Professora e aluno criam cursinho gratuito para estudantes em Várzea Paulista
Conecte-se conosco

Educação

Professora e aluno criam cursinho gratuito para estudantes em Várzea Paulista

Projeto conta com 35 voluntários que ministram oficinas para os jovens

Publicado

em

Atualizado há

Cursinho para Todos já ajudou mais de 50 alunos (Foto: Facebook/ Cursinho para Todos)

A professora e psicopedagoga, Cibele Melo, junto com o ex-aluno gremista, Matheus Sene, hoje estudante de enfermagem, desenvolveram em 2017 na Escola Estadual Professor Nathanael Silva, em Várzea Paulista (SP), o ‘Cursinho para Todos’, projeto que prepara alunos da rede pública para vestibulares.

Cibele contou ao Tribuna de Jundiaí, que o projeto foi inspirado na iniciativa de um professor voluntário de sociologia, Edilson Timóteo, que promoveu um cursinho livre – não existe chamada ou inscrição – aos alunos da rede pública na Escola Georgina Helena Fortarel, em Campo Limpo Paulista (SP), por meio do programa ‘Escola da Família’.

Ela que ministrou uma aula a pedido do professor disse que saiu “encantada” e decidida a fazer algo igual ou parecido em Várzea Paulista. “Eu amei a ideia! E, assim, poderia ajudar várias pessoas que não tem condições de pagar um cursinho”, afirma a professora.

Projeto ganha vida

No começo de 2017, Cibele decidiu compartilhar a novidade com o aluno que fazia parte do grêmio da Escola Estadual Mitiharu Tanaka, Matheus. “Liguei pra ele expliquei o projeto. No mesmo dia, ele conversou com o responsável pelo programa Escola da Família (que visa desenvolver trabalhos voluntários) da Escola Nathanael e marcou uma reunião para negociar uma sala”, recorda.

“O objetivo do projeto é quebrar os padrões de desigualdade com a educação e ajudar o estudante do ensino médio chegar ao ensino superior por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, detalha Matheus.

Assim, surgiu o ‘Cursinho Popular Livre’, que funcionaria igual ao projeto que serviu de inspiração para Cibele, sem inscrição e sem chamada. Mas, ao longo das aulas foi possível notar a falta de comprometimento de alguns alunos e o sistema teve que ser alterado, passando a ser o ‘Cursinho para Todos’, que tem um processo seletivo.

Atualmente, o projeto conta com 35 voluntários que fazem oficinas que servem de apoio para o aluno, como, por exemplo, de escrita, ciências, química, sociologia, entre outras. Além disso, os alunos fazem visitas em laboratórios, museus e institutos de São Paulo.

As aulas são ministradas aos sábados na ONG (Organização Não Governamental) Reviva, localizada na Rua Potiguara, 242, Vila Tupi, Várzea Paulista, e na UNIFACCAMP (Centro Universitário de Campo Limpo Paulista), que fica na Rua Guatemala, 167, Jardim América.

Realização

Para a Professora Cibele, o projeto veio para reduzir a desigualdade social em que vivemos. “Queremos que os nossos alunos de escolas públicas tenham as mesmas oportunidades de estudantes das escolas particulares e, assim, reduzir a desigualdade”.

No primeiro ano de projeto, 50 alunos participaram do ‘Cursinho para Todos’, no segundo ano, o número aumentou para 80, e, neste ano, 100 alunos estão escritos no projeto, todos da rede pública.

“Minha satisfação é ver o resultado do meu trabalho, ver que um aluno que estava desacreditado conseguiu entrar em universidade”, revela a professora.

Matheus, que participou do projeto no primeiro ano e que hoje é um dos responsáveis, diz que está satisfeito com o crescimento do projeto. “Tenho um sentimento de gratidão por eles lutarem pelo próprio futuro e vencendo a desigualdade com a educação”, finaliza.

Mais informações sobre inscrições, oficinas e voluntários, acesse: https://cursinhoparatodos.tk.

Educação

Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

Continuar lendo

Educação

Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

Continuar lendo

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo
Publicidade