5 árvores frutíferas para plantar em calçadas
Connect with us

Meio Ambiente

5 árvores frutíferas para plantar em calçadas

Antes de realizar o plantio de qualquer árvore, consulte o o manual de arborização de sua cidade

Published

on

Árvore carregada de frutos em calçada
Árvores frutíferas atraem pássaros em buscas de alimentos (Foto: Reprodução/Pinterest Natureza Bela)

Você já deve ter passado por alguma calçada que tem pé de acerola, amora, ou pitanga? Em alguns bairros da região isso é possível.

Pensando nisso, o Tribuna de Jundiaí separou 5 árvores frutíferas que você, provavelmente ainda não conhece, e que pode plantar em calçadas sem danificar o espaço. Confira:

1 – Fruta do Sabiá (Acnistus arborescens)

Foto de árvore com frutos amarelos

Foto: Reprodução/Internet

A Fruta do Sabiá é uma planta arbustiva que atinge cerca de 2 metros de altura, com galhos finos e madeira leve. Ele está presente no Brasil e Caribe.

Ela chama a atenção por sua abundante florada de cachos brancos que geram frutas alaranjados, atraindo pássaros, como o sabiá, que deu origem ao nome popular da árvore que também é conhecida como marianeira.

2 – Cabeludinha (Myrciaria glazioviana)

Frutas amarelas

Foto: Reprodução/Internet)

Ela é uma árvore frutífera nativa do Brasil que pode alcançar até 4 metros de altura, com copa bem cheia, formando uma ótima sombra. No entanto, além disso, ela oferece frutos atrativos de pássaros e de humanos também.

3 – Calabura (Muntingia calabura)

Foto de árvore em calçada

Foto: Reprodução/Pinterest

A calabura é uma árvore de porte médio e de rápido crescimento, que consegue fazer sombra após 1 ano de seu plantio. Ela é indicada para calçadas por se adaptara qualquer tipo de solo brasileiro.

Com frutos pequenos, ela se torna um atrativo para os pássaros, e também pelos humanos.

4 – Murici (Byrsonima crassifólia)

árvore com frutas amarelos em praça

Foto: Reprodução/Natureza Bela

Murici, que significa “árvore pequena” em tupi-guarani, é uma árvore que está presente em toda América Latina. Ela pode alcançar até 5 metros, com folhagem e frutos pequenos.

5 – Pitangatuba (Eugenia selloi)

Frutos amarelos

Foto: Reprodução/Plantas Exóticas

Ela é um arbusto com tronco curto que se ramifica desde o solo, com galhos lenhosos que crescem de 1 a 3 metros de altura. Ela oferece frutos amarelos semelhantes a pitanga e carambola.

Consulte abaixo o manual de arborização das cidades da região:

Com informações do blog ‘Plantas Exóticas’.

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira a programação completa

Participe de discussões sobre mudanças climáticas, arborização urbana e bem-estar animal na Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí.

Published

on

A Serra do Japi, localizada em Jundiaí - SP, exibe colinas verdes exuberantes sob um céu azul com nuvens brancas.
Semana do Meio Ambiente 2024: Junho terá diversas ações programadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, convida você para a Semana do Meio Ambiente 2024. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e oferece oportunidades para aprender e discutir sobre…

Continue Reading

Meio Ambiente

Mudanças climáticas elevam risco de desastres em 1.942 cidade brasileiras

Estudo revela áreas de risco, histórico de tragédias e ações do governo para mitigar impactos.

Published

on

Moradores de áreas de risco enfrentam a vulnerabilidade diante de desastres ambientais cada vez mais frequentes. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

Aumento dos desastres ambientais Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, os desastres ambientais e climáticos têm aumentado em todo o mundo. No Brasil, o governo federal identificou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. O Cenário…

Continue Reading

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Published

on

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continue Reading

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Published

on

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continue Reading

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Published

on

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continue Reading