Aprovação ao trabalho do presidente Lula cai para 51%
Conecte-se conosco

Política

Aprovação ao trabalho do presidente Lula cai para 51%

Em comparação ao levantamento realizado em dezembro, quando o petista tinha 54%, sua aprovação teve uma queda de três pontos percentuais.

Publicado

em

Atualizado há

Presidente Lula falando no microfone em evento
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos (Foto: Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (6), a Quaest divulgou a nova pesquisa que mostra que 51% dos brasileiros aprovam o trabalho de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na presidência. Enquanto isso, 46% desaprovam sua gestão e outros 3% não souberam responder ou não responderam.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2 mil pessoas (brasileiros de 16 anos ou mais), entre 25 a 27 de fevereiro, em 120 municípios. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Em relação à última pesquisa, de dezembro de 2023, a aprovação de Lula recuou três pontos percentuais. Na ocasião, 54% aprovavam o trabalho do presidente, enquanto 43% desaprovavam.

O maior índice de aprovação está na região Nordeste, com 68%. A pior é no Sul, com 40%. Centro-Oeste/Norte tem 50% e o Sudeste, 44% de aprovação. Além disso, entre as mulheres, a aprovação caiu de 55% para 51%; e entre os homens, de 52% para 51%.

Para quem ganha até dois salários mínimos, o trabalho de Lula é aprovado por 61%. Entretanto, é desaprovado por 51% dos que ganham entre dois e cinco salários mínimos e por 54% dos que recebem mais de cinco salários mínimos.

Opinião de religiosos

A desaprovação do governo Lula é maior entre eleitores evangélicos, com 62%. A aprovação deste grupo chega a 35%. No eleitorado que se declara católico, 58% diz aprovar e 39% desaprovar a atuação do petista no governo.

Questionados sobre as declarações em que Lula comparou a guerra no Oriente Médio com o Holocausto, 60% dos entrevistados consideram a comparação “exagerada”. Destes, 69% são evangélicos.

Economia

Ainda de acordo com a pesquisa, outro fator que influenciou no aumento da avaliação negativa foi a economia. 38% dos entrevistados consideram que a situação econômica do Brasil piorou nos últimos 12 meses — representando um avanço de 7 pontos percentuais sobre a pesquisa anterior.

Ainda assim, 26% acreditam que houve melhora — representando uma queda de 8 pontos percentuais sobre a pesquisa anterior. Entre os que votaram em branco, nulo ou não compareceram às urnas em 2022, 38% enxergam piora na situação econômica — com alta de 6 pontos percentuais sobre a pesquisa anterior.

Segundo a pesquisa 73% dos entrevistados indicaram a alta no preço dos alimentos como principal explicação para esse desempenho da economia nacional.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade