Jundiaí abre Semana do Aleitamento e do Bebê com sucesso no Polytheama
Conecte-se conosco

Saúde

Jundiaí abre Semana do Aleitamento e do Bebê com sucesso no Polytheama

Abertura teve apresentação de dança ‘Baby Fusion’ e debate sobre a importância e cuidados da primeira infância

Publicado

em

Jundiaí abre Semana do Aleitamento e do Bebê com sucesso no Polytheama
Jundiaí abre Semana do Aleitamento e do Bebê com sucesso no Polytheama (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

A abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno e Semana Municipal do bebê realizada na noite de segunda-feira (05), no Teatro Polytheama, em Jundiaí (SP), contou com uma plateia cheia. 

A abertura contou com apresentação de dança ‘Baby Fusion’, com centenas de mães, bebês, pais, avós e parentes, ressaltando a importância da participação de todos para facilitação da amamentação e criação das crianças. 

Jundiaí, que desde o ano passado integra a Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças, tem como meta, requalificar os espaços de modo a valorizar a participação dos pequenos na construção da cidade.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, o Município segue o caminho certo para o melhor atendimento às crianças. “Conquistamos o menor índice de mortalidade infantil, em 2018, com 7,23, uma redução de 10,34% em relação ao ano anterior. Uma cidade que é boa para as crianças, é boa para todas as idades”, enfatiza.

A gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, lembra que o setor incentiva a amamentação com a disponibilização de áreas específicas nas escolas. “É um pré-requisito para ser uma Escola Inovadora, contar com o ‘Espaço de Alimentação’. Temos mais de 30 escolas com o espaço entre toda a rede da cidade. A Educação, assim como a saúde, é pilar para a formação de uma sociedade valorizada”, comenta.

Para a nutricionista da UGPS e interlocutora municipal para a Primeiríssima Infância (Programa premiado internacionalmente), Rita Stringari, a mobilização da sociedade no apoio para a amamentação influencia no aumento do índice de oferta de leite materno para as crianças. 

“No Brasil, cerca de 30% das crianças até cinco meses são alimentadas apenas com leite materno. Jundiaí conta com rede de apoio e oferta de grupos de gestantes com orientação pela rede de atenção básica, além do Banco de Leite, que oferece o leite para os bebês prematuros hospitalizados e orientam as mães para a forma adequada de amamentação e sobre a possibilidade de doação”, explica.

Mãe de dois meninos, Leonardo de dois anos e Bernardo de oito meses, Adriana Costa de Brito Silva, 33 anos, passou por duas experiências diferentes com a amamentação e revela:

“Meu primeiro filho tinha dificuldades e não conseguia mamar. Só então é que fomos descobrir que tem uma deficiência. Recebeu apenas as fórmulas. Isso foi doloroso para mim. Agora, com o Bernardo tudo deu certo. Ele mama perfeitamente. Acredito que a amamentação é, além de um ato de amor, uma prova de conhecimento, já que as informações são fundamentais para o sucesso do aleitamento”, argumenta.

Clique aqui e confira a programação da Semana do Aleitamento e do Bebê. 

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo

Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030. *Por Thais Szegö, Agência Einstein

Publicado

em

Por

Carro em enchente
Foto: Canva

Calor e frio extremos, aumento da poluição atmosférica, elevação das chuvas, derretimento de geleiras, inundações, queimadas... Basta uma rápida olhada nos noticiários para ter a certeza de que o clima está sofrendo alterações consideráveis. O resultado da intervenção humana na natureza traz prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, sérios impactos à saúde de todos. “Hoje temos muitos estudos mostrando que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade