Emoção: Bebês de UTI Neonatal tomam primeiro banho de sol em Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Emoção: Bebês de UTI Neonatal tomam primeiro banho de sol em Jundiaí

“Não vejo a hora de poder ficar juntinha dele todos os dias”, diz mãe

Publicado

em

Atualizado há

Sol estimula a produção de vitamina D: desenvolvimento, fortalecimento e prevenção de doenças

Os bebês da UTI Neonatal do Hospital Universitário puderam conhecer a luz do dia pela primeira vez nesta terça. Ao todo seis mães puderam compartilhar esse momento tão especial com seus pequenos no espaço da brinquedoteca.

De acordo com a supervisora do bloco Neonatal, Cris Hauk, esse é mais passo do método canguru e a iniciativa consiste em proporcionar ao bebê momentos de descobertas ao ar livre e a saúde, por favorecer todos os benefícios que os raios solares são capazes de causar.

Talita de Paula Misael Lopes, mãe do Heitor Misael Lopes, internado faz 29 dias, esbanjava alegria em poder sair ao sol com seu bebê. “Hoje ele vai ter alta. Não vejo a hora de poder ficar juntinha dele todos os dias”.

O sol estimula a produção de vitamina D, que já é tida como um pró-hormônio para muitos médicos e, quando em quantidades ideais, apresenta inúmeras vantagens, como: desenvolvimento e fortalecimento dos ossos e prevenção de diabetes, icterícia, depressão, doença cardiovascular etc.

O tempo recomendado é de 5 a 10 minutos diários. Todavia, não é em qualquer momento que a criança pode ficar exposta: sua pele ainda é frágil e é preciso evitar queimaduras e o desenvolvimento de um câncer de pele.

Os horários mais apropriados são antes das 9h da manhã ou após as 17h, pois o sol não está tão forte nem emitindo tantos raios ultravioleta. Nos horários entre 11h e 15h, a radiação UVB pode ser prejudicial não só às crianças, mas também aos adultos.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo
Publicidade