Brasil: conheça 5 animais que estão criticamente em perigo de extinção
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Brasil: conheça 5 animais que estão criticamente em perigo de extinção

Espécies estão em classificação de maior risco atribuído a animais selvagens

Publicado

em

Fotos de Bugio marrom, ararinha-azul e jararaca-ilhôa
Bugio marrom, ararinha-azul e jararaca-ilhôa estão na lista. (Foto: Reprodução)

O Ministério do Meio Ambiente do Brasil estima que existam 1.1173 espécies da fauna brasileira consideradas ameaçadas de extinção. Deste número total, um estudo conduzido pelo ICMBio definiu subcategorias, que representam o risco real de extinção.

“Criticamente em perigo” é o último grupo de animais ainda não extintos na natureza. Ela engloba animais que enfrentam risco extremamente elevado. Em todo o mundo, há, pelo menos, 2.169 animais e 1.957 plantas com essa avaliação. No Brasil, são 318 animais e 467 plantas.

As razões que promovem a extinção de uma determinada espécie são muitas, entre elas, a perda de habitat devido a expansão agrícola e grandes obras de infraestrutura; sobre-explotação e tráfico, e espécies exóticas invasoras.

Veja cinco animais brasileiros que ocupam a lista de “Criticamente em perigo”:

Bugio marrom

O bugio marrom (Alouatta guariba guariba) é encontrado em regiões de Mata Atlântica no sul da Bahia, extremo nordeste de Minas Gerais e extremo norte do Espírito Santo.

Estima-se que não haja mais que 50 indivíduos maduros em qualquer subpopulação. Segundo a ICMBio, a perda populacional seria justificada pela perda de habitat.

Bugio marrom no topo de uma árvore

Bugio marrom. (Foto: Leonardo Gomes Neves)

Baleia azul

Apesar da ausência de dados da presença da espécie antes do período de intensa caça, espécies da baleia azul (Balaenoptera musculus) são, cada vez mais, raridade no território brasileiro.

Nas últimas três gerações, houve um declínio de pelo menos 90% da espécimes.

Baleia-azul

Baleia-azul. (Foto: Reprodução)

Jararaca-ilhôa

Presente apenas na Ilha da Queimada Grande, entre os municípios de Itanhaém e Peruíbe, a jararaca-ilhôa (Bothrops insularis), apesar de ter uma área extremamente limitada, está na lista devido à captura ilegal de indivíduos adultos para o mercado negro como animal exótico.

Jararaca-ilhôa enrolada em árvore

Jararaca-ilhôa. (Foto: Otávio Marques)

Tartaruga-de-couro

Enquanto a classificação global da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) indica risco de extinção como vulnerável, no Brasil, ainda ainda está na lista de criticamente em perigo. O saldo negativo do total de espécies no litoral brasileiro é justificado pela captura de ovos, matança das fêmeas e captura acidental de adultos em redes de pesca.

Mesmo ainda presente na categoria de quase extinta, a expectativa é que o quadro seja revertido. Com um trabalho eficiente do Projeto Tamar, a população é, aos poucos, recuperada.

Tartaruga-de-couro em mergulho

Tartaruga-de-couro. (Foto: Reprodução/Tamar)

Ararinha-azul

O último indivíduo livre conhecido desapareceu em outubro de 2000. Apesar disso, a espécie ainda é considerada como “criticamente em perigo” e “provavelmente extinta da natureza”.

As principais causas do seu desaparecimento foram o tráfico de animais silvestres e perda e degradação de habitat.

Assim como a tartaruga-de-couro, devido ao intenso trabalho de preservação, a expectativa para o retorno da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) à natureza é positivo. Indivíduos estão sendo repatriados e devem ser soltos até 2021.

Casal de ararinhas-azul.

Ararinha-azul. (Foto: Patrick Pleul)

Meio Ambiente

Mudanças climáticas elevam risco de desastres em 1.942 cidade brasileiras

Estudo revela áreas de risco, histórico de tragédias e ações do governo para mitigar impactos.

Publicado

em

Moradores de áreas de risco enfrentam a vulnerabilidade diante de desastres ambientais cada vez mais frequentes. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

Aumento dos desastres ambientais Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, os desastres ambientais e climáticos têm aumentado em todo o mundo. No Brasil, o governo federal identificou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. O Cenário…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continuar lendo

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo
Publicidade