Fato ou boato: celulares gravam suas conversas para exibir anúncios de produtos?
Conecte-se conosco

Fato ou Boato

Fato ou boato: celulares gravam suas conversas para exibir anúncios de produtos?

Cerca de 43% dos americanos que possuem um Smartphone acreditam que os dispositivos estão sendo vigiados, segundo pesquisa

Publicado

em

Foto de um iPhone branco.
Aplicativos estudam comportamentos dos internautas (Foto: Pixabay)

Todo mundo já deve ter passado por uma situação similar: estava falando de um produto ou serviço e ele apareceu no anúncio do meu celular. Será que os microfones dos smartphones são usados para ouvir tudo o que você diz com o objetivo de servir anúncios?

Essa crença é bastante comum, e uma pesquisa da Consumer Reports, organização dedicada à defesa do consumidor mostra que cerca de 43% dos americanos que possuem um smartphone acreditam que os dispositivos estão sendo usados para gravação não-autorizada de conversas. No entanto, que nenhum estudo (e já houve vários) conseguiu provar esta crença.

Em um desses testes, realizado entre 2017 e 2018, pesquisadores da Northeastern University, liderado pelo professor de ciência da computação David Choffnes, analisaram 17 mil dos aplicativos para Android, mas não conseguiram encontrar nenhum caso em que o microfone tenha sido ativado e transmitido dados de voz.

Outro experimento, desta vez focado apenas nos maiores aplicativos, como Instagram, Facebook, Google, Chrome e Amazon, realizado pela empresa de segurança Wandera, teve o mesmo resultado.

Tudo indica, portanto, que trata-se de uma teoria da conspiração. Choffnes indica que a coleta massiva de dados de voz e o processamento desta informação dependeria de um salto no poder computacional dessas plataformas, tornando a operação menos viável.

O pesquisador também aponta que esse tipo de monitoramento pode ser mais interessante para casos específicos, geralmente em ações de ciberespionagem direcionadas para personalidades de alto escalão, e não para nós, usuários comuns.

Mas como esses anúncios aparecem? O fato é que existem outros métodos de monitoramento aos quais estamos sujeitos na internet, que são capazes de coletar nossas preferências.

Como, por exemplo, Google e Facebook monitoram basicamente tudo o que você acessa na internet graças a ferramentas incorporadas ao site e aplicativos que você utiliza. Além disso, sua localização pode ser facilmente deduzida pelo GPS do seu dispositivo.

LEIA TAMBÉM:

Você enxerga este tênis cinza com verde ou rosa com branco? Especialista explica

eSIM promete mudar sua vida no celular

Choffnes ainda ressaltou em seu estudo que 9 mil aplicativos estavam capturando a tela dos celulares e transmitindo a informação para outras empresas, o que pode revelar informações privativas, como endereço, número de cartão de crédito e outros dados sigilosos.

Então, se você viu um anúncio de um tênis sobre o qual você estava conversando com um amigo, que você em algum momento tenha procurado na rede, provavelmente ele aparecerá em forma de anúncio pra você.

Fonte: Olhar Digital

Fato ou Boato

É falso que governo gaúcho está fiscalizando documentação de jet skis e barcos que atuam em resgates

Reportagem da Agência Lupa, por Maiquel Rosauro

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Lupa

Post traz um vídeo no qual o influenciador Nego Di alega que o governo do Rio Grande do Sul está impedindo as pessoas que possuem barcos ou jet skis de atuarem nos resgates em Canoas, cidade onde diversos bairros sofrem com enchentes. Nas imagens, Nego Di comenta que estão sendo cobradas autorização e habilitação das pessoas que possuem os equipamentos. É…

Continuar lendo

Fato ou Boato

O que se sabe sobre os relatos de corpo de bebê boiando no RS

Reportagem da Agência Lupa, por Carol Macário.

Publicado

em

Por

Foto: Lauro Alves / Secom RS

As enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde 27 de abril afetaram 385 dos 497 municípios. As inundações já provocaram a morte de 85 pessoas, de acordo com o último boletim de atualização da Defesa Civil do RS, divulgado às 18h57 de segunda-feira (6). Outras 134 estão desaparecidas e 339 estão feridas. Quatro óbitos estão em investigação. Em meio à…

Continuar lendo

Fato ou Boato

VÍDEO: roubo de celular que viralizou não aconteceu na Vila Arens, em Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí confirmou que as afirmações que circulam nas redes sociais são fake. O caso aconteceu no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Publicado

em

Por

No vídeo, um homem corre em direção a um carro em movimento e rouba um celular (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um vídeo circulando nas redes sociais mostra um homem roubando um celular de um carro em movimento e há boatos de que o caso aconteceu na Vila Arens, em Jundiaí. No entanto, a Guarda Municipal confirmou ao Tribuna de Jundiaí que o caso não aconteceu na cidade. No vídeo, dois homens andam na rua, a princípio tranquilamente. Em determinado momento,…

Continuar lendo

Fato ou Boato

FATO ou BOATO: Morador de Jundiaí encontrou boneca assassina dentro de parede?

O relato apavorou alguns jundiaienses nesse final de semana, mas será verdade?

Publicado

em

Boneca dentro de parede
Segundo relatos nas redes sociais, a boneca foi encontrada com um bilhete onde 'confessava' ter matado os moradores originais da casa (Foto: Reprodução/Facebook)

Neste final de semana, publicações em páginas da cidade relataram o caso de um morador de Jundiaí que encontrou uma boneca com um bilhete assustador dentro da parede de sua casa. O caso nos deixou curiosos e decidimos pesquisar: É #Fato ou #Boato? O caso De acordo com as publicações, um suposto jundiaiense chamado Marcelo Alencar alugou um imóvel na…

Continuar lendo

Fato ou Boato

FATO ou BOATO: Justiça proibiu pai de ver filha, por não querer se vacinar

O processo foi movido pela Defensoria Pública em segredo de justiça, justamente por se tratar de uma criança

Publicado

em

Por

Pai é impedido por Justiça de Passo Fundo (RS) de visitar a filha, por não querer se vacinar contra a Covid19
Pai é proibido de visitar a filha de um ano de idade por não tomas vacina contra Covid19 (Foto: PIXABAY)

Nos grupos de mensagem viralizou uma notícia dizendo que, por meio de uma liminar, a Justiça de Passo Fundo, município do Rio Grande do Sul (RS), impediu um homem de visitar a filha, de um ano de idade. O motivo seria a recusa dele em tomar a vacina contra Covid-19. A notícia é real, mas é claro que tem alguns…

Continuar lendo
Publicidade