Exame de sangue prevê Alzheimer com 30 anos de antecedência
Conecte-se conosco

Saúde

Exame de sangue prevê Alzheimer com 30 anos de antecedência

No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas sofre com a doença

Publicado

em

Atualizado há

Exame de sangue prevê Alzheimer com 30 anos de antecedência
Exame de sangue prevê Alzheimer com 30 anos de antecedência (Foto: SCIENCE PHOTO/SHUTTERSTOCK)

Hoje, a doença de Alzheimer é identificada quando seus primeiros sintomas aparecem, como sinais de esquecimento, confusão mental, entre outros. Como não existe cura para este mal, quanto mais cedo identificada, melhor.

Agora, é possível que um simples teste de sangue seja capaz disso. E o mais impressionante: até 30 anos antes das primeiras manifestações da doença.

Estudo prevê Alzheimer com muita antecedência

Um trabalho produzido por um grupo de cientistas do Japão e da Austrália, publicado na revista científica Nature, afirma ter desenvolvido uma técnica na qual uma pequena gota de sangue pode prever o início da doença mesmo 3 décadas antes – e com precisão altíssima de 90%.

Com base em um estudo de 373 pacientes australianos e japoneses, a condição foi prevista com precisão em mais de 90% dos casos.

LEIA TAMBÉM:

Testes rápidos para hepatites estão disponíveis em todas as UBSs de Jundiaí

Azeite previne Alzheimer e ajuda a memória, diz estudo

Exame e diagnóstico

Quando o Alzheimer está se desenvolvendo, ocorre um acúmulo anormal do peptídeo beta-amilóide no cérebro do paciente. E a ciência já sabe que este processo começa silenciosamente 30 anos antes que o quadro de demência ou perda de memória se instale.

Até agora, as técnicas de medição são extremamente invasivas (é preciso coletar tecidos e fluidos do cérebro do paciente) e caras e na maior parte dos casos o diagnóstico é feito sem essa ferramenta.

O novo exame muda este quadro. Após realizar o teste em uma base de estudo de 373 pacientes, o grupo de pesquisadores japoneses e australianos conseguiu identificar a acumulação do beta-amilóide com muita antecedência em mais de 90% dos casos.

Na pesquisa, eles se animam com a descoberta, um avanço para entender como a doença começa e se desenvolve – por enquanto, um mistério para a medicina.

“De uma pequena amostra de sangue, nosso método pode medir várias proteínas relacionadas ao amilóide, mesmo que sua concentração seja extremamente baixa”, afirma Koichi Tanaka em comunicado; ele foi o vencedor do Prêmio Nobel de Química em 2002 como reconhecimento pela criação desta técnica.

Como vai ajudar pacientes com Alzheimer?

Ainda não há cura para a doença de Alzheimer, mas a descoberta precoce pode ser fundamental para definir mudanças de estilo de vida para os potenciais pacientes, por exemplo, em relação ao sono, à dieta e à atividade física, que podem amenizar o quadro ou até impedir seu progresso.

Os pesquisadores afirmam que em breve, nos próximos 5 anos, será possível que em check-ups de pessoas com idade superior a 55 anos seja incluso teste de sangue para identificar quem está ou não em risco de desenvolver a doença.

Nos Estados Unidos, a doença neurológica já é a sexta maior causa de morte: 3,6% dos óbitos são resultado da doença, que aflige 5,5 milhões de norte-americanos. No Brasil, a estimativa é que 1,2 milhão de pessoas sofra da doença.

Fonte: Vix

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo
Publicidade