Israel tem queda de 60% na internação de idosos três semanas após início da vacinação
Conecte-se conosco

Coronavírus

Israel tem queda de 60% na internação de idosos três semanas após início da vacinação

No país, está sendo aplicada a vacina da Pfizer com a BioNTech.

Publicado

em

Vacinação contra Covid-19 em Israel.
Vacinação contra Covid-19 em Israel. - Foto: Divulgação/ Governo de Israel

Três semanas após o início da vacinação contra a Covid-19, Israel já pôde ver resultados com 60% de queda na internação de idosos. Um relatório do Maccabi Healthcare Services divulgou as informações neste domingo (24).

No entanto, apesar redução de internações, ainda não esclareceram se os benefícios são os mesmos para os pacientes que desenvolvem casos leves e casos graves. Os índices de hospitalização no país começaram a cair drasticamente no dia 18 de janeiro, após as aplicações das primeiras doses da vacina. Israel está utilizando, a princípio, a vacina da Pfizer/BioNTech.

Assim, no dia 23 de janeiro, dois dias depois de começarem a aplicar a segunda dose, o país registrou a queda de 60% nas internações de pessoas com mais de 60 anos. O estudo monitorou 50.777 pacientes.

“Estes dados são muito importantes”, disse Galia Rahav, diretora de doenças infecciosas no maior hospital de Israel, o Sheba Medical Center. “Tem um impacto porque em meio a altas taxas de infecção e a disseminação de variantes do vírus, é difícil ver em números gerais como a vacinação está influenciando as coisas”.

Ainda assim, Rahav alerta que parte da queda de hospitalizações pode ser por causa da tendência de isolamento das pessoas que já se vacinaram.

Expansão da imunização

No domingo (24), Israel expandiu a campanha de vacinação contra a Covid-19, imunizando jovens de 16 a 18 anos. De acordo com o governo israelense, o objetivo é permitir que os jovens possam voltar à escola e tentar entrar em universidades, sem mais prejuízos. No dia 17 de dezembro, o país determinou o fechamento das escolas, que ainda não reabriram.

Com a taxa de distribuição de vacinas mais rápida do mundo, Israel espera reabrir a economia em fevereiro. Inicialmente, o país limitou as vacinas para idosos e outras pessoas de grupos de alto risco. No entanto, agora estão disponíveis para qualquer pessoa com mais de 40 anos, ou os jovens entre 16 e 18 anos, com a permissão dos pais.

Pfizer no Brasil

Enquanto Israel amplia sua campanha de vacinação com a Pfizer, o Ministério da Saúde do Brasil criticava a proposta de venda de doses do imunizante feita pela farmacêutica. De acordo com o governo brasileiro, em nota, a aquisição de número restrito de doses funcionaria mais como uma “conquista de marketing” para a Pfizer, mas uma “frustação” para os brasileiros.

A proposta da farmacêutica para o Brasil envolvia 2 milhões de doses no primeiro trimestre. O imunizante tem 95% de eficácia contra o vírus. Além disso, a pasta classificou as cláusulas do contrato proposto pela Pfizer como “leoninas” e “absurdas”. Afirmou ainda que não aceitará “imposições de mercado”.

Entre os itens destacados pelo governo está a “assinatura de um termo de responsabilidade por eventuais efeitos colaterais da vacina, isentando a Pfizer de qualquer responsabilidade civil por efeitos colaterais graves decorrentes do uso da vacina, indefinidamente”. Assim, o presidente Bolsonaro tem usado essa parte do acordo para questionar a eficácia da vacina.

Ainda assim, o ministério da Saúde informou que em nenhum momento “fechou as portas para a Pfizer”. A pasta ainda acrescentou que esperava um mudança de postura da farmacêutica, para uma entrega “viável e satisfatória”.

Com informações do Estadão Internacional.

 

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade