Brasileiros consideram líderes religiosos mais confiáveis que cientistas
Conecte-se conosco

Brasil

Brasileiros consideram líderes religiosos mais confiáveis que cientistas

90% dos brasileiros não souberam citar o nome de um cientista

Publicado

em

Brasileiros consideram líderes religiosos mais confiáveis que cientistas
90% dos brasileiros não souberam citar o nome de um cientista (Foto: Reprodução/EBC)

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações elaborou em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), uma pesquisa mostrando que brasileiros confiam mais em líderes religiosos do que em cientistas.

“Quais os impactos que a pesquisa científica traz para a sua vida e para a do restante dos brasileiros?”, esta foi a pergunta do CGEE, responsável por constatar distanciamento entre ciência e grande parte da população.

Os resultados mostram que 31% dos entrevistados enxergam apenas benefícios na ciência. Números apresentam uma queda, se comparado com os 54% em 2015.

A construção de uma imagem negativa da ciência, incentiva pela por representantes da extrema-direita, reflete em 42% que constatam malefícios no campo, em 2015 eram apenas 19%.

Outro dado revelado na pesquisa, 90% dos brasileiros não conseguiram citar o nome de um cientista e 88% não souberam apontar campos de pesquisa do país. Ao todo, 2,2 mil pessoas com mais de 16 anos, de todas as regiões, foram ouvidas, com margem de erro de 2,2%.

Os dados são da 5ª edição do estudo ‘Percepção Pública da C&T no Brasil’ e teve resultados divulgados na segunda-feira (22), em sessão da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

LEIA TAMBÉM:

Estudo diz que crianças preferem virar youtubers a astronautas 

Procon notifica FaceApp, Apple e Google

Religião

Líderes religiosos ganham destaque nos pensamentos dos entrevistados. 15% dos ouvidos se lembram do nome de pelo menos um.

Ainda de acordo com a pesquisa, os cientistas não estão entre as fontes confiáveis, que abriga políticos (72%), jornalistas (6%) e líderes religiosos, artistas e militares (4%).

Mas, o próprio presidente tem o hábito de questionar estudos científicos com resultados negativos para o governo federal, como por exemplo, na semana passada, Jair Bolsonaro entrou em rota de colisão com o presidente e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Bolsonaro não aprovou a divulgação de que o desmatamento na Amazônia aumentou 88% em comparação ao ano anterior. Para ele, os dados não são verdadeiros e prejudicam a imagem do Brasil no exterior.

“A questão ambiental, o mundo todo leva em conta. Outros países que estamos negociando a questão do Mercosul, ou até acordos bilaterais, nos dificulta com a divulgação desses dados. Temos que ter responsabilidade”, declarou o presidente aos jornalistas.

Ricardo Galvão, diretor e presidente do Inpe, reafirmou dados sobre desmatamento e garantiu que não deixará o cargo.

“Principalmente quando ele tem essas entrevistas com a imprensa ou mesmo em outras manifestações, ele tem um comportamento como se estivesse em botequim. Ou seja, ele fez acusações indevidas a pessoas do mais alto nível da ciência brasileira, não estou dizendo só eu, mas muitas outras pessoas. Isso é uma piada de um garoto de 14 anos que não cabe a um presidente da República fazer”, declarou ao G1.

Fonte: Hypeness

Brasil

Voluntários mantêm resgates em áreas alagadas de Porto Alegre

A Zona Norte de Porto Alegre permanece alagada, com resgates e acolhimentos sendo realizados por voluntários, que enfrentam desafios contínuos.

Publicado

em

Voluntários ajudam moradores e animais em Porto Alegre, onde áreas da Zona Norte ainda estão alagadas, dois meses após o início das inundações (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Mais de duas semanas após o início das inundações, a água ainda baixa lentamente na Zona Norte de Porto Alegre. Em um ponto de resgate e acolhimento montado por voluntários no cruzamento das avenidas Benjamin Constant e Caiurú, no bairro Navegantes, a equipe segue incansável na missão de auxiliar os moradores atingidos pela enchente. Só no último sábado (18), 37…

Continuar lendo

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo
Publicidade