10 erros comuns na hora do desfralde
Conecte-se conosco

Bem-estar

10 erros comuns na hora do desfralde

Retirar uma criança das fraldas exige muita paciência e cuidados, diz a Drª Loreta Campos

Publicado

em

Atualizado há

Confira os 10 erros na hora de fazer o desfralde
10 erros comuns na hora do desfralde (Foto: Reprodução/Sou Mãe)

O desfralde traz grandes dúvidas para os papais e mamães de primeira viagem, como para os que já passaram pela experiência, o que é normal, aliás, cada criança é diferente. 

Retirar uma criança das fraldas exige muita paciência, informa a pediatra e Consultora Internacional em Aleitamento Materno (IBCLC), consultora do sono, educadora parental e membro das Sociedades Goiana e Brasileira de Pediatria, Drª Loreta Campos.

“Algumas crianças levam poucas semanas para aprender a usar o banheiro, enquanto outras podem demorar até seis meses e precisar de maior atenção”, diz a especialista.

E para mostrar que todos pais passam pela mesma situação, a Drª Loreta fez uma lista com os 10 erros mais comuns. Confira:

1. Começar antes da hora – o ideal é a partir dos dois anos pois nesta fase as crianças têm autonomia para andar, tirar a roupa e expressar que estão incomodadas com o cocô.

2. Expor a criança em lugares públicos – ir ao banheiro é algo privado, portanto, tente utilizar o sanitário com a porta fechada e penico sempre no banheiro, nunca na sala, quarto, ou qualquer outro cômodo.

3. Delegar a tarefa unicamente para a escola – tente começar a retirada das fraldas em casa, de preferência nas férias, sem muito estresse. A escola deve ser só um apoio.

4. Pressionar a criança para ser rápida – o desfralde requer tempo e paciência. Leve livrinhos, joguinhos para tornar o momento prazeroso.

5. Não providenciar itens de apoio – precisa providenciar um penico ou redutor de vaso sanitário. A criança precisa de conforto. E se faz necessário o apoio para os pés!

6. Esperar a criança pedir para ir ao banheiro – comece retirando a fralda do dia e pergunte ou leve a criança ao banheiro a cada duas horas.

7. Dar bronca se a criança não consegue se segurar – nunca diga você se sujou de novo ou você não aprende.

8. Fazer cara de nojo quando acontece um escape – os escapes, principalmente os noturnos, são frequentes. Pode durar em média até os quatro anos e algumas crianças até seis anos de idade.

9. Colocar roupas difíceis de tirar – se a criança pede para ir ao banheiro os pais têm de agir rápido.

10. Escolher um momento de estresse para tirar a fralda – toda paciência é pouca.

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo

Bem-estar

Governo de São Paulo distribui dose única de vacina contra o HPV

A vacinação contra o HPV protege contra cânceres de colo do útero, pênis, orofaringe e também verrugas genitais.

Publicado

em

Por

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 80% da população sexualmente ativa será contaminada pelo HPV em algum momento da vida (Foto: Canva)

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começará a distribuir dose única da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) no Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é para imunização de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária. Além disso, imunossuprimidos e vítimas de violência sexual também…

Continuar lendo

Bem-estar

Por que o álcool é tão perigoso para o cérebro dos jovens

Publicado

em

Por

Foto: Freepik / imagem gerada por IA

O consumo de álcool é um tema recorrente em debates sobre saúde pública, especialmente quando se trata do seu impacto nos jovens. Embora as repercussões físicas do consumo excessivo de álcool sejam amplamente conhecidas, é fundamental entender por que o álcool é particularmente perigoso para o cérebro dos jovens. Este artigo explora as razões pelas quais o álcool é especialmente…

Continuar lendo

Bem-estar

Grupo Medula Óssea Jundiaí celebra 10 anos com campanha de cadastramento de doadores

Em parceria com o Hemocentro da Unicamp, o grupo de voluntários promove campanha de cadastramento no dia 6 de abril, no Grendacc.

Publicado

em

Por

Campanha de doação de medula ossea
Veja como ser doador de medula óssea (Foto: Freepik)

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil. . Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Os dados são do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Ainda de acordo com o Redome, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores…

Continuar lendo

Bem-estar

Personalização de planos de treino na academia atende diferentes objetivos fitness

Com ajuda do professor Willian Azevedo, da Academia Céltica, exploraremos quais tipos de exercícios devem estar nos seus treinos personalizados para conquistar seus objetivos.

Publicado

em

Por

Foto: Canva Pro

A academia desempenha um papel crucial na busca por uma vida mais saudável e um corpo em forma. No entanto, cada pessoa tem objetivos diferentes ao entrar na academia, seja perder peso, ganhar massa muscular ou melhorar o "cardio". Assim, para atender a esses objetivos de forma eficaz, você deve consultar um personal trainer ou professor na academia para personalizar…

Continuar lendo
Publicidade