Jundiaí atinge as três maiores temperaturas da série histórica em uma semana
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí atinge as três maiores temperaturas da série histórica em uma semana

Em três dias consecutivos, Jundiaí registrou as maiores temperaturas da série histórica medidas pelo CIIAGRO, desde 1993: 40ºC, 39,8ºC e 38,9ºC

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí terá semana de calor intenso com máximas de 33ºC
Só a partir do dia 11 de outubro é que se espera mudanças na temperatura em Jundiaí. (Foto: Divulgação)

Após bater recorde histórico de calor nesta quarta-feira (30), quando os termômetros atingiram a marca de 40ºC, os dias seguintes mantiveram a alta temperatura e continuaram altos para a série histórica medido pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicos (CIIAGRO), desde 1993.

Na quinta-feira (1°), a cidade registrou 39,8ºC, a segunda maior da série histórica, e nesta sexta-feira (2), às 14h40, atingimos a terceira maior, com 38,9ºC.

Todo este calor preocupa pela anomalia acima da média, que é de 34ºC a 37ºC para esta época do ano, mas principalmente pelo fato de que a alta temperatura, por vários consecutivos, torna a situação ainda mais atípica.

“Esta é uma situação especial e perigosa para a população que precisa ser alertada.  O calor extremo agrava os problemas causados pela falta de chuva prolongada”, informa o Climatempo.

Em levantamento realizado pelo Tribuna de Jundiaí no Portal Agrometeorológico do CIIAGRO, a temperatura máxima registrada na cidade até então era de 38,21ºC, no dia 18 de outubro de 2014, ano que também houve uma série atípica de calor para a primavera. Confira as cinco maiores altas em Jundiaí abaixo.

1º – 30/09/2020: 40ºC

2º – 1º/10/2020: 39,8º

3º – 2/10/2020: 38,9ºC

– 18/10/2014: 38,21ºC

5º – 14/10/2014: 37,42ºC

Em 2014, foi a primeira vez que Jundiaí passou dos 37ºC, antes do dia 14 de outubro daquele ano, a maior temperatura até então foi registrada em 14 de outubro de 2002.

Motivos para tanto calor

Segundo o meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, Bruno Bainy, historicamente outubro costuma ser o mês mais quente no ano, na região de Campinas, onde Jundiaí está incluída.

De acordo com o meteorologista, há um bloqueio atmosférico, associado a uma massa de ar quente, que predomina no Centro-Oeste e Sudeste do país e impede a formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas.

“Na medida em que esse sistema de bloqueio e essa massa de ar quente perseveram por uma região a tendência é que a alta temperatura se intensifique”, informa.

Quando o calor vai normalizar?

Neste final de semana, dias 3 e 4 de outubro, a passagem de uma frente fria pelo Sul e pelo litoral da Região Sudeste irá causar queda da temperatura no Sul do Brasil, no sul e leste de São Paulo, no extremo sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro.  Mas o ar quente continua a predominar sobre ampla área do Brasil até por volta do dia 10 de outubro.

Segundo o Climatempo, só a partir do dia 11 de outubro que se espera mudanças na circulação dos ventos sobre a América do Sul quebrando bloqueio que tem impedido a chegada de frentes frias ao interior do Brasil.

O mês de outubro segue quente, mas a partir do dia 11 ou 12 de outubro teremos o calor normal para esta época e não temperaturas extremas e em amplas áreas do país, como vem sendo observado desde o fim de setembro.

Além disso, há expectativa de pancadas de chuva durante a segunda quinzena de outubro de 2020 que vão ajudam a evitar o aquecimento extremo do ar.

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo

Jundiaí

HSV vai receber novos eletrocardiógrafos para agilizar informações e atendimento ao paciente

Saiba mais sobre o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e o impacto das parcerias no atendimento do HSV

Publicado

em

Por

doação de eletrocardiógrafos para Hospital São Vicente em Jundiaí
Equipe do HSV junto aos representantes da BMC Engenharia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a função de evidenciar o funcionamento do coração, sete eletrocardiógrafos, com sistema moderno de transmissão de dados via wi-fi diretamente ao prontuário do paciente, serão doados pela empresa BMC Engenharia ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Os equipamentos, de última geração, agregam às ferramentas de inteligência artificial já utilizada pelo hospital para a identificação precoce de riscos de…

Continuar lendo

Jundiaí

Multinacional Henkel anuncia construção do maior centro de inovação em Jundiaí

O projeto, que começa em 2024, fortalecerá a economia de Jundiaí e promoverá o desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Por

Reunião entre prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado com o presidente da Henkel no Brasil, anunciando instalação do centro de inovação
O projeto inclui modernas instalações e um bosque nativo, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A multinacional alemã Henkel escolheu Jundiaí para sediar seu maior Centro de Inovação do mundo, um projeto grandioso que impulsionará o desenvolvimento da região e fortalecerá a parceria entre a empresa e o município. O novo centro, com previsão de início das obras no segundo trimestre de 2024 e conclusão até o final de 2025, será um ecossistema colaborativo dedicado…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí inicia campanha 80 Mil em Prêmios

Descubra como suas compras podem render grandes recompensas com a ACE Jundiaí este ano

Publicado

em

Por

Foto da fachada da ACE Jundiaí
(Foto: Divulgação/ACE Jundiaí)

Para celebrar o Dia das Mães, e outras datas importantes para o varejo ao longo de 2024, a Associação Comercial Empresarial (ACE) iniciará neste mês de maio a “Campanha 80 Mil em Prêmios”, que distribuirá cupons para as pessoas que consumirem em lojas associadas participantes. Assim como foi em 2023, o valor dos vales-compras é de R$ 500, R$ 1…

Continuar lendo
Publicidade