Após turbulência, Câmara de Jundiaí se volta à paz e às "pautas do bem"
Conecte-se conosco

Política

Após turbulência, Câmara de Jundiaí se volta à paz e às “pautas do bem”

Projetos de valorização da mulher, para diabéticos, de preservação ambiental e pela paz são aprovados

Publicado

em

Atualizado há

Quézia de Lucca
Quézia de Lucca (PL), estreante no Legislativo, cria selo para que empresas valorizem a mulher (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Vinte e um dias depois do “tiroteio verbal” causado por divergências entre vereadores de Jundiaí na discussão de projetos de lei, a paz voltou a reinar na Câmara Municipal. Coincidência ou não, para referendar essa situação até o “Dia da Convivência em Paz” foi instituído no município, na sessão desta terça (25).

Desde o entrevero, inclusive, as pautas têm reunido projetos de interesse público e sem polêmicas. Segundo o Tribuna de Jundiaí apurou, os projetos considerados mais espinhosos em relação à opinião pública também não serão colocados em discussão sem o debate prévio dos parlamentares.

Entre as iniciativas discutidas no plenário, nesta terça (25), o Legislativo aprovou a criação do selo “Empresa Amiga da Mulher”, de reconhecimento à valorização dos direitos da mulher.

“O objetivo é incentivar as empresas na contratação e valorização da mulher no mercado de trabalho, buscando a igualdade de gênero no quadro de funcionários, além do acréscimo e aprimoramento de práticas empresariais que culminem em políticas sociais de valorização e/ou proteção das mulheres e seus direitos”, comentou Quézia de Lucca (PL), autora do projeto de decreto legislativo.

A empresa que seguir os requisitos definidos no projeto deve fazer o pedido diretamente à Câmara Municipal para obtenção do selo.

Sustentabilidade

Outra iniciativa foi a votação em segundo turno do projeto que exige práticas sustentáveis de construção em obras de contrapartida, definidas pela Prefeitura de Jundiaí. Criado pelo presidente da Câmara, Faouaz Taha (PSDB) e pelo vice-prefeito Gustavo Martinelli (DEM), à época vereador, a matéria preza pelo respeito à qualidade de vida das pessoas e ao meio ambiente.

“Nos projetos de obra já devem constar itens voltados à sustentabilidade”, explicou Faouaz, durante a sessão. “O objetivo da iniciativa visa o desenvolvimento econômico sustentável do município, além do respeito ao meio ambiente”, completou Gustavo Martinelli.

Paz

Também de autoria de Faouaz Taha, foi aprovado o projeto que define o “Dia Municipal da Convivência em Paz”. A proposta determina que todo dia 16 de maio em Jundiaí será lembrado para reforçar a necessidade de harmonia as relações, em alusão aos países devastados por conflitos e guerras. A data é determinada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) desde 2017.

“Recebi essa sugestão da amiga Alexandra Simões e trata-se de uma ação simples, mas que tem bastante significado. A data também remete ao trabalho da ONU para o respeito entre diferentes povos e culturas”, comentou Faouaz.

Diabéticos

Do delegado Paulo Sérgio Martins (PSDB) também veio a proposta de que as pessoas diabéticas não sejam impedidas ou tenham dificultado o acesso a qualquer estabelecimento quando estiverem portando equipamento, material ou insumo destinado ao monitoramento ou tratamento da doença.

“A proibição da entrada do diabético com os produtos e insumos que lhe são necessários em local público ou privado oferece grande risco de morte, frente à premente necessidade que possui de se manter atualizado da condição física e bem alimentado, para assim controlar os níveis de glicose corretamente. Não podemos aceitar nos dias que seguem a vexatória situação de ser barrado, impedido ou censurado por ter a obrigação de manter tratamento devido a deficiência congênita”, destacou o vereador.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade