Secretário do MEC diz que "professor universitário poderá ser muito rico"
Conecte-se conosco

Educação

Secretário do MEC diz que “professor universitário poderá ser muito rico”

Ele ainda afirmou que essa será “a melhor profissão do Brasil”

Publicado

em

Secretário do MEC diz que professor universitário poderá ser muito rico
O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior

O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, afirmou nesta quarta-feira que “o professor universitário poderá ser muito rico”. Ele ainda afirmou que essa será “a melhor profissão do Brasil”.

O pronunciamento ocorreu durante o lançamento do programa “Future-se”, que visa ampliar a participação de verbas privadas no orçamento universitário.

De acordo com o secretário, o empreendedorismo é o intuito do Brasil, com recompensas para as principais inovações. Dentro desses projetos, professores poderão entrar como sócios ou coatoures e, a partir disso, incrementar sua renda.

Ele afirmou, ainda, que os docentes também vão receber prêmios em dinheiro por publicação de artigos científicos em revistas de renome.

Por conta disso, o professor teria um melhor salário já que atualmente, para Barbosa de Lima, o professor não tem viés empreendedor e não consegue um bom salário no mercado privado.

LEIA MAIS

Professora de Jundiaí está entre as melhores do Brasil

Enem terá aplicação digital em 2020 em fase piloto

O secretário ressaltou também que governo não quer que o aluno faça sua startup na garagem, mas dentro da universidade. “O jovem vai ser libertado da perspectiva de ter de arrumar um emprego ou prestar concurso público, pois serão empreendedores e donos dos próprios destinos”, disse.

O “Future-se” vai ser financiado por um fundo de direito privado. Esse fundo será administrado por uma instituição financeira — ainda não definida pela pasta — e funcionará sob o regime de cotas.

O projeto, que prevê R$ 102,6 bilhões em incentivos para a captação de verba privada, será enviado em sete semanas ao Legislativo — quatro delas dedicadas à consulta pública. O MEC não detalhou quais leis seriam alteradas na proposta, mas afirmou que não vai mexer em regras constitucionais, já que Propostas de Emenda à Constituição (PEC) exigem mais votos para serem aprovadas no Congresso.

Com informações do Valor Econômico.

Educação Pública

Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27

Inscrições vão até 7 de junho, com opções de pagamento variadas e possibilidade de isenção; provas acontecem em novembro.

Publicado

em

Estudantes fazem prova em sala de aula, preenchendo gabaritos de múltipla escolha. Educação, exames escolares, estudo.
Estudantes podem se inscrever para o Enem 2024 a partir de 27 de maio e escolher entre inglês ou espanhol para a prova de língua estrangeira. (Foto: Canva)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 terão início na próxima segunda-feira, dia 27 de maio, e se estenderão até o dia 7 de junho. Os interessados em participar do exame devem realizar sua inscrição através da Página do Participante do Enem, utilizando o CPF e a senha do portal Gov.br. O Instituto Nacional de…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto “Eu Tenho Voz” em Jundiaí: enfrentando a violência infantil através da arte e informação

A peça “Marcas da Infância” e uma rede de apoio levam informação e acolhimento às escolas municipais.

Publicado

em

Alunos da EMEB Luzia Francisca apresentam peça teatral "Eu Tenho Voz" para idosos no CECE Mário Milani, promovendo integração.
Peça teatral “Marcas da Infância”, roteirizada e encenada pela Cia. NarrAr Histórias Teatralizadas, foi apresentada às famílias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um sábado de conscientização na EMEB Luzia Francisca No último sábado, 25 de maio, a EMEB Luzia Francisca de Souza Martins, localizada no bairro Ivoturucaia em Jundiaí, abriu suas portas para um evento especial: o projeto "Eu Tenho Voz". Reunindo famílias, crianças e profissionais da educação, a iniciativa da Unidade de Gestão de Educação (UGE) busca fortalecer a identificação e…

Continuar lendo

Educação

Fusão de fibra óptica: Jundiaí terá curso gratuito com AWS

O curso abordará os fundamentos da tecnologia de fibra ótica, a preparação de cabos e fibras para fusão, testes e solução de problemas, conectividade, aplicações de fibra ótica e mais.

Publicado

em

Técnico realiza fusão de fibra óptica, utilizando equipamento especializado para unir cabos em procedimento de instalação.
Foto: Canva

A Amazon Web Services (AWS), em parceria com a Sumitomo Electric Lightwave, promoverá um curso gratuito sobre Processo de Fusão de Fibras Ópticas, em Jundiaí. O curso acontecerá na UniAnchieta e abordará os fundamentos da tecnologia de fibra ótica, a preparação de cabos e fibras para fusão, o processo de fusão em si, testes e solução de problemas, conectividade e…

Continuar lendo

Educação

SENAI Jundiaí terá curso gratuito de Mecânica de Usinagem para Moldes Plásticos

O curso é gratuito e destina-se a jovens que buscam capacitação para o primeiro emprego na área de indústria plástica.

Publicado

em

Foto: SENAI Jundiaí

O SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem para Moldes Plásticos. O curso é gratuito e destina-se a jovens que buscam capacitação para o primeiro emprego na área de indústria plástica. Requisitos para inscrição Ter no mínimo 16 anos ao iniciar o curso; Idade máxima que permita concluir o curso…

Continuar lendo

Educação Pública

Mexam-se: iniciativa da UGE leva 600 pessoas ao Mundo das Crianças para promover a vida saudável

O evento reuniu alunos e familiares para uma manhã de atividades físicas, destacando a importância do combate à obesidade infantil.

Publicado

em

Crianças e familiares se divertem no Mundo das Crianças durante a primeira edição do Mexam-se 2024, promovendo hábitos saudáveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã de sol, céu azul e muita diversão no Mundo das Crianças Aconteceu neste sábado (18) a primeira edição do Mexam-se de 2024, no Mundo das Crianças, reunindo cerca de 600 pessoas, entre alunos de cinco unidades escolares e seus familiares. A iniciativa, que faz parte do Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil do Programa Escola Inovadora da Unidade de…

Continuar lendo
Publicidade