Prefeitura de Ilha Comprida volta atrás e diz que criança de 11 anos não foi ferida por tubarão
Conecte-se conosco

Brasil

Prefeitura de Ilha Comprida volta atrás e diz que criança de 11 anos não foi ferida por tubarão

De acordo com a administração municipal, ainda não se sabe qual animal causou lesão no menino. Há a hipótese de ter sido uma raia ticonha.

Publicado

em

Atualizado há

População olhando o cardume de peixes. (Foto: Reprodução/Rócio Um Bom Lugar Iguape)

A Prefeitura de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, voltou atrás e informou, por meio de nota, na última terça-feira (16), que o ferimento sofrido pela criança de 11 anos em uma das praias da cidade não foi causado por um tubarão. O caso ficou bem conhecido depois de ganhar repercussão na mídia, após a prefeitura confirmar que o menino teria sido ferido ao esbarrar em um cardume de cações. Ainda não é possível confirmar qual animal foi responsável pelo incidente.

No começo, a prefeitura havia veiculado que um cardume de cações em deslocamento para o Leste do país teria esbarrado na criança, por volta das 12h da segunda-feira (15). O menino estava no mar, brincando com alguns familiares, quando viu um peixe, que foi apontado como um tubarão, na direção de sua perna.

De acordo com o g1, a criança estava na cidade à passeio, visitando o pai, que mora em Ilha Comprida. Apesar do susto, o menino foi socorrido a uma unidade de saúde, levou pontos na perna e passa bem.

Segundo a vítima, Carlos Alexandre Oliveira Marques, tudo aconteceu muito rápido.  “Quando a gente viu, já estava muito perto de nós. Até que foi pequeno o corte, mas quando olhei, estava saindo muito sangue, então fiquei desesperado, achando que coisa pior tinha acontecido. Só que depois que os médicos limparam minha perna, vi que não precisava ficar preocupado”, comenta.

Até a tarde da última terça-feira, acreditava ainda que, realmente, tratava-se de um tubarão, porém a versão foi negada pela prefeitura, depois de muitas análises de vídeos e fotos do ferimento da criança, que foram feitas pela equipe do Projeto Elasmocategorias. 

A conclusão foi de que o incidente não foi causado por nenhuma espécie de tubarão. Provavelmente, segundo a prefeitura de Ilha Comprida, o machucado foi provocado por um cardume de raias ticonha (Rhinoptera bonasus e R. brasiliensis), muito comuns na região, ou outra espécie de peixe ósseo.

Ainda de acordo com a nota, além do ferimento não ser compatível com um ataque de cação, a região onde ocorreu o incidente é rica em espécies de peixes, incluindo aquelas que são alimento para os tubarões, fator que colabora para que a equipe técnica acredite que não há motivos para o ataque.

Fonte: g1.

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo