Estudante de Jundiaí recebe medalha de Olimpíada de Ciências do ministro Marcos Pontes
Conecte-se conosco

Jundiaí

Estudante de Jundiaí recebe medalha de Olimpíada de Ciências do ministro Marcos Pontes

Mateus cursa o 2º ano do Ensino Médio e é estreante na competição científica

Publicado

em

Atualizado há

À esquerda, Marcos Pontes entrega medalha a Mateus; à direita, Mateus estudando em casa com sua super lousa
Mateus foi 5º lugar na Olimpíada Nacional de Ciências. (Foto: Reprodução/Redes sociais e arquivo pessoal)

Essa não é a primeira vez que Mateus Eduardo Campos da Silva participa de uma cerimônia de premiação por ter se destacado entre os participantes de uma competição científica. A relação do jovem de 17 anos com olimpíadas de conhecimento é especial e de longa data.

Ele participa anualmente de olimpíadas de matemática e astronomia e frequentemente tem uma boa colocação. Ainda assim, a expectativa para a Olimpíada Nacional de Ciências não era das mais altas. “Essa foi a primeira vez que participei desta competição. Foi uma surpresa conquistar o 5º lugar; eu tenho um pouco de dificuldade em biologia, e a prova tinha questões desta disciplina”, fala Mateus, alguns dias depois de ter participado da cerimônia de premiação do dia 28 de novembro.

Além de biologia, a Olimpíada Nacional de Ciências traz assuntos de astronomia, física e química.

O professor de física e astronomia do Colégio Leonardo de Jundiaí, onde Mateus estuda, Virgílio Siqueira, garante que a prova é muito conceituada e importante para os alunos. As questões são elaboradas pelas sociedades brasileiras de astronomia, física e química e pelo Instituto Butantã.

“As últimas fases das olimpíadas de conhecimentos trazem questões muito específicas, superiores às encontradas em vestibular – quase sempre abordam assuntos de faculdade”, explica o professor.

Por isso, para os alunos que desejam participar deste tipo de competição, o treinamento é intenso. Mateus, por exemplo, não abre mão de participar de nenhuma olimpíada científica. No colégio em que estuda, o preparo para as provas é regular, no contraturno das aulas regulares.

“Eu acho que eu tenho facilidade, mas fico feliz em estar em um lugar que me incentiva e me dá autonomia. Se for talento, sempre precisa continuar a ser trabalhado”, garante Mateus.

E o 5º lugar em uma Olimpíada que participou como estreante veio para consolidar essa certeza.

“Foi incrível quando recebi a medalha do astronauta e ministro de Ciência e Tecnologia Marcos Pontes”, comemora ele, ao lado do quadro de medalhas que exibe orgulhosamente.

Mateus com quadro de medalhas

Mateus coleciona todas as medalhas em uma tabela periódica. (Foto: Arquivo pessoal)

Escola pública

A chegada de Mateus ao Colégio Leonardo de Jundiaí o ajudou a lapidar todo o talento que tem – mas o interesse pelas olimpíadas é de antes e foi por causa delas que ele garantiu bolsa 100% na escola particular da cidade.

Cursando o 6º ano na Escola Estadual Fazenda Grande, o jovem foi ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. No ano seguinte, ele repetiu o feito e chamou a atenção de uma associação de ex-alunos que o apresentou à administração do Colégio Leonardo.

No 8º ano, ele ingressou na unidade com bolsa garantida até o ingresso à universidade.

“Eu jamais imaginaria que, por ir bem nas olimpíadas, eu ganharia bolsa em um colégio. Isso mostra como é importante buscar por notoriedade”.

Apoio

Caçula da família, Mateus diz que o apoio dos irmãos e dos pais foi fundamental nesse processo. “Eles me levam e buscam das provas, parabenizam, estimulam”.

A escola também é um braço importante e o professor Virgílio Siqueira não esconde o orgulho de poder ajudá-lo na preparação das provas. “O Mateus veio de escola pública com um desempenho fantástico na OBMEP e continua querendo fazer todas as olimpíadas que aparecem”.

Todo o apoio que o garoto  recebe, hoje retorna a outros jovens que, assim como ele, buscam crescer através dos estudos.

“Eu diria para que eles continuem buscando, que se estiverem em escolas que não oferecem tantas oportunidades, que estudem sozinhos e não desistam. As oportunidades vão aparecer”, aconselha.

Mateus ao lado do banner da Olimpíada Nacional de Ciências

Mateus participou da cerimônia de premiação no dia 28 de novembro. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Jundiaí

Saúde Ambiental de Jundiaí identifica morcego positivo para raiva

O animal foi encontrado no interior de uma residência no bairro Ivoturucaia, e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local.

Publicado

em

Jundiaí identifica morcego positivo para raiva, foto mostra o animal sendo manuseado com pinças em laboratório.
Confira as orientações das autoridades (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou, nesta sexta-feira (24), um morcego positivo para a raiva no bairro Ivoturucaia. O animal, um insetívoro, estava vivo no interior de uma residência e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local. Felizmente, os felinos já estavam vacinados contra a doença e não houve nenhum caso…

Continuar lendo

Jundiaí

Investimentos no Porto de Santos irão gerar empregos e desenvolvimento para Jundiaí

O Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU) passará a ser um REDEX – Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação, facilitando as exportações das empresas da região.

Publicado

em

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Porto de Santos, o maior da América Latina e um dos principais do mundo, terá um aporte de R$ 10,6 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos - e este plano impactará o Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU). O plano prevê doze projetos estratégicos que visam aumentar a capacidade e a eficiência do porto, além de reduzir o impacto ambiental…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí terá final de semana chuvoso e com mínima de 15°C

Domingo será o dia mais frio, com mínima de 15°C e máxima de 19°C. Confira a previsão do tempo

Publicado

em

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Neste final de semana, a cidade de Jundiaí registrará dias mais gelados, após uma mudança brusca de temperatura. De acordo com a previsão do tempo do Climatempo, domingo será o dia mais frio, com mínima de 15°C e máxima de 19°C. Esse clima com mais cara de inverno deve prosseguir até a próxima semana. Confira a previsão do tempo para…

Continuar lendo

Jundiaí

Hospital São Vicente implementa plataforma para recrutamento e seleção

A nova ferramenta traz agilidade, eficiência e qualidade para cada etapa do recrutamento de novos colaboradores. Conheça.

Publicado

em

Pessoa acessa a plataforma de recrutamento do Hospital São Vicente pelo celular, visualizando vagas de emprego disponíveis.
Foto: Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) anunciou a implementação da plataforma ATS, um sistema de rastreamento de candidatos que visa otimizar o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores. A plataforma já está disponível no site da instituição, na seção "Trabalhe Conosco". De acordo com Paulo Prado, responsável pelo Departamento de Gestão de Pessoas, a nova ferramenta transforma…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: veja onde buscar atendimento para sintomas de dengue neste sábado (25)

Pessoas de todas as regiões podem procurar os dois equipamentos de saúde. Confira os locais e quais os principais sintomas da doença.

Publicado

em

Profissional de saúde em UBS de Jundiaí coleta sangue de paciente para diagnóstico da dengue.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí abrirá duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no sábado (25) para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de dengue. A ação visa facilitar o acesso à assistência médica e agilizar o diagnóstico e tratamento da doença, que está em situação de emergência no município. A Nova UBS Jardim do…

Continuar lendo