Bebês a partir de 6 meses devem receber vacina contra sarampo em Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde

Bebês a partir de 6 meses devem receber vacina contra sarampo em Jundiaí

Município registra um caso confirmado. Doses estão disponíveis na Clínica da Família, UBSs e Novas UBSs

Publicado

em

Atualizado há

Sarampo UBSs de Jundiaí vacinam crianças a partir de 6 meses.
UBSs de Jundiaí vacinam crianças a partir de 6 meses contra sarampo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

O Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) encaminharam orientação, durante o final de semana, para os municípios que registram casos confirmados de sarampo comecem a vacinar crianças a partir de 6 meses. 

Desta forma, a partir de hoje, as UBSs, Novas UBSs e Clínica da Família ofertam a dose Tríplice Viral (Sarampo – Caxumba – Rubéola) para crianças entre 6 meses e menores de um ano, além da aplicação de rotina aos 12 meses e 15 meses.

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), durante toda a manhã, realizou o reabastecimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estavam com estoque baixo da dose Tríplice Viral na sexta-feira (09).

A vacinação deve ser feita em crianças residentes em Jundiaí, por isso, é necessário a comprovação de endereço, seja por conta em nome dos pais, contrato de aluguel ou carta assinada pelo proprietário do imóvel. Já as crianças que circulam por Jundiaí, mas são de outros municípios devem ser imunizadas na cidade de origem. 

“É importante frisar que as doses de rotina devem ser feitas regularmente, aos 12 meses e aos 15 meses. Os demais públicos – até 59 anos -, que não sabem se estão com a imunização adequada ou que não possuam a carteira vacinal, devem procurar a sua UBS, Nova UBS ou Clínica da Família para tirar a dúvida e, se necessário, receber a vacina”, explica Maria do Carmo, enfermeira do VE. 

Ainda segundo Maria do Carmo, Jundiaí registra dois casos suspeitos nessa faixa etária, declarada pelo MS como a mais susceptível para complicações da doença. 

“A inclusão do grupo de bebês entre 6 meses e menores de 12 meses para a vacinação foi determinada pelos órgãos federal e estadual, a partir da identificação da vulnerabilidade do público. Até o momento a VE não foi notificada de internações causadas pela suspeita da doença. Temos apenas um caso confirmado de sarampo, em mulher de 50 anos, e outros 28 – de perfis variados – no aguardo dos resultados”, comenta.

Sintomas

A cidade, até o mês de maio, registrou 100% das crianças de um ano vacinadas contra o sarampo (população estimada de 2,5 mil pessoas). Na faixa etária menor de um ano existem 3,9 mil crianças. 

O sarampo é uma doença infectocontagiosa grave causada por um vírus (Morbilivirus), transmitida pelas secreções respiratórias. A doença voltou a circular no Brasil em 2018, a partir dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas com duração mínima de três dias, podendo ocorrer lesões dolorosas na boca.

Nos casos graves há o acometimento do sistema nervoso central que pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. Os riscos são maiores para os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

As pessoas nascidas a partir de 1960 devem ficar atentas à carteira de vacinação, pois até os 29 anos deve registrar duas doses contra a doença e a partir desta idade, uma dose.

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo
Publicidade