Governo francês promete apoiar projeto de líder indígena da Amazônia
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Governo francês promete apoiar projeto de líder indígena da Amazônia

O presidente da França, Emmanuel Macron, apoiará projeto do cacique Raoni, que visa preservar a reserva do Xingu e sua biodiversidade, vítimas de desmatamento

Publicado

em

Atualizado há

Governo Francês
Emmanuel Macron se encontrou com o líder indigena Raoni no Palácio do Eliseu (Foto: Thomas Samson/AFP)

O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu o líder indígena Raoni, nesta quinta-feira (16), e lhe assegurou o apoio da França em sua luta para proteger a biodiversidade e os povos da Amazônia, vítimas de desmatamento.

A conversa durou 45 minutos no Palácio do Eliseu e contou com a presença de outros líderes da Amazônia, como Kailu, Tapy Yawalapiti e Bemoro Metuktire.

O objetivo desta viagem até a Europa é lançar um “SOS” junto à opinião pública e aos lideres políticos para salvar a grande reserva do Xingu, uma área de cerca de 180.000 quilômetros quadrado.

“Busco um milhão de euros para financiar muros verdes feitos de bambu, para delinear a grande reserva do Xingu, que tem sofrido com a intrusão permanente de traficantes de madeira e de animais, garimpeiros e caçadores, que vêm caçar em nossas terras”, disse Raoni em uma entrevista publicada nesta quinta-feira pelo ‘Le Parisien’.

Após o encontro, o presidente francês informou que a França “apoiaria o projeto de Raoni”, como parte de “seu compromisso com a biodiversidade e no âmbito da presidência do G7” este ano.

Durante a reunião, o governo francês também anunciou que a França planeja organizar uma cúpula internacional de povos indígenas do mundo inteiro até junho de 2020.

Número alarmante

O desmatamento, que havia reduzido na Amazônia entre 2004 a 2012, voltou a crescer em janeiro deste ano, com 54% à mais em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela ONG Imazon.

LEIA TAMBÉM:

Um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção, mostra ONU

Brasil foi o país que mais desmatou florestas primárias em 2018, diz relatório

Ainda que o desmatamento tenha, na sequência, caído em fevereiro (-57%) e em março (-77%), 268 quilômetros quadrado de floresta desapareceram no primeiro trimestre.

Nos últimos 12 meses, o desmatamento registrou um avanço de 24%.

Fonte: G1

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade