Prefeitura de Jundiaí doa três veículos para atendimento domiciliar do Hospital São Vicente
Connect with us

Saúde

Prefeitura de Jundiaí doa três veículos para atendimento domiciliar do Hospital São Vicente

Nesta segunda-feira (21) foi entregue o segundo carro; o primeiro foi em agosto e o terceiro e último deve ocorrer no mês que vem

Published

on

Prefeitura de Jundiaí doa três veículos para atendimento domiciliar do Hospital São Vicente
Autoridades, colaboradores, vereadores e conselheiros comemoraram a doação (Fot:o: Divulgação/HSV)

A frota de três carros do Serviço de Internação Domiciliar do Hospital São Vicente de Paulo (HPS) será 100% substituída até o final do ano. Os veículos foram doados pela Prefeitura Municipal de Jundiaí como resultado de esforços conjunto e gestão eficiente dos Poderes Executivo e Legislativo.

O primeiro carro foi doado em agosto. Nesta segunda (21) foi doado o segundo e no próximo mês deve ocorrer a doação do terceiro e último veículo. Todos são modelo Gol, da marca Volkswagen.

De acordo com o Prefeito Luiz Fernando Machado, os investimentos direcionados ao Hospital São Vicente são resultados práticos da condução prioritária para a saúde feita na atual gestão.

“O atendimento domiciliar reduz riscos de infecção e é uma alternativa melhor para a recuperação dos pacientes. Neste sentido, a renovação da frota e as mais de 100 melhorias estruturais que foram providenciadas de 2017 até agora buscam o mesmo propósito, elevar a qualidade da saúde pública de Jundiaí”, disse.

O Serviço de Internação Domiciliar do HSV atende atualmente 179 pacientes e realiza 713 visitas mensais para acompanhamento e realização de exames. Índices que já tiveram aumento a partir da vinda do primeiro carro.

“Aumentamos em 8% o número em atendimento domiciliar e em 4% o número de visitas realizadas ao mês. Isso significa maior agilidade e ampliação de nossa produtividade. O carro, sem dúvida, foi essencial para esta melhoria e com a frota reestruturada conseguiremos evoluir ainda mais”, vislumbra o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Saúde

Acesso a tratamento de doenças raras no Brasil enfrenta desigualdades

Muitas doenças raras chegam a ser diagnosticadas, mas não dispõem de tratamento algum. Matéria por Victória Ribeiro, da Agência Einstein

Published

on

Muitas doenças raras chegam a ser diagnosticadas, mas não dispõem de tratamento algum.
Foto: Canva

Embora sejam frequentemente consideradas incomuns, as doenças raras (DRs) afetam cerca de 13 milhões de brasileiros, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde. À medida que esse se torna um assunto cada vez mais discutido, porém, as dificuldades também ficam evidentes: a falta de diagnóstico precoce, a inacessibilidade a tratamentos especializados e a escassez de centros de referência bem…

Continue Reading

Saúde

Estudo liga uso da maconha a certos tipos de câncer

De acordo com a pesquisa, usuários de maconha têm entre 3,5 e 5 vezes mais probabilidade de desenvolver cânceres de cabeça e pescoço

Published

on

De acordo com a pesquisa, usuários de maconha têm entre 3,5 e 5 vezes mais probabilidade de desenvolver cânceres de cabeça e pescoço
Foto: Canva

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC) conduziram um estudo que aponta que fumar maconha com frequência e em excesso pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Este estudo analisou 20 anos de dados de saúde de pessoas que eram dependentes de maconha e foi publicado no JAMA Otolaryngology – Head & Neck Surgery. De acordo…

Continue Reading

Saúde

Pesquisa encontra substância semelhante à anfetamina em cigarros eletrônicos no Brasil

Outros componentes foram encontrados em cigarros eletrônicos, como glicerol, propilenoglicol, formaldeído, acetaldeído, acroleína, acetona e nicotina – todas com efeitos nocivos à saúde.

Published

on

Pessoa jovem fumando cigarros eletrônicos
Foto: Canva

Os cigarros eletrônicos, muitas vezes vistos como uma alternativa mais segura ao cigarro tradicional, contêm uma mistura complexa de substâncias, muitas delas tóxicas e com potencial viciante. Uma pesquisa recente, da Universidade Federal de Santa Catarina e a Polícia Científica, trouxe à tona a presença de octodrina, uma substância da mesma família da anfetamina, em diversas marcas de cigarros eletrônicos…

Continue Reading

Saúde

Mpox vira emergência global: Saiba os sintomas, transmissão e tratamentos da doença

A mpox é causada pelo vírus da varíola dos macacos, que pertence ao mesmo grupo de vírus da varíola, mas é menos prejudicial.

Published

on

varíola-dos-macacos-compressed
Foto: halfpoint/ Canva

Em 2022, o Brasil registrou a primeira morte causada pela mpox. Desde então, a doença tem se tornado mais preocupante. Nesta quarta-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou um comitê de emergência e declarou a doença como uma "emergência de saúde global". A principal preocupação é a rápida propagação, especialmente em países africanos. O Centro de Controle e…

Continue Reading

Saúde

OMS declara mpox como emergência em saúde pública global

A mpox é uma doença zoonótica viral, ou seja, transmitida de animais para humanos. Saiba mais.

Published

on

Pessoa infectada por mpox
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o nível de alerta para a doença Mpox no continente africano. Em uma coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que a situação constitui uma emergência de saúde pública de importância internacional, o mais alto nível de alerta da entidade. A mpox é uma doença zoonótica…

Continue Reading