não apenas a eficácia do sistema de doação de órgãos, mas também a esperança que ele traz para aqueles que aguardam ansiosamente por uma segunda chance na vida.

Transplantes no Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo é uma referência em captação de órgãos em todo o estado de São Paulo. Nos primeiros oito meses deste ano, o HSV realizou cinco captações, resultando em 25 órgãos doados. No ano de 2022, ao longo de todo o ano, aconteceram 11 captações, com 59 órgãos doados. Esses números refletem o compromisso inabalável da equipe do São Vicente em salvar vidas por meio da doação de órgãos.

Ampliando o diálogo sobre doação de órgãos

Para Juliana, ampliar o diálogo sobre a doação de órgãos é de extrema importância. “Para mim é uma honra falar sobre isso, é necessário ter essa conversa, pois não sabemos o dia de amanhã. Do mesmo modo em que o Leo foi um herói e salvou muitas vidas, alguém poderia ter salvo as nossas. Mesmo diante de tanta dor, é possível fazer o bem”, diz emocionada. 

No entanto, ainda há obstáculos quando se trata de doação de órgãos. A Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT) do Hospital São Vicente, desempenha um papel fundamental na abordagem das famílias sobre a possibilidade da doação. Os motivos mais comuns para a recusa incluem a complexidade dos sentimentos da família diante da recente perda, a falta de conhecimento sobre a vontade do paciente, o desconhecimento sobre o procedimento de captação e razões religiosas.

O Dr. Izandro Régis Brito Santos, médico e coordenador da CIHT, destaca a importância das comissões no sistema nacional de transplantes. “A Comissão Intra Hospitalar de Transplantes realiza a busca ativa de pacientes em morte encefálica, passa conhecimento e segurança aos familiares e colaboradores envolvidos no processo de transplantes”, explica. De acordo com o médico, a equipe também acompanha o doador e familiares até depois da retirada dos órgãos. “Cuidamos das questões legais do processo e realizamos o contato com instâncias superiores do sistema de transplantes para que a doação seja efetivada”.

Um novo começo após a tragédia

Um ano após autorizar a doação de órgãos de seu filho Leo, Juliana recebeu uma bênção adicional: a notícia de que está grávida do segundo filho. “Deus já está me presenteando com a chegada desse bebê, é uma bênção”, afirma. 

Saúde

Internações provocadas por trombose venosa  profunda aumentam no país 

Envelhecimento da população, sedentarismo, uso de hormônios e pandemia de Covid-19 são alguns fatores que explicam a elevação dos casos da doença

Publicado

em

Por

Pessoa sentada na beira de uma cama, segurando a perna direita com ambas as mãos. A pessoa parece estar vestindo uma camiseta branca e shorts verde claro. A posição das mãos sugere que a pessoa pode estar sentindo dor ou desconforto na perna.
Foto: Canva

Por Thais Szegö, Agência Einstein  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com dados do Ministério da Saúde obtidos de janeiro de 2012 a agosto de 2023, revela dados preocupantes: mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados por causa da doença no período. No último ano do levantamento, a média diária de internações superou a…

Continuar lendo

Saúde

TDAH: especialista alerta sobre a importância do diagnóstico clínico

A distração, comum em situações de estresse e sobrecarga de atividades, não deve ser confundida com o transtorno neurobiológico

Publicado

em

O neurocirurgião Dr. Denis Isao Ueoka, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Foto: Hospital São Vicente

Em um cenário onde as redes sociais se tornaram uma fonte predominante de informação, é crucial questionar a qualidade e a veracidade dos conteúdos consumidos. As plataformas digitais oferecem uma vasta gama de informações, desde entretenimento e notícias relevantes até a disseminação de fake news. Recentemente, a Neurodiversidade, conceito que abrange diferentes modos de funcionamento da mente humana, incluindo o…

Continuar lendo

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo
Publicidade