Governo de SP anuncia contratação de 12 mil novas câmeras corporais para PM
Connect with us

Polícia

Governo de SP anuncia contratação de 12 mil novas câmeras corporais para PM

As novas câmeras têm funcionalidades como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e melhoria na conectividade com possibilidade de transmissão ao vivo.

Published

on

Atualizado há

Policial Militar do Estado de São Paulo com arma nas mãos e câmera corporal no peito.
O edital previa a compra de 10,1 mil equipamentos, mas o número foi ampliado para 12 mil (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O Governo de São Paulo publicou hoje o edital para a contratação de 12 mil novas câmeras corporais para PMs do estado. As novas câmeras representam um aumento de 18% no número de equipamentos disponíveis. Além disso, as câmeras têm funcionalidades como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, melhoria na conectividade com possibilidade de transmissão ao vivo, entre outras.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a expectativa é que a licitação gere uma economia de 30% a 50% para o Tesouro Estadual em relação ao contrato anterior. O valor por câmera deve cair de R$ 1 mil para R$ 500.

As novas câmeras corporais se integram ao Programa Muralha Paulista, permitindo a identificação de foragidos e veículos roubados ou furtados. A PM poderá compartilhar os registros de áudio e vídeo automaticamente com o Ministério Público, o Poder Judiciário e demais órgãos de controle, seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O armazenamento de imagens foi aprimorado, assim como as baterias, que agora contam com um segundo equipamento para recargas, processamento e uploads de arquivos. As câmeras possuem ferramenta de áudio bidirecional, permitindo que os policiais solicitem apoio durante as ações. A transmissão ao vivo possibilita ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) acionar outras equipes de apoio quando necessário, antes mesmo da solicitação dos policiais.

“Aliados” da corporação e da sociedade

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destaca que as novas funcionalidades transformam as câmeras em “aliados” da corporação e da sociedade. “Será um auxílio nas investigações futuras de qualquer tipo de crime”, ressalta. “Várias empresas já possuem capacidade tecnológica para atender essa demanda, que visa ampliar as funcionalidades da câmera corporal.”

Perguntas frequentes sobre as câmeras corporais

O que vai acontecer com as câmeras corporais antigas?

O Governo de SP devolverá as COPs adquiridas em contratos anteriores à empresa vencedora da licitação da época. Se necessário, a PM renovará o acordo para manter as câmeras em funcionamento até o término da nova licitação, evitando interrupções no uso.

Como é o contrato?

O contrato dos equipamentos é de prestação de serviço. Assim, a empresa vencedora da licitação é responsável pela manutenção ou troca das câmeras e baterias em caso de danos.

Como as COPs serão distribuídas?

As COPs serão distribuídas de acordo com o protocolo da Polícia Militar, priorizando tropas como a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e outros batalhões e regiões com maior incidência de ocorrências extremas.

Polícia

Saidinha termina com 677 detentos recapturados no estado

Mais de 2.1 mil presos foram flagrados descumprindo as regras desde junho de 2023

Published

on

‘Saidinha' termina com 677 detentos recapturados no estado
Foto: Governo de SP

As Forças de Segurança do Estado de São Paulo recapturaram 677 detentos que descumpriram as medidas judiciais durante a saída temporária, a "saidinha", que terminou na segunda-feira (17). A maioria das prisões realizadas pela Polícia Militar aconteceu na cidade de São Paulo e região metropolitana, com 194 detentos recapturados. Ribeirão Preto vem na sequência, com 111 presos, e a região…

Continue Reading

Polícia

Homem é preso por importunação sexual em Campo Limpo Paulista

O suspeito estaria importunando uma mulher, ameaçando-a com um facão. A prisão aconteceu graças a uma ação entre a Guarda Civil Municipal da cidade e populares.

Published

on

Carro e facão utilizado por homem em crime de importunação sexual em Campo Limpo Paulista
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Na tarde desta sexta-feira (21), a equipe do Centro de Controle Operacional da Guarda Civil Municipal de Campo Limpo Paulista recebeu uma denúncia de importunação sexual. O suspeito, de acordo com a denúncia, a ameaçava com um facão. A viatura 275, com os GCMs Varlei e Marcelino, foi imediatamente deslocada para o local, onde populares já continham o homem acusado.…

Continue Reading

Polícia

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas

Os dedos de silicone eram utilizados para fraudar o sistema de controle biométrico, permitindo que alunos registrassem presença nas aulas sem estarem presentes.

Published

on

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas
Foto: Divulgação/Detran-SP

Em uma ação de fiscalização realizada na quarta-feira (19), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com a Polícia Civil, encontrou 116 dedos de silicone em um local de prova e aula prática para as categorias A e B. O caso aconteceu no bairro do Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo. Os moldes de dedos…

Continue Reading

Polícia

Carro furtado em Campo Limpo Paulista é recuperado em Atibaia após perseguição e colisão

Segundo apurado, o homem que estava com o carro furtado havia saído da cadeia no mês passado.

Published

on

Carro furtado em Campo Limpo Paulista
Foto: Guarda Civil Municipal de Campo Limpo Paulista

Na última quinta-feira (20), um homem teve seu carro furtado enquanto o veículo estava estacionado próximo à estação ferroviária de Campo Limpo Paulista. Agentes da Divisão Operacional da Secretaria de Segurança Integrada iniciaram o rastreio do veículo, constatando que o mesmo havia seguido para a cidade de Atibaia. Através da comunicação entre as equipes das duas cidades, foi possível localizar…

Continue Reading

Polícia

‘Tribunal do Crime’: homem que invadiu apartamento em Jundiaí diz ter sido sequestrado

À Guarda Municipal, o homem disse que havia sido sequestrado por uma facção criminosa e conseguiu fugir. Ele estava em um apartamento e teria feito um morador refém.

Published

on

'Tribunal do Crime' homem que invadiu apartamento em Jundiaí diz ter sido sequestrado
GMJ apreende homem escondido em apartamento no bairro Engordadouro (Foto: Canva)

Na tarde desta segunda-feira (17), a Guarda Municipal de Jundiaí apreendeu um homem de 31 anos que teria invadido um apartamento no bairro Engordadouro e disse estar fugindo do Tribunal do Crime de uma facção criminosa. Fuga do Tribunal do Crime De acordo com o relato do homem, ele havia sido sequestrado pela manhã, no Jardim Sorocabana. Ele conseguiu escapar…

Continue Reading