VOA-SP notifica Mata Ciliar para reaver área usada pela ONG
Conecte-se conosco

Jundiaí

VOA-SP notifica Mata Ciliar para reaver área usada pela ONG

Notificação extrajudicial foi encaminhada à ONG pela empresa, que alega uso irregular da área próximo ao aeroporto

Publicado

em

Atualizado há

aeroporto
Expansão do aeroporto de Jundiaí faz parte da concessão obtida pela empresa VOA-SP: notificação extrajudicial (Foto: Divulgação)

A VOA-SP, concessionária do aeroporto de Jundiaí, anunciou nesta segunda (17) ter solicitado a devolução da área onde hoje funciona a Associação Mata Ciliar. A notificação extrajudicial, segundo a empresa, informa que a ONG ocupa “irregularmente” uma área de 2,98 hectares desde 2020, dentro do terreno que pertence à concessão.

Na nota oficial, a VOA-SP diz ainda que sugeriu à Mata Ciliar uma permuta de área, além do custeio de “todas as obras necessárias de mudança e construção de novos viveiros”.

“Desde 2019, ambas as partes iniciaram diálogo para a devolução da área e remanejamento total da ONG para outro local do município. Mesmo assim, a ONG acelerou obras na área da concessionária, construindo viveiros de animais silvestres a 10 metros da avenida Emilio Antonon e a 300 metros da pista de pouso, colocando em risco a segurança aeroportuária, em desacordo com a legislação. A empresa tem constatado diariamente a presença de urubus por conta dos animais silvestres ali presentes”, destaca, em outro trecho da nota.

Ainda conforme a VOA-SP, o aeroporto existe há 80 anos naquele espaço e já se configura como um “indutor de desenvolvimento regional”. Lembra, também, que a partir do próximo dia 20 (quinta) o aeroporto começa a operar por instrumentos e irá incrementar as rotas comerciais. “A manutenção dos animais ao lado da pista de pouso e decolagem cria riscos, tanto no que tange a gerenciamento de voos quanto ao ruído aeronáutico e seu impacto na fauna em reabilitação”, ressalta, no comunicado.

A concessionária reforça ainda que tem licença de funcionamento expedida pela Cetesb e apoia ações sustentáveis, “com programas de carbono free para combustíveis, a VOA-SP se coloca à disposição para o diálogo, apoiando ações de suporte à fauna ali existentes assim como todo o meio ambiente”.

Animais em reabilitação na Mata Ciliar estariam sofrendo com o barulho das máquinas (Foto: Divulgação/PMJ)

Protestos

Nos últimos dias, a Mata Ciliar tem apontado as obras que estão sendo realizadas pela VOA-SP naquela região. Vídeos e fotos foram publicadas no Facebook, cobrando apoio de autoridades e da população para o problema gerado aos animais silvestres tratados pela ONG.

Especialistas disseram que o barulho das máquinas estaria afetando os animais, causando estresse em lobos-guarás, jaguatiricas e onças-pardas. O corte do mato também expõe os recintos usados para reabilitação dos bichos.

“Pedimos à sociedade que continue intercedendo junto ao Governo do Estado de São Paulo a intervir pelos animais nesta situação”, escreveu a ONG.

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo

Jundiaí

HSV vai receber novos eletrocardiógrafos para agilizar informações e atendimento ao paciente

Saiba mais sobre o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e o impacto das parcerias no atendimento do HSV

Publicado

em

Por

doação de eletrocardiógrafos para Hospital São Vicente em Jundiaí
Equipe do HSV junto aos representantes da BMC Engenharia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a função de evidenciar o funcionamento do coração, sete eletrocardiógrafos, com sistema moderno de transmissão de dados via wi-fi diretamente ao prontuário do paciente, serão doados pela empresa BMC Engenharia ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Os equipamentos, de última geração, agregam às ferramentas de inteligência artificial já utilizada pelo hospital para a identificação precoce de riscos de…

Continuar lendo

Jundiaí

Multinacional Henkel anuncia construção do maior centro de inovação em Jundiaí

O projeto, que começa em 2024, fortalecerá a economia de Jundiaí e promoverá o desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Por

Reunião entre prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado com o presidente da Henkel no Brasil, anunciando instalação do centro de inovação
O projeto inclui modernas instalações e um bosque nativo, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A multinacional alemã Henkel escolheu Jundiaí para sediar seu maior Centro de Inovação do mundo, um projeto grandioso que impulsionará o desenvolvimento da região e fortalecerá a parceria entre a empresa e o município. O novo centro, com previsão de início das obras no segundo trimestre de 2024 e conclusão até o final de 2025, será um ecossistema colaborativo dedicado…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí inicia campanha 80 Mil em Prêmios

Descubra como suas compras podem render grandes recompensas com a ACE Jundiaí este ano

Publicado

em

Por

Foto da fachada da ACE Jundiaí
(Foto: Divulgação/ACE Jundiaí)

Para celebrar o Dia das Mães, e outras datas importantes para o varejo ao longo de 2024, a Associação Comercial Empresarial (ACE) iniciará neste mês de maio a “Campanha 80 Mil em Prêmios”, que distribuirá cupons para as pessoas que consumirem em lojas associadas participantes. Assim como foi em 2023, o valor dos vales-compras é de R$ 500, R$ 1…

Continuar lendo
Publicidade