Depois de sofrer 3 infartos, morador de Jundiaí vai correr 78 km
Connect with us

Jundiaí

Depois de sofrer 3 infartos, morador de Jundiaí vai correr 78 km

Roberto Itimura se prepara para a sua quarta ultramaratona na Disney

Published

on

Atualizado há

Roberto Itimura em pisa de bolão
Aos 58 anos, Roberto Itimura é exemplo para mais novos. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Há menos de uma semana para uma das maiores corridas que Roberto Itimura encara há quatro anos, ele tirou algumas horas para um bate-papo fora das pistas.

Sentado com a coluna ereta para evitar o desgaste dos quatro bicos de papagaio, essa não é, nem de longe, a primeira dor que sentiu na vida.

No ginásio do Bolão, acomodado em um dos degraus da arquibancada, ele faz uma viagem no tempo a uma época em que o tênis e roupas leves para caminhada não faziam parte do vestuário.

Aos 15 anos, sofreu um acidente e perdeu parte da mão direita brincando com bombinhas em uma Festa Junina. O ressentimento o isolou em casa e sofá e televisão se tornaram seus melhores amigos.

Aos 19 anos, pegou uma meningite. Com 42º C de febre, passou uma semana no hospital e, contrariando as expectativas da equipe hospitalar, recebeu alta dias depois.

Aos 22 anos, depois de uma década convivendo com o cigarro, parou de fumar. E em 2003, aos 43 anos de idade, decidiu que era hora de perder parte dos 117 kg que ganhou com o tempo.

No ano seguinte, pesando 70 kg, o diagnóstico: Itimura, como é chamado pelos colegas, tem uma doença degenerativa grave no coração. De 2004 para cá, cinco safenas precisaram ser feitas; duas delas foram condenadas pouco tempo depois e geraram dois infartos, um em 2007 e outro em 2008. O terceiro veio durante uma de suas primeiras provas, em 2009.

Nos primeiros dias de 2020, aos 58 anos, Roberto tem uma artéria em funcionamento e mesmo assim, com mais 90% de sua função comprometida por causa de placas de gordura – o que não é, para ele, motivo de tristeza. “Eu já tive medo da morte. Hoje não tenho mais”, disse certeiro.

As provações que o acompanharam durante a vida, embora dolorosas, foram o levando pouco a pouco, à realidade em que hoje, ele vive dia a dia. Buscando retardar o ritmo do entupimento dos vasos sanguíneos, seu médico cardiologista passou a ele a receita milagrosa: “faça exercício físico”.

Aquele médico, sem saber, plantou uma semente. Nascia o corredor que superou três infartos e ignorou safenas.

Agora, lá vai ele para mais uma ultramaratona. São 78 km divididos em quatro dias. O percurso corta um dos lugares mais mágicos do planeta, a Disney, em Orlando, na Flórida.

“É pura magia. A corrida da Disney é como mais uma atração do parque. Os visitantes nos motivam durante todo o percurso com palavras de apoio”, detalha.

Essa é a quarta vez que Roberto participa da competição e ele garante: “é uma das minhas preferidas”.

Roberto Itimura corre na pista de atletismo do Bolão

Itimura se prepara para Desafio do Dunga, corrida da Disney. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Vamos correr?

Se a corrida é considerada um esporte individual, Roberto Itimura – definitivamente – não corre.

“Eu troto”, brinca dele. “Quando você trota, você consegue ver o ambiente ao seu redor, conversar com as pessoas, fazer amizade”.

Mesmo beirando os 60 anos e com um dossiê de exames e diagnósticos de doenças guardados em casa, ele se sente jovem e não dispensa a oportunidade de fazer novos amigos.

“Eu falei para conversarmos aqui no ginásio porque se fossemos para a pista não conseguiria conversar. Quero parar para cumprimentar todo mundo”, fala com um sorriso.

Administrador do grupo Running Jundiaí, com mais de 3 mil participantes, ele também participa das competições levando pessoas com deficiência em triciclos adaptados.

“Superar meu recorde não é meu objetivo. Sou motivado pela experiência de compartilhar o momento com amigos”, diz ele.

E amizade é o que não falta para Roberto Itimura.

No dia 22 de março, ele une todos os companheiros em uma corrida, com saída da Fatec Jundiaí. A “Run 7K Roberto Itimura” é um momento de confraternização.

“Nos encontramos para trocar abraços, correr juntos e celebrar a saúde”.

Encontro com Vanderlei Cordeiro

Neste sábado (4), Roberto Itimura se junta ao ídolo Vanderlei Cordeiro em um bate-papo no Sesc Jundiaí, das 16h às 18h.

“Eu fiquei honrado com o convite do Sesc. Ainda não conheço o Vanderlei. Vou aproveitar para tietar um pouco, tirar algumas fotos”, confessa.

Se depender dele, a mensagem que pretende deixar aos visitantes é de motivação.

“Viver é bom. Faça amigos e faça o bem, celebre a vida, cuide da saúde e emane energia positiva”, enumera.

Pai de três filhas e avô de duas meninas e um menino, ele compartilha o segredo da superação. “Resolva os problemas que pode resolver, se não der, esqueça e siga em frente”.

Na vida ou em uma corrida, para ele, olhar para trás nunca foi uma opção.

Jundiaí

Dia Mundial da Paralisia Cerebral: mãe atípica relata desafios e sonhos: ‘Somos as pernas que os farão andar’

O jornal Tribuna de Jundiaí entrevistou Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que recebeu um diagnóstico de paralisia cerebral.

Published

on

Ana e Antonella, que tem Paralisia Cerebral
Foto: Arquivo Pessoal

Neste domingo (6), é celebrado o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. A data foi criada para promover e discutir os direitos das pessoas com paralisia cerebral e é celebrada em mais de 75 países.  O Tribuna de Jundiaí conversou com Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que foi diagnosticada com a condição. Com 36 anos, Ana trabalha com vendas de…

Continue Reading

Jundiaí

Paróquia da Vila Arens e UIPA darão benção de São Francisco de Assis nos animais

Evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis.

Published

on

Benção de São Francisco de Assis
Benção de São Francisco de Assis nos animais começa às 9h30, neste sábado, 5 de outubro (Foto: Reprodução/ Instagram @uipa.jdi)

Neste sábado (5), a partir das 9h30, a UIPA - União Internacional Protetora dos Animais e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens, em Jundiaí (SP), realizarão a benção de São Francisco de Assis nos pets. O evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis. A Paróquia fica…

Continue Reading

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading
Advertisement