Programa Caminhos para a Cidadania estimula conscientização e segurança no trânsito
Conecte-se conosco

Brasil

Programa Caminhos para a Cidadania estimula conscientização e segurança no trânsito

No Sistema Anhanguera-Bandeirantes, cerca de 50 mil alunos de 300 escolas são beneficiados com as atividades

Publicado

em

Atualizado há

Aluna olha para a câmera segurando livro do programa em sala de aula
Programa contribui com a formação de jovens cidadãos mais conscientes pela preservação da vida

O programa Caminhos para a Cidadania oferece atividades curriculares sobre segurança no trânsito, cidadania e mobilidade urbana para alunos de 4º e 5º ano de escolas públicas, contribuindo com a formação de jovens cidadãos mais conscientes pela preservação da vida.

A iniciativa é coordenada pelo Instituto CCR, que completa 5 anos em 2019.

No entanto, a ação socioeducacional que surgiu em 2002, como parte das ações de responsabilidade social do Grupo CCR e já atendeu mais de 3,4 milhões de alunos e mais de 127 mil educadores, em 118 municípios, com mais de 1,8 mil escolas participantes.

Além dos conteúdos administrados nas aulas com material específicos do programa, todos os anos os alunos acompanham uma peça teatral abordando os temas do “Caminhos para a Cidadania”.

Aluna faz trabalho de educação no trânsito com tesoura e gravuras

Iniciativa é coordenada pelo Instituto CCR (Foto: Divulgação)

O programa foi premiado na categoria Responsabilidade Social pelo International Bridge, Tunnel and Turnpike Association (IBTTA) em 2011.

Os conteúdos estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As concessionárias participantes do programa estão localizadas nos Estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro:

CCR AutoBAn, CCR NovaDutra, CCR ViaOeste, CCR ViaLagos, CCR RodoNorte, CCR SPVias e ViaRio.  

No Sistema Anhanguera-Bandeirantes, por exemplo, cerca de 50 mil alunos de 300 escolas são beneficiados com as atividades, que são realizadas nos municípios de Americana, Cajamar, Caieiras, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Francisco Morato, Itupeva, Hortolândia, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

Era digital

Ao longo do ano, educadores das escolas que integram o programa, participam de diversas atividades de formação.

Elas abordam técnicas de ensino dos temas do programa (educação para o trânsito, cidadania e mobilidade urbana), além de dinâmicas que estimulam o desenvolvimento de atividades lúdicas em sala de aula.

“Este é um processo contínuo que tem o objetivo de permitir a interação constante entre os educadores do programa, responsáveis pela rotina em sala de aula, e a equipe de coordenação do Caminhos para a Cidadania.

Desta forma, é possível adequar as atividades à realidade de cada município”, explica Marina Mattaraia, diretora do Instituto CCR.

Em 2019, a grande novidade foi o lançamento da plataforma de Ensino à Distância, com conteúdos multimídia para a formação dos professores.

“Por meio da plataforma de EAD, o Caminhos para a Cidadania reforça o seu compromisso e a sua atuação com os educadores das cidades lindeiras participantes no programa. Dessa forma, conseguimos garantir mais interação, inclusão e acompanhamento das ações e atividades realizadas”, afirma Ariane Teles, que coordena o programa no Instituto CCR.

Por enquanto, a formação online é voltada aos professores, mas, para 2020, está prevista a formação online para os próprios alunos. Todo o conteúdo digitalizado irá substituir os livros impressos nos próximos meses.

O Instituto CCR

O Instituto CCR se consolida como um dos principais apoiadores de projetos sociais principalmente em cidades do interior dos estados.

Sediado em Jundiaí (SP), o Instituto, nesse tempo, já geriu mais de R$ 160 milhões em diversos projetos no país.

O Instituto CCR é uma organização privada sem fins lucrativos qualificada como OSCIP (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).

A instituição utiliza recursos próprios da companhia e leis de incentivo para apoiar e desenvolver as ações de responsabilidade social.

Desde 2003, o Grupo CCR já levou cerca de 600 projetos para mais de 150 cidades no Brasil e no exterior beneficiando 10,7 milhões de pessoas com investimentos de R$ 291 milhões em projetos estruturados.

Brasil

Temporais no Rio Grande do Sul: devastação deixa 57 mortos e milhares desabrigados

Defesa Civil reporta 67 desaparecidos e infraestrutura crítica afetada; Porto Alegre enfrenta alagamentos severos.

Publicado

em

Por

Inundações no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas
Foto: Concresul/Divulgação

Número de vítimas fatais e desalojados aumenta a cada atualização O Rio Grande do Sul se encontra em estado de calamidade após a fúria dos temporais que assolaram o estado nos últimos dias. O número de mortos subiu para 57, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil neste sábado (4), e ainda há 67 pessoas desaparecidas. Mais de 42 mil pessoas…

Continuar lendo

Brasil

São Paulo envia mais 2 helicópteros para auxiliar no resgate de vítimas no Rio Grande do Sul

Equipes de SP chegam ao RS para auxiliar vítimas de temporais, com ações de resgate e suporte logístico em andamento.

Publicado

em

Por

O Águia 33 e o Águia 24 vão decolar neste sábado, junto com dez policiais, incluindo pilotos, tripulantes, mecânicos e um enfermeiro. (Foto: Governo de SP)

Mais de 290 pessoas já foram resgatadas pelas equipes de São Paulo Dois novos helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os Águia 33 e 24, decolaram na manhã deste sábado (4) do Aeroporto Campo de Marte com destino ao Rio Grande do Sul. As aeronaves, que se juntam ao Águia 12 já presente no local desde quarta-feira…

Continuar lendo

Brasil

Chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley será visível no Brasil neste domingo

Publicado

em

Por

Chuva de meteoros
Saiba como observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas no Brasil (Foto: ARMAN ALCORDO JR./Pexels)

Ativo desde 19 de abril e com pico no dia 5 de maio, os céus do Brasil serão agraciados com a Chuva de Meteoros Eta Aquáridas, um evento astronômico imperdível para apaixonados por estrelas e observadores casuais. Visível até o dia 28 de maio no Hemisfério Sul, essa chuva de meteoros promete ser um dos destaques do céu noturno em…

Continuar lendo

Brasil

‘ENEM dos Concursos’ é adiado devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Governo busca “saída jurídica” para garantir que ninguém seja prejudicado pelo adiamento.

Publicado

em

Por

O Governo adiou as provas do CNU em todo o país devido às chuvas no RS. Nova data ainda não foi definida (Foto: Reprodução/g1)

O Governo Federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que aconteceria neste domingo (5) em todo o país. A gestão tomou a decisão em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que alagaram cidades, destruíram moradias e deixaram pelo menos 37 mortos até o momento. Cerca de 2,5…

Continuar lendo

Brasil

Corpo de Bombeiros de São Paulo disponibiliza curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco

Publicado

em

Por

Foto: Fernando Nascimento/Governo do Estado de São Paulo

O Corpo de Bombeiros de São Paulo implementou uma plataforma online e gratuita, oferecendo cursos e orientações de segurança em apoio à Lei Lucas. Esta legislação, estabelecida para proteger crianças em ambientes escolares, tem como objetivo principal garantir que alunos e funcionários estejam preparados para lidar com situações de risco. Mais de 100 mil pessoas, entre alunos e colaboradores, já…

Continuar lendo
Publicidade