Jundiaí já imunizou 100% das crianças de um ano contra o sarampo
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Jundiaí já imunizou 100% das crianças de um ano contra o sarampo

Dado é superior à meta do Ministério da Saúde, que é de 95%

Publicado

em

Jundiaí já imunizou 100% das crianças de um ano contra o sarampo
Jundiaí já imunizou 100% das crianças de um ano contra o sarampo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí divulgou, nesta segunda-feira (29), dados da Vigilância Epidemiológica (VE), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), que mostram que o município, até o mês de maio, registrou 100% da cobertura de vacinação contra o sarampo (cerca de 2,5 mil crianças).

O dado é superior à meta do Ministério da Saúde (MS), que é de 95%. Apesar do percentual positivo, com a ocorrência da doença em São Paulo, que fica a menos de 60 quilômetros de distância, a VE mantém o monitoramento no município e orienta sobre a necessidade de vacinação para as pessoas nascida a partir de 1960, com duas doses para quem tem até 29 anos e uma dose para quem tem mais de 30 anos. 

O sarampo tem como sintomas iniciais a febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca. 

“É uma doença de transmissão a partir de gotículas expelidas durante a tosse, por isso a contaminação é fácil. Jundiaí conta com oito casos suspeitos na cidade em investigação pela VE, sendo todos com as ações de bloqueio já realizadas, e desencadeadas a partir de análise dos técnicos, conforme a necessidade de cada ocorrência”, explica a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

“Jundiaí tem uma situação epidemiológica sem casos confirmados, ao contrário de outros municípios, que já possuem registro da doença e tiveram de alterar as orientações vacinais. Em Jundiaí, a indicação é para que as pessoas nascidas a partir de 1960 tenham imunização registrada na carteira de vacinação, sendo duas doses para pessoas até 29 anos e uma dose para quem tem mais de 30 anos”, detalha a enfermeira. 

Em Jundiaí, as vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família.

LEIA TAMBÉM:

Jundiaí vacinou 100% da população contra a febre amarela

Surto de sarampo próximo a Jundiaí: saúde intensifica bloqueio vacinal

A orientação da enfermeira é para que aqueles que fazem parte do grupo e que não tenham recebido a imunização, ou não saibam se já tiveram a imunização e que não possuam a carteira vacinal, busquem a UBS de referência para a vacinação de rotina levando a carteira de vacinação durante o horário de atendimento. 

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e às pessoas portadoras de imunodeficiências.

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo
Publicidade