Enem 2021: primeiro dia de prova tem 90 questões e redação
Conecte-se conosco

Brasil

Enem 2021: primeiro dia de prova tem 90 questões e redação

3.109.762 pessoas estão inscritas para realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação neste domingo (21).

Publicado

em

Atualizado há

Livros do ENEM
(Foto: Divulgação/ Inep)

Acontece neste domingo (21) a primeira parte da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Serão 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os estudantes têm ainda que fazer uma redação.

São 3.109.762 pessoas, no total, se inscreveram para essa edição da prova, esse é o menor número já registrado desde 2005. Houve ainda uma redução mais acentuada na participação de pretos, pardos e indígenas em comparação com a última edição da prova.

Entre as várias dificuldades enfrentadas pelos alunos na pandemia para se dedicarem aos estudos, alguns estudantes que perderam familiares pela Covid, outros que não conseguiram se adaptar ao ensino à distância, outros, ainda, que tiveram que trabalhar para ajudar a família e muitos que não tiveram acesso a computador nem internet com qualidade.

A prova de linguagens vem com 5 questões de inglês e 5 de espanhol. No entanto, o candidato só deve responder àquelas referentes à língua estrangeira que ele escolheu no ato de inscrição e passar para o gabarito somente as alternativas correspondentes.

Para o Enem, é obrigatório o uso de caneta esferográfica preta, produzida em material transparente para o preenchimento do cartão-resposta. Lápis, canetas coloridas, borracha não são permitidos.

Considerando que a prova é aplicada simultaneamente para todos os candidatos seguindo o horário de Brasília e que alguns estados brasileiros possuem fusos horários diferentes, é preciso estar atento ao horário de abertura e fechamento dos portões.

Nos estados como Amazonas e Mato Grosso, cujo horário local tem uma hora a menos em relação ao horário de Brasília, a prova também será aplicada uma hora antes. Assim, o exame vai começar às 12h30 no horário local. No Acre, estado com duas horas a menos, a prova será aplicada às 11h30 no horário local.

O que levar na prova

Para conseguir realizar a prova, é obrigatório apresentar um documento original com foto. São válidos:

  • RG;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social.
  • Caso o documento oficial tenha sido roubado ou furtado, pode ser apresentado o boletim de ocorrência expedido há no máximo 90 dias.

Vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitas.

Máscara extra

O uso de máscara é obrigatório e é proibida a entrada do participante sem ela por questões de segurança contra a covid19. E, pelos mesmos motivos, o aluno pode levar máscara extra para fazer a troca durante o exame, se achar necessário.

O edital do exame prevê que quem estiver com Covid ou outra doença infectocontagiosa não deve comparecer ao local de prova. Nesse caso, o candidato diagnosticado deverá submeter um pedido de reaplicação da prova pela página do participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação.

Cartão de confirmação de inscrição.

O cartão de confirmação não é obrigatório, mas o Ministério da Educação (MEC) recomenda que o candidato leve uma via impressa. No documento, é possível conferir o endereço onde o exame será aplicado, os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como a data de cada prova.

Segundo dia de provas

A segunda prova será realizada no próximo domingo (28), que conta com questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Também serão 45 questões de cada área, totalizando 90 itens.

No segundo dia, por não haver redação, o tempo de exame é 30 minutos mais curto.

Cronograma completo

  • Enem presencial e digital: 21 e 28 de novembro
  • 21 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias
  • 28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30
  • Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022

Fonte: g1.

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo

Brasil

Chef transforma restaurante refinado em ‘fábrica de papinhas’ para bebês desabrigados de Porto Alegre

Chef Marcelo Schambecka, do Capincho, produz cerca de 150 papinhas diariamente, com o objetivo de fornecer uma dieta nutritiva

Publicado

em

Por

As papinhas são feitas com uma variedade de ingredientes, dependendo da disponibilidade na feira local. Foto: Arquivo Pessoal

Com as enchentes assolam Porto Alegre, um restaurante refinado da capital agora se dedica a uma causa nobre. A cozinha do Capincho, do chef Marcelo Schambecka, está voltada à produção de papinhas para bebês que estão em abrigos da cidade. “Os primeiros relatos que a gente recebeu eram os de que muitas crianças pequenas estavam, fazia dois, três dias, à…

Continuar lendo
Publicidade