Pinacoteca Diógenes Duarte Paes abre inscrições para oficinas gratuitas
Conecte-se conosco

Acontece

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes abre inscrições para oficinas gratuitas

Com duração de um ano, serão oferecidas Oficina de Pintura e Oficina Terapêutica

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) realiza, a partir da próxima semana, duas oficinas gratuitas com duração de um ano, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes: Oficina de Pintura e Oficina Terapêutica.

As aulas acontecerão uma vez por semana, com duração de uma hora e meia. As Oficinas na Pinacoteca vão atender a um público de 12 a 65 anos. Interessados em participar deverão se inscrever pela Internet, por meio dos formulários Google, sendo que, para cada curso há um formulário específico.

Confira mais informações das duas Oficinas Pintura e Terapêutica:

Oficina “Pintura”

Arte-educadora: Emília de Oliveira Santos
Público-alvo: 12 a 65 anos
Número de inscrições: 10 alunos
Sextas das 15h15 à 16h45 – Início em 10/11
Inscrições: https://forms.gle/c5VQLED8r23Lo6mL9

“O respeito ao desenvolvimento do artista em confluência com a linguagem e o estímulo à criatividade são alguns dos objetivos do curso, cabendo à professora dar suporte técnico e orientação no sentido histórico/filosófico da arte. Estudando técnicas referentes à pintura e técnicas básicas do desenho artístico buscamos desenvolver uma produção baseada em recursos e estilos acadêmicos, visando a construção de repertório pessoal do aluno.”

Oficina “Terapêutica”

Arte-educadora: Mariana Falaschi
Público-alvo: Adultos de 26 a 65 anos
Número de inscrições: 12 alunos
Sextas: 10h às 11h30 – Início em 10/11
Inscrições: https://forms.gle/6YwH4eZjSrT45GNL6

“Proposta de encontros arte terapêuticos nas modalidades de desenho e pintura para adultos e idosos, com o objetivo de:

  • proporcionar aos participantes a expressão do seu mundo interno através do desenho e da pintura, sem focar no belo, no certo ou errado, mas no espontâneo;
  • estimular as funções pensamento e sentimento, ou seja, mente e emoções, que estão diretamente associadas a estas duas modalidades expressivas;
  • proporcionar um momento de relaxamento na vida dos participantes, um momento no qual podem se expressar, aliviar suas tensões e reconhecer suas potencialidades através daquilo que manifestam durante as atividades artístico-expressivas.
  • atividade mobilizadora/aquecimento: contação de histórias ou mitos, músicas ou poemas, visualização criativa, técnicas de relaxamento ou movimentos corporais;
  • atividade artística principal: pintura ou desenho.

As atividades com desenho serão feitas com lápis de cor, giz de cera, giz pastel e carvão para desenho.

A pintura será feita com tinta guache, aquarela e também com pigmentos naturais como terra, café, cúrcuma, açafrão, entre outros temperos, envolvendo o participante na confecção da própria tinta, que é atóxica e sustentável.

A Pinacoteca está localizada junto ao Centro Jundiaiense de Cultura Jorosil, na  rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Dúvidas, entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4586-2326.

Acontece

Jundiaí se une em prol do Rio Grande do Sul: Espaço Expressa reúne artistas neste domingo

O evento “Palco Livre” contará com diversas apresentações artísticas e arrecadação de donativos.

Publicado

em

No Espaço Expressa várias apresentações culturais e recebimento de doações para desabrigados do Sul (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Artistas jundiaienses se mobilizam em ação solidária para auxiliar desabrigados no sul do país. Em um domingo marcado pela união e pela arte, Jundiaí se prepara para receber o evento "Palco Livre", que reunirá diversos artistas da cidade em prol da campanha "Cultura: Todos juntos pelo Rio Grande do Sul". A iniciativa, idealizada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC)…

Continuar lendo

Acontece

Vulgoxis traz a riqueza da arte nordestina para Jundiaí em ‘Cerâmicas’

A exposição do artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis acontece a partir de 8 de junho, na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”. Saiba mais.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

O artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis convida o público de Jundiaí a mergulhar na cultura vibrante do nordeste brasileiro em sua nova exposição, "Cerâmicas". A partir de 8 de junho, a Pinacoteca "Diógenes Duarte Paes" se transforma em um portal para as tradições, cores e expressões únicas da região. Vulgoxis, conhecido por suas intervenções artísticas nas ruas e espaços públicos…

Continuar lendo

Acontece

ATmimos Girassóis: uma jornada emocionante através da arte cênica

O espetáculo “ATmimos Girassóis” aborda emoções e pertencimento através das artes cênicas, com um elenco inclusivo e acessibilidade em Libras.

Publicado

em

Elenco de "ATmimos Girassóis" em uma performance cênica que explora as emoções de Van Gogh com gestos e mímicas. (Foto: Divulgação)

Espetáculo gratuito no espaço expressa em Jundiaí Prepare-se para uma experiência sensorial única e emocionante com o espetáculo performático "ATmimos Girassóis", que será apresentado nesta sexta-feira (17) e sábado (18), às 19h, no palco da Sala Santos Jundiaí, do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), em Jundiaí. A entrada é gratuita, a classificação livre e o espetáculo oferece acessibilidade em Libras…

Continuar lendo

Acontece

Ivete Sangalo cancela turnê de 30 anos de carreira; artista viria a Jundiaí

O motivo, segundo comunicado, foi a falta de organização da produtora responsável. Turnê viria para Jundiaí em novembro. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Ivete Sangalo
Foto: Divulgação/Site

A cantora Ivete Sangalo anunciou o cancelamento da turnê "A Festa", que celebraria seus 30 anos de carreira e percorreria diversas cidades brasileiras, incluindo Jundiaí, até abril de 2025. O motivo, de acordo com comunicado oficial, foi a falta de organização da produtora responsável pelos shows, a 30e. A equipe de Ivete Sangalo explica que a artista pretendia levar uma…

Continuar lendo

Acontece

Acordes Solidários: 12 horas de música ao vivo em Jundiaí para ajudar o Rio Grande do Sul

Idealizado pelo empresário Marcos Brunholi e pelo músico Juliano Oliveira, evento reúne bandas da região para arrecadar fundos para as vítimas

Publicado

em

Fotos: Divulgação/Valéria Nani

No sábado, 18 de maio, a Cervejaria Marcos Brunholi, no Caxambu, prepara-se para um evento especial que vai unir diversão e solidariedade em prol das vítimas das recentes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. O projeto "Acordes Solidários", criado pelo empresário Marcos Brunholi e pelo músico Juliano Oliveira, da Banda Vitrola, visa arrecadar fundos para auxiliar as comunidades…

Continuar lendo
Publicidade