Região Metropolitana de Jundiaí já é realidade
Conecte-se conosco

Jundiaí

Região Metropolitana de Jundiaí já é realidade

Governador garante a criação da nova ferramenta administrativa que dará maior autonomia à região. Itatiba pleiteia vaga

Publicado

em

Atualizado há

Doria Jundiaí
Governador João Doria, com prefeito Luiz Fernando, vice Martinelli e ex-prefeito Miguel Haddad, durante audiência pública (Foto: Governo SP)

A independência administrativa que Jundiaí tanto espera com a criação da Região Metropolitana é questão de tempo. Na audiência pública desta sexta (6), realizada no Teatro Polytheama, o governador João Doria (PSDB) deixou claro aos prefeitos das sete cidades da região que a iniciativa vai sair do papel ainda este ano. Itatiba, que hoje faz parte da Região Metropolitana de Campinas, também já demonstrou interesse em fazer parte deste novo grupo.

Entre homenagens aos profissionais de Saúde do município que atuam na linha de frente contra a Covid e falas ressaltando a pujança da região e a necessidade da desvinculação de Campinas, o governador não deixou dúvida sobre a Região Metropolitana de Jundiaí. “Por tudo o que já foi elencado aqui na audiência, não tenho dúvida de que a Assembleia Legislativa vai aprovar esta iniciativa. Será uma transformação completa na vida de vocês”, comentou Doria.

O ex-prefeito e ex-deputado federal Miguel Haddad (PSDB) lembrou dos 10 anos de criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) e do novo passo que a cidade e a região dão rumo ao desenvolvimento integrado. “Fui o primeiro presidente da Aglomeração Urbana e o desenvolvimento nos fez permitir chegar a este momento, com a criação da Região Metropolitana. Defendo a implantação e discussão dos temas de forma integrada, conjunta. Não há como atuar mais de forma isolada”.

Doria foi homenageado pelos profissionais de Saúde: vacina do Butantan salvou vidas (Foto: Governo SP)

O que muda?

Mas, afinal, o que muda na vida da população destes sete municípios (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva, Cabreúva e Louveira) com a criação da Região Metropolitana? O prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) explicou didaticamente as vantagens não só para Jundiaí, como todos os demais municípios.

“O primeiro aspecto é a autonomia em relação às demais regiões administrativas, especificamente São Paulo e Campinas. Num segundo ponto, deve-se perceber que toda política moderna tem focado no aspecto da regionalização. Quando as cidades passam a ser olhadas de maneira conjunta, você estrutura o investimento público melhor, seja na área de mobilidade, transportes, segurança ou meio ambiente. Um exemplo prático, além da Farmácia de Alto Custo (hoje está sob responsabilidade de Campinas), é termos a possibilidade de contar aqui com um Deinter (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) ou até mesmo um comando de batalhão da Polícia Militar ou as ações da Divisão Regional de Saúde que podem ser descentralizadas para a nossa região administrativa”, destacou.

Itatiba vem

O vice-prefeito Gustavo Martinelli (DEM) sugeriu que Itatiba também fizesse parte da Região Metropolitana. Ele já havia falado com exclusividade para o Tribuna de Jundiaí sobre o assunto e reforçou isso na presença do governador. “Este é um dia histórico num local histórico, também , como o Polytheama. Jundiaí não é mais ‘aquela cidade entre São Paulo e Campinas’. Somos referência para todo o País!”.

Presente à audiência, o prefeito de Itatiba, Thomas Antonio Capeletto de Oliveira (PSDB), aceitou o convite. “Para Itatiba é uma satisfação fazer parte desta Região Metropolitana. Estamos muito próximos, vivemos muito Jundiaí, temos apenas 17 quilômetros de distância, uma rodovia duplicada que liga os dois municípios e, obviamente se for possível, será importante”.

A inclusão de Itatiba, segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, é possível tecnicamente e passará por avaliação e depois pela apreciação dos deputados estaduais.

Participaram da audiência, também, os prefeitos das sete cidades da região, vereadores e gestores dos municípios.

Participação

Até o próximo dia 26, qualquer pessoa pode propor sugestões para o projeto da Região Metropolitana de Jundiaí pelo e-mail [email protected] .

O estudo para justificativa da medida foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, em parceria com a Fundação Seade.

Jundiaí

Hospital da Criança do Grendacc implanta sistema de senhas no atendimento

O novo sistema permitirá agilizar o atendimento e organizar os serviços, além de gerar indicadores sobre o número de atendimentos e tempo de espera na entidade.

Publicado

em

Por

O painel de senhas foi colocado bem na entrada do Hospital (Foto: Luis Felipe Amaral)

Neste mês, o Hospital da Criança do Grendacc implantou a automatização do sistema de senhas em sua recepção, a fim de agilizar o atendimento dos pacientes. O projeto, intitulado "painel de senha", também visa organizar os serviços, inclusive por ordem de prioridade, além de gerar indicadores sobre o número de atendimentos e tempo de espera. Com esse novo sistema, o…

Continuar lendo

Jundiaí

Alfabetização matemática é tema da formação de abril para as profissionais do Núcleo de Apoio à Aprendizagem

Os temas são escolhidos de acordo com a demanda dos atendimentos e habilidades das profissionais com relação aos temas

Publicado

em

Por

O encontro foi coordenado pela psicopedagoga, Mirna Renno. Foto: APAE Jundiaí

As equipes das duas unidades do Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA), Complexo Argos e do Vetor Oeste, participam de formações mensais e o tema deste mês de abril foi “Alfabetização Matemática”, promovido na segunda-feira, dia 29. Os temas são escolhidos de acordo com a demanda dos atendimentos e habilidades das profissionais com relação aos temas. As equipes se encontram…

Continuar lendo

Jundiaí

Escritora jundiaiense faz lançamento do seu terceiro livro infantil na Livraria Leitura, do Maxi Shopping

“Martin” é o novo trabalho de Lívia Brigoni, que narra as aventuras fantásticas de um menino

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Lívia Brigoni, escritora jundiaiense, fará o lançamento exclusivo de seu mais recente trabalho, "Martin". O evento será na Livraria Leitura, do Maxi Shopping Jundiaí, no sábado, dia 4 de maio, das 16h às 18h. A obra narra a história de um menino que está se sentindo sozinho e entediado. Curioso, ele resolve pegar um livro da estante e começa a…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí aumenta oferta de oficinas culturais nas unidades dos CRAS

Agora, as unidades têm 19 novas atividades, entre dança, desenho, terapias alternativas e oficinas para idosos. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Jundiaí aumentou a oferta de oficinas culturais gratuitas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Agora, as unidades contam com 19 novas atividades, entre dança, desenho, terapias alternativas e oficinas para idosos. “Nós entendemos a Cultura como um ativo de transformação social fundamental, além de proporcionar…

Continuar lendo

Jundiaí

Funss de Jundiaí divulga 200 vagas para os cursos da 2ª quinzena de maio

Descubra habilidades em tecnologia, gestão e mais. Participe e avance sua carreira com cursos de qualidade totalmente gratuitos

Publicado

em

Por

Cursos de Panificação no FUNSS Jundiaí
Serão disponibilizadas 200 vagas para cursos; workshop de pães caseiros recheados é um dos mais procurados (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) abrirá pré-inscrições para oito cursos gratuitos de qualificação profissional, realizados em parceria com o Senai, Sebrae e Espro. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas para a população. A pré-inscrição será na quinta-feira (02), a partir das 12h, pelo site do Fundo Social de Solidariedade. Os cursos disponibilizado são: Implantação de serviços em nuvem –…

Continuar lendo
Publicidade