A educação como chave para a alimentação saudável: uma mistura de sucesso
Conecte-se conosco

Jundiaí

A educação como chave para a alimentação saudável: uma mistura de sucesso

Desde pequenos, crianças de Jundiaí aprender a plantar, colher e experimentar novos sabores

Publicado

em

Atualizado há

Eduardo e Giovanna na horta da Emeb Prefeito Vasco Antonio Venchiarutti. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Os tomates ainda estão verdes, mas já aguçam a curiosidade das crianças. Para o pequeno Eduardo Henrique Maia Rios, da turma G4 da professora Beatriz Maltauro – ou ‘profe’ Bia, essa, na verdade, é a grande graça. “O que eu mais gosto da horta é ver as coisas crescerem”.

Na Emeb Prefeito Vasco Antonio Venchiarutti, do Caxambu, escola do Eduardo e da ‘profe’ Bia, as crianças aprendem desde cedo a se alimentarem de forma saudável e para isso contam com uma ajuda e tanto: a educação. Parte dos alimentos preparados na merenda escolar é plantado e colhido ali mesmo, pelos alunos, por meio de um trabalho de cuidado com o meio ambiente e de apresentação das hortaliças.

“Quando a criança participa do processo, do plantio, da rega, do cuidado, aquilo se torna muito significativo pra ela. Então ela vai ter vontade de experimentar porque ela participou de todo o processo. Isso incentiva a criança”, conta a professora.

Segundo a nutricionista Priscila Brazão Lumazini, o cuidado com a alimentação desde os primeiros anos de vida é essencial, pois é quando os hábitos alimentares são criados. “Essa é a importância de oferecer uma alimentação rica em nutrientes aos pequenos, baseada em alimentos in natura, como frutas, legumes e verduras, e reduzida em alimentos industrializados”. Estes hábitos, para Priscila, favorecem uma vida mais saudável, prevenindo e controlando a obesidade, evitando complicações à saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão, doença renal, dentre outras.

Priscila ainda reforça que os hábitos de incentivo realizados pela escola devem ter continuidade em casa. Para a Giovanna Comparone Balestrin, do G4, este não parece ser um problema. “Eu queria comer tomate, mas minha mãe disse que meu pai já tinha comido tudo”, fala.

Mesmo não gabaritado, o pequeno Eduardo do G4 é um especialista quando o assunto é plantar e colher. Ele ajuda a ‘profe’ Bia no plantio e cultivo, mas deixa escapar que também aproveita o momento de mexer na terra para fazer um pouco de bagunça. “Ah, eu faço os dois”.

Eduardo, do G4, adora ajudar a professora Bia no plantio e colheira. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

As PANCs

A implantação das Plantas Alimentícias Não Convencionais ou PANC na dieta escolar é outra iniciativa de Prefeitura de Jundiaí para que os alunos da rede municipal tenham uma alimentação ainda mais nutritiva. Além das que são oferecidas na merenda vindas do Vale Verde, espaço de plantio e colheita de vegetais orgânicos que vão direto para as Emebs, 30 escolas já têm hortas específicas para o cultivo da PANC. Ao todo, 25 espécies do grupo de não convencionais são plantadas no município, entre elas, a capuchinha, a mais bonita da horta segundo a pequena Giovanna.

“Eu e meus amigos gostamos de comer capuchinha, com arroz, com feijão”.

Na tarde desta quarta-feira (16), a merendeira Inês a preparou com um patê, servida no pão para as crianças. Hora ou outra, alguém ignorava o lanche e ia direto para a planta, colocando as folhas na boca e sentindo o sabor característico da PANC de flor colorida.

A capuchinha é uma das PANCs preferidas das crianças. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Segundo a diretora, Selma, nem todas as crianças comem todas as hortaliças, especialmente as PANCs, mas apresentar as folhas e vegetais ainda nessa idade é como plantar uma sementinha – papel que toda a equipe escolar tem desenvolvido. “Toda semana quando chegam as PANCs, a merendeira Inês vai até a sala, apresenta, deixa que as crianças cheirem, toquem, sintam a textura. Ela ainda criou o Relógio das PANCs, que é uma roleta em que crianças colocam o ponteiro correspondente a PANC que vai ser consumida no dia. Tudo isso pra incentivar”, conta.

O Relógio das PANCs, desenvolvido pela merendeira Inês, mostra aos alunos a planta do dia. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

“Apesar das PANCs não fazerem parte da alimentação habitual dos brasileiros atualmente, são altamente nutritivas e resgatam nossa biodiversidade e os valores de uma alimentação mais sustentável. Assim, a sua apresentação às crianças, além de promover mais variedade alimentar e enriquecimento de nutrientes, exerce uma função cultural e econômica”, defende a nutricionista Priscila.

A gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vasti Ferrari Marques complementa. “O projeto Inova na Horta – o qual as PANCs estão inseridas – proporciona um resgate da culinária do tempo das avós, das bisavós, que utilizavam muitas dessas plantas naturais, tanto cozidas como cruas. Nós também acreditamos que, a partir desta iniciativa, está havendo uma redescoberta de novos caminhos. As famílias voltaram a cozinhar em casa, a descobrir novos sabores, novas formas de colocar em prática a vida saudável”, conclui.

A pequena Giovanna aconselha.

“Gi, como é que você sabe que a capuchinha é gostosa?”, pergunta a ‘profe’ Bia. “Eu experimentei”, fala despretensiosamente. E talvez seja essa a receita para uma alimentação mais saudável: experimentar.

Giovanna com a flor mais bonita da horta: a capuchinha. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo

Jundiaí

HSV vai receber novos eletrocardiógrafos para agilizar informações e atendimento ao paciente

Saiba mais sobre o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e o impacto das parcerias no atendimento do HSV

Publicado

em

Por

doação de eletrocardiógrafos para Hospital São Vicente em Jundiaí
Equipe do HSV junto aos representantes da BMC Engenharia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a função de evidenciar o funcionamento do coração, sete eletrocardiógrafos, com sistema moderno de transmissão de dados via wi-fi diretamente ao prontuário do paciente, serão doados pela empresa BMC Engenharia ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Os equipamentos, de última geração, agregam às ferramentas de inteligência artificial já utilizada pelo hospital para a identificação precoce de riscos de…

Continuar lendo
Publicidade