Você sabia que Jundiaí tem uma cidade-irmã japonesa?
Conecte-se conosco

Jundiaí

Você sabia que Jundiaí tem uma cidade-irmã japonesa?

Ideia foi do então prefeito Walmor Barbosa Martins, que queria estreitar a relação com o Japão

Publicado

em

Atualizado há

Ponte Kintai Japão
Kintai é a ponte que se transformou no cartão postal da cidade japonesa (Foto: Shelby Chase/AFN Iwakuni)

Que Jundiaí é uma das grandes colônias italianas do Brasil, isso todo mundo já tem na ponta da língua. E se a gente te disser que os jundiaienses também têm uma cidade-irmã do outro lado do mundo, a quase 19 mil quilômetros daqui? Isso mesmo! É Iwakuni, que desde 1989 guarda laços com o município.

No dia em que se comemora 113 anos da imigração japonesa no Brasil, o Tribuna de Jundiaí relembra essa história que marcou época na região.

A ideia foi do então prefeito Walmor Barbosa Martins, que queria estreitar a relação com o Japão, no sentido de trocar experiências industriais, culturais e econômicas. Uma lei municipal foi criada para transformar Iwakuni a cidade-irmã de Jundiaí.

É um município costeiro ao sul da ilha de Honshu – a principal do país. Fica a 35 km de Hiroshima e tem como um dos cartões postais a ponte Kintai. A distância aproximada entre Jundiaí e Iwakuni é de 18.815 km.

Após a criação e aprovação da lei, em novembro de 1989, foram entregues pelo município aos representantes de Iwakuni uma bandeira de Jundiaí e um diploma. Uma rua do Jardim Santa Teresa também recebeu o nome da cidade-irmã, que conta hoje com algumas empresas e indústrias vindas do Japão.

Famoso pelo sucesso mundial do jogo Resident Evi, Shinji nasceu em Iwakuni (Foto: Resident Evil BR)

Para quem gosta de vídeo-games, uma curiosidade: Iwakuni é onde nasceu Shinji Mikami, um designer de jogos eletrônicos muito conceituado, responsável pela criação de sucessos como Resident Evil, Dino Crisis e God Hand.

Destaques

Jardim Japonês no Parque da Cidade (Foto: Divulgação/PMJ)

Jundiaí também tem como destaque à colônia japonesa – a segunda maior do município – o Jardim Japonês, no Parque da Cidade. O espaço tem paisagismo fiel aos padrões de jardins daquele país. São três portais de acesso, um Torii (portão tradicional que representa a entrada ou a proximidade a um santuário), cachoeiras, lagos, cursos d’água, pontes, quiosque e bebedouros.

Outro destaque é a Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira, que fica no Jardim Planalto (região do Retiro) e completa 76 anos em 2021. Além de preservar a memória e os costumes japoneses, a entidade também realiza eventos e ações sociais.

Imigração

O Dia da Imigração Japonesa é comemorado em 18 de junho porque foi quando o primeiro navio aportou ao Brasil com imigrantes japoneses, no porto de Santos, em 1908.

O navio Kasato Maru trouxe 165 famílias que vieram para trabalhar nos cafezais, outros na exploração de borracha na Amazônia ou nas plantações de pimenta no Pará. Por conta da ferrovia Santos-Jundiaí e das plantações de café, algumas dessas famílias escolheram a cidade para trabalhar e morar.

Jundiaí

Jundiaí terá semana com dias de sol e máxima de 30°C; confira a previsão do tempo

Publicado

em

Dia de sol

A nova semana em Jundiaí começa com expectativas de clima quente. De acordo com o Climatempo, a cidade terá sol todos os dias e possíveis chuvas no fim da semana. As temperaturas devem oscilar entre máximas de 29°C e mínimas um pouco mais frescas, de 17°C. Confira a previsão do tempo para os próximos dias: Segunda-feira (20) - Dia de…

Continuar lendo

Jundiaí

Maio Laranja: campanha de combate ao abuso e exploração infantil é realizada em Jundiaí

A ação “Faça Bonito” foi realizada na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene

Publicado

em

Alunos foram orientados em todas as salas de aula da escola. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última sexta-feira (17), a Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí (UGADS) promoveu a campanha do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) “Faça Bonito” na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene. A iniciativa faz parte do Maio Laranja e tem como objetivo conscientizar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual…

Continuar lendo

Jundiaí

Roque, assistente de palco de Silvio Santos, é internado em hospital de Jundiaí

Ícone do SBT passa por raio-x e aguarda ressonância para confirmar diagnóstico e tratamento.

Publicado

em

O assistente de palco foi levado ao Hospital Santa Elisa, onde passou por exames e aguardará ressonância magnética para confirmar o diagnóstico. (Foto: Reprodução/Instagram)

Roque, o icônico assistente de palco de Silvio Santos no SBT, de 87 anos, foi internado no último sábado, 19 de maio. O incidente ocorreu após Roque passar mal durante um almoço em família, sendo prontamente levado ao Hospital Santa Elisa, em Jundiaí. Exames de raio-X realizados no hospital revelaram um "pequeno sangramento no crânio frontal". Para aprofundar o diagnóstico…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí prioriza segurança e sustentabilidade com modernização da iluminação pública

A iniciativa contempla várias áreas, incluindo a Vila Hortolândia e a Colônia, com investimentos significativos em infraestrutura e segurança.

Publicado

em

Alameda Cesp iluminada após a instalação de 71 lâmpadas, em um investimento de R$ 547 mil (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Modernidade, sustentabilidade e segurança para Jundiaí A Prefeitura de Jundiaí segue avançando na modernização da iluminação pública da cidade, com a instalação de lâmpadas de LED em diversos bairros. A iniciativa, que visa garantir mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população, já beneficiou mais de 4,4 mil pontos desde 2020. Alameda Cesp recebe investimento em iluminação Um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo
Publicidade