Perder bichinho de estimação pode doer tanto quanto perder um ente querido
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Perder bichinho de estimação pode doer tanto quanto perder um ente querido

A verdade é que quem tem um pet em casa ou já teve e enfrentou uma perda, sabe que essa pode ser uma das partidas mais angustiantes que você vai presenciar na vida

Publicado

em

Donos de cães estão dando mais beijos nos pets do que nos parceiros, segundo pesquisa
Tudo muda: costumes que desenvolvemos durante anos, desaparecem de forma brusca de um dia para o outro. (Foto: Divulgação)

Perder um animal de estimação pode causar uma dor imensa no dono – e que poucas pessoas conseguem compreender. É comum ouvir comentários como: “Mas era só um animal”. A verdade é que quem tem um pet em casa ou já teve e enfrentou uma perda, sabe que essa pode ser uma das partidas mais angustiantes que você vai presenciar na vida.

Além de todo amor que você nutriu pelo animalzinho, há toda uma nova rotina para enfrentar sem ele ao lado. E isso pode doer bastante, tanto quanto a perda de um familiar ou ente querido. Em alguns casos, pode doer até mais!

O amor que você sente pelo seu animalzinho pode ser comparado ao amor de mãe e filho, segundo estudo publicado na revista Plos One. Os cientistas responsáveis pela pesquisa, que são da Universidade de Medicina Veterinária de Viena (Vetmeduni Vienna), investigaram o vínculo entre cães e seus donos e encontraram semelhanças impressionantes com a relação materna e paterna.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores fizeram uma série de testes com cãezinhos em dois momentos diferentes: com os donos presentes, e depois com eles ausentes.

A partir de algumas dinâmicas oferecendo recompensa alimentar, os bichinhos ficavam muito mais interessados em realizar a tarefa e pegar o biscoito quando os donos estavam ao lado deles. E isso, segundo os especialistas, mostra que o dono transmite mais confiança para o animal – exatamente como acontece com um filho.

Além disso, os pesquisadores afirmaram que cães adultos se comportam como crianças humanas. Mais uma justificativa para que você também se preocupe com seu cãozinho como se ele necessitasse dos cuidados que uma criança demanda – claro, com proporções bem diferentes, mas é possível que com o mesmo nível de apego.

Com tudo isso, fica impossível duvidar que a perda de um pet pode ser imensamente dolorosa para o dono, não é mesmo?

Perda sem comparação

Quando nosso mascote nos abandona, o vazio que sentimos é enorme. Isso acontece porque o bichinho, seja gato ou cachorro, realmente se torna um companheiro no dia a dia. E quando ele não está mais lá, é natural que a ausência doa.

Sabemos também que a relação com os animais é bem mais simples do que com humanos – mesmo aqueles que mais amamos. Afinal, um pet não se queixa de nada, não briga com você, e somente te dá amor e afeto. Eles ocupam um espaço que nenhum humano consegue ocupar.

Falta de compreensão

Quem não vive uma relação tão próxima com um pet dificilmente entende e respeita a dor de quem perdeu seu animalzinho. Por isso muitas vezes essa perda é angustiante, uma vez que você não se sente acolhido e nem mesmo compreendido.

Por isso, nesses momentos, priorize conversar com quem já passou pela mesma situação que você. Isso, com certeza, será reconfortante e ajudará a amenizar a sua dor.

Mudanças em detalhes mínimos

Perder um animalzinho é muito mais do que aprender a lidar com sua ausência. Isso geralmente implica em uma mudança radical na rotina do dono, desde chegar em casa e ser recebido por ele, até ter que adequar sua vida para passeios, horários de comida ou outras demandas que os bichinhos podem exigir.

Tudo muda: costumes que desenvolvemos durante anos, desaparecem de forma brusca de um dia para o outro.

É preciso guardar as boas lembranças

Mesmo que em um primeiro momento pareça impossível apagar a dor da ausência, aos poucos ela vai sendo trocada pelas boas recordações. Ainda que você sinta que não há consolo para o que sente, é importante fazer tudo o possível para conservar na memória tudo de bom que seu pet te deixou.

Os animais chegam em nossas vidas para nos transformar em pessoas melhores, para alegrar nossos dias. Podemos ter um péssimo dia, mas quando chegamos em casa, sabemos que alguém estará feliz em nos ver e mudará nosso humor de forma instantânea. Por isso dói tanto perder estes seres especiais, porque ninguém pode substituis o que nos fazia sentir.

Por Paulo Nobuo para VIX.

 

Mundo Pet

Câmera captura cachorro procurando ajuda na rua após incêndio em casa

Loy não encontrou sua família em lugar algum após o incêndio, e não tinha ideia de para onde ir sem eles.

Publicado

em

Por

Foto: Suzette Hall/The Dodo

Há alguns dias, Suzette Hall, resgatadora de cães e fundadora do abrigo Logan's Legacy 29, recebeu uma ligação preocupante de sua amiga Nanette. Um prédio próximo ao trabalho de Nanette havia se incendiado recentemente, e parecia haver um cachorro sobrevivente deixado para trás. Nanette reconheceu instantaneamente o cão pastor alemão, mais tarde chamado Loy, quando ele passou correndo pelo seu…

Continuar lendo

Mundo Pet

Socorristas resgatam irmãos cachorros abandonados em situação precária na varanda de casa

“Não consigo imaginar o alívio que sentiram por estarem aquecidos, confortáveis e alimentados”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Rescue Me Animal Advocacy/The Dodo

Quando os vizinhos de Price Hill, Ohio, notaram dois cachorros na varanda, ficaram imediatamente preocupados. Um dos cães não tinha uma patinha, e ambos estavam incrivelmente magros e tristes. Eles começaram a postar fotos no Facebook, implorando para que alguém viesse ajudar. Enquanto isso, os cachorros - mais tardes chamados de Sampson e Boss - ficaram sentados e esperaram. Felizmente,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato trabalhador vai à estação de trem todos os dias para ajudar no horário de pico

“Eu controlo o acesso aos teleféricos. Às vezes, dou suporte ao operador e até verifico as catracas para garantir que tudo esteja em ordem…”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/MetrodeMedellin

Conheça Mishi: um gato obcecado por trens que sai de casa diariamente para ir ao trabalho na estação de metrô ao lado de casa. Há dois anos, a família de Mishi o recebeu em sua casa, a poucos metros da estação de metrô Villa Sierra, em Medellín, Colômbia. Mishi adorou sua nova família e se adaptou rapidamente à casa, mas…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes de cachorro lutam pela sobrevivência após abandono em lixão

Alguém abandonou os filhotes em um lixão.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Pretty in Pink Animal Rescue

No início de abril, sete irmãos filhotes de cachorro se viu agachado dentro de uma caixa de papelão, tentando se aquecer. Alguém abandonou os filhotes em um lixão coberto de neve em uma região remota do Canadá. As chances de alguma pessoa de bom coração encontrá-los eram mínimas. Mesmo assim, eles se amontoaram, mantendo os olhos no horizonte, talvez na…

Continuar lendo

Mundo Pet

ONG de resgate cria força-tarefa para salvar vida de cachorro que vivia em caixa

Depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, a ONG sabia que tinham que ajudá-lo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Saving Hope Rescue

A equipe da ONG de resgate animal Saving Hope (SHR) vasculha sua cidade diariamente em busca de animais de estimação feridos e desabrigados. Eles nem sempre se aventuram a sair de Fort Worth para missões de resgate, mas depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, eles sabiam que tinham que…

Continuar lendo
Publicidade