Câmara de Jundiaí decreta igrejas e templos religiosos como serviço essencial
Conecte-se conosco

Política

Câmara de Jundiaí decreta igrejas e templos religiosos como serviço essencial

Com a iniciativa, espaços religiosos podem voltar a receber pessoas. Falta ainda a sanção ou veto do prefeito

Publicado

em

Atualizado há

albino
Vereador Albino defendeu também a abertura dos comércios e de outros serviços não essenciais (Foto: Divulgação/CMJ)

A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou nesta terça (13), por 17 votos contra um, em regime de urgência, o projeto de lei que determina como serviço essencial igrejas e templos religiosos no município. Com a decisão, mesmo nas fases mais restritivas do Plano SP estes espaços podem receber pessoas – respeitada a capacidade máxima exigida e as regras sanitárias vigentes, como distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

O projeto é de autoria do vereador Antônio Carlos Albino (PL) e foi considerado inconstitucional pelo jurídico da Câmara. A iniciativa aguarda agora a sanção ou o veto do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

O pedido não estava na pauta e gerou debate acalorado entre aqueles favoráveis, como Roberto Conde (PRB), Rogério Ricardo (DEM), Val Freitas e Madson Henrique (ambos do PSC), e quem é contrário porque entende que não é prerrogativa dos municípios decidir sobre isso.

Recentemente, por nove votos contra dois, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que estados e municípios podem impor restrições a celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas, em templos e igrejas durante a pandemia.

Até por isso, Faouaz Taha e Paulo Sérgio Martins (ambos do PSDB) lembraram que juridicamente essa medida local não é possível. “O prefeito só pode alterar o que é mais restritivo em relação ao Plano SP. Vocês estão criando uma rota de colisão com a sociedade. O que é mais essencial, o comércio ou a fé que pode ser exercida em casa? Se votar favorável, virão os comerciantes aqui, com toda razão, porque também considero essencial. Isso é iludir o eleitorado”, disse Paulo Sérgio – único a votar contra o projeto.

Albino defendeu o projeto e criticou o governador João Doria (PSDB). “É uma arbitrariedade do Governo do Estado, porque liberou jogos de futebol. Somos cobrados diariamente sobre isso e ele só se preocupa em arrecadar ICMS. Qual é o problema do barbeiro atender uma pessoa por vez? A academia já foi provada que faz bem à saúde, mas continuam fechadas. O prefeito pode decidir também, ir para a Justiça… o que não podemos é nos omitir dessa discussão. Se for para liberar partida de futebol, tem que liberar o pequeno comerciante para trabalhar”.

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo

Política

Prefeitura de Jundiaí mantém proposta de reajuste e reforça que não haverá perdas aos servidores

Proposta inclui aumento no auxílio-alimentação e ajuste retroativo a partir de janeiro.

Publicado

em

Por

Reunião com sindicato dos servidores públicos na prefeitura de Jundiaí
Encontro reuniu integrantes da administração, servidores e o Sindicato dos Funcionários Públicos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em compromisso com a valorização dos servidores municipais, a Prefeitura de Jundiaí mantém a proposta de reajuste salarial para 2024, que garante um aumento de 7,39% aos funcionários. A proposta, que já foi discutida com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Jundiaí (SISPMUJ), será encaminhada à Câmara Municipal para votação. Reajuste acima da inflação e medidas adicionais de valorização…

Continuar lendo

Política

Governo de São Paulo se compromete a usar mais câmeras corporais na polícia

Cronograma prevê a implementação do sistema até setembro, após compromisso feito com o STF

Publicado

em

Por

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo de São Paulo comprometeu-se junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a adotar câmeras corporais em operações policiais no estado e delineou um cronograma que prevê a implementação do sistema até setembro. Para tanto, o estado planeja realizar novas licitações, incluindo uma para a aquisição de mais de três mil equipamentos. Este compromisso foi assumido durante uma conversa com…

Continuar lendo
Publicidade