Bolsonaro é denunciado no Tribunal de Haia por destruição da Amazônia
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Bolsonaro é denunciado no Tribunal de Haia por destruição da Amazônia

Entidades ambientalistas, cientistas e ex-juízes levaram à denúncia o lema “O planeta contra Bolsonaro”.

Publicado

em

Atualizado há

Bolsonaro de máscara
Na primeira etapa, a procuradoria deve avaliar se a denúncia é válida, antes de abrir um processo preliminar de investigação (Foto: Isac Nóbrega/Agência Brasil)

Nesta terça-feira (12), entidades ambientalistas, cientistas e ex-juízes levarão ao Tribunal Penal Internacional (TPI) uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por crimes contra a humanidade, em relação à destruição da Amazônia.

Quem lidera a iniciativa é o grupo All Rise, que apresentará o caso à procuradoria da corte, com sede em Haia. Contando essa, Bolsonaro já foi denunciado seis vezes no TPI, mas essa é a primeira em relação à sua política ambiental.

No entanto, o processo de denúncia não é simples, nem rápido. Nesta primeira etapa, a procuradoria deverá avaliar a denúncia antes de abrir um processo de investigação. No total, o documento de denúncia tem 300 páginas, sendo 200 com argumentos legais e 100 com dados científicos.

Os autores do documento ressaltam que a iniciativa não tem cunho político. “No caso histórico ‘Planeta vs. Bolsonaro’, a entidade alega que as ações de Bolsonaro e seu governo são um ataque amplo e sistemático à Amazônia, suas dependências e seus defensores, e que resultam não só na perseguição, assassinato e sofrimento desumano de milhões de pessoas na região, mas também no mundo inteiro”, apontam os autores da denúncia.

Glasgow

A denúncia será apresentada na véspera da cúpula do clima em Glasgow, onde o Brasil deve ser pressionado pela comunidade internacional para garantir medidas que reduzam emissões e desmatamento.

No entanto, o argumento do grupo é que as ações de Bolsonaro vão além dos problemas para os brasileiros.

“A destruição do bioma amazônico afeta a todos nós. Apresentamos na nossa queixa evidências que mostram como as ações de Bolsonaro estão diretamente ligadas aos impactos negativos da mudança climática em todo o mundo”, explicou Johannes Wesemann, fundador da All Rise.

Na Justiça Brasileira, não existe uma lei que permita punir alguém por crime contra a humanidade, mesmo que o estado brasileiro tenha ratificado o Tratado de Roma, que criou o Tribunal de Haia.

“Crimes contra a natureza são crimes contra a humanidade”, continuou Wesemann. “Bolsonaro está fomentando a destruição em massa da Amazônia de olhos bem abertos e com conhecimento total das consequências. O TPI tem o claro dever de investigar os crimes ambientais de tamanha gravidade global”.

“Somente se nos unirmos para levar à justiça criminosos como o presidente brasileiro Bolsonaro é que podemos proteger nosso planeta para as gerações futuras. Indivíduos poderosos que destroem o meio ambiente intencionalmente devem ser processados. Com a força da lei, com a força das pessoas. A hora é agora”, conclui Wesemann.

Argumentação

O grupo considera, com seus argumentos que:

  • O governo Bolsonaro buscou remover, neutralizar e eviscerar sistematicamente as leis, agências e indivíduos que servem à proteção da floresta, suas dependências, seus dependentes e seus defensores, fomentando uma cultura de impunidade. Além disso, seu governo está aprovando uma legislação que deverá legalizar o desflorestamento, que cortou o número de agentes fiscalizadores em 27% e reduziu as multas por corte ilegal de madeira em 42%.
  • Os níveis recordes de desflorestamento e incêndios na Amazônia. Cerca de 4.000km2/pa. da área total desflorestada da Amazônia brasileira é atribuída às ações realizados somente pelo governo Bolsonaro. Ele atuou sobre as taxas mensais de desflorestamento, que chegaram à marca de 88%. Com este cenário, as consequências serão profundas.
  • As emissões de gases do efeito estufa advindas de queimadas e da pecuária em escala industrial na Amazônia são agora maiores que o total de emissões anuais da Itália ou da Espanha, e estão levando a Amazônia em direção ao ponto de desequilíbrio para além do qual a floresta entraria em estado de seca. Ondas de calor e incêndios florestais recentes que acontecem no Brasil, Sul da Europa, Noroeste Pacífico da América do Norte e Austrália, enchentes e outros eventos climáticos extremos recentes vistos na Alemanha, Estados Unidos e China são intensificados pela mudança climática e, logo, pelo desflorestamento da Amazônia.

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade