Emílio Trevisan: 105 anos de história com Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Emílio Trevisan: 105 anos de história com Jundiaí

Da Companhia Paulista de Estradas de Ferro ao Paulista de Jundiaí, ele colaborou para o desenvolvimento da cidade de Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Emílio Trevisan - 105 anos de história com Jundiaí
Seu Emílio segura sua fotografia de quando era jogador do Paulista de Jundiaí na década de 40 (Foto: Tribuna de Jundiaí)

No dia 19 de julho de 1914 nascia, em Buenos Aires, capital da Argentina, o jundiaiense de coração Emílio Trevisan, que neste ano completou 105 anos de vida, com muitas histórias e lembranças.

Ainda criança ele veio para o Brasil e, já na sua juventude, se mudou para Jundiaí, onde trabalhou na antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, formou sua família e se consagrou como jogador pelo Paulista de Jundiaí nas décadas de 1940 e 1950. Atualmente ele é o jogador mais antigo do clube ainda vivo.

O Tribuna de Jundiaí foi ao encontro do seu Emílio que, em sua poltrona marrom, tentava se lembrar de algumas histórias, com o auxílio de sua filha, Célia Trevisan. Ainda lúcido para a idade, embora já esquecendo de alguns detalhes, ele falou um pouco sobre suas lembranças.

Pai de três filhas, Emílio tem também sete netos e dois bisnetos. Célia, Diva e Rosângela são frutos do seu casamento com dona Letícia Trevisan, que faleceu em 2013, após 67 anos de casados.

Questionado sobre o que se lembra de sua falecida esposa, seu Emílio respondeu de bate-pronto: “Trabalhadora, ‘braba’, não tinha medo de ninguém”, afirmou ele.

Uma das últimas fotos com filhos, netos e “agregados” quando dona Letícia ainda estava viva (Foto: Arquivo Pessoal)

Dona Letícia era filha do dono da pensão em que seu Emílio se hospedava quando morou em Rio Claro. Os dois se casaram quando ele tinha 33 anos e ela 16, no ano de 1947. Após ter morado na cidade por um tempo, por conta de uma transferência feita pela Companhia Paulista, empresa em que trabalhava desde os 10 anos, decidiu voltar para Jundiaí e daqui nunca mais saiu.

Célia Trevisan, uma das filhas de seu Emílio e dona Letícia, segura foto do casal (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Paulista de Jundiaí

Depois de chegar ao Brasil ainda criança, data em que seu Emílio não se recorda, ele passou por Rincão, Jundiaí, Rio Claro e depois novamente Jundiaí. Durante todos esses anos jogou em times de futebol do interior de São Paulo e até mesmo em um da Argentina, na época em que precisou voltar ao seu país para servir o exército aos 18 anos. Por lá, jogou até juntar um dinheiro para poder retornar ao Brasil.

Dentre os times  de São Paulo em que Emílio teve passagem destacam-se o Guarani de Campinas, a Portuguesa de Desportos e o Paulista de Jundiaí, hoje time do seu coração ao lado do Palmeiras.

“O coração ficou para o Paulista. Paulista e Palmeiras”, contou seu Emílio, que ainda acrescentou: “Pintei os alambrados. É um bom time”.

À esquerda, seu Emílio com a camisa do Paulista e, à direita, ele segura uma fotografia sua quando jogador do time na década de 1940 (Fotos: Paulista de Jundiaí e Tribuna de Jundiaí)

Jogador no time jundiaiense entre as décadas de 1940 a 1950, seu Emílio era lateral-direito e, assim como os jogadores que fundaram o Paulista, em 1909, ele também trabalhava na Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Na época, conciliava trabalho, futebol e cuidados com a família.

Como jogador mais antigo ainda vivo do Paulista, até hoje ele tem cadeira cativa no Estádio Doutor Jayme Cintra. Quando o Paulista comemorou 100 anos de história ele estava lá e, até pouco tempo atrás, ainda conseguia frequentar o estádio.

Quando dona Letícia faleceu, o time também prestou homenagens para ela, que, assim como seu Emílio, era torcedora fanática do time e sempre que podia estava no estádio.

“Faz uns dois anos que ele começou a ficar assim, um pouco mais esquecido, ouvindo e enxergando menos. Mas até os 95 anos ele dirigia e com 100 anos ele até foi viajar com os amigos. Até então ele ia ao estádio também”, contou sua filha Célia.

Jundiaí do século XX

Seu Emílio Trevisan acompanhou as principais mudanças do século XX, especialmente em Jundiaí, como a crescente urbanização e industrialização, além do auge da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, onde os principais pontos ficavam em Jundiaí e Rio Claro.

“Ele começou a trabalhar lá com 10 anos, lavando vagões. E, por ter começado a trabalhar cedo, aposentou aos 45 anos”, contou Célia. A aposentadoria ocorreu em 1959 e a tão importante empresa para a cidade ainda funcionava sob o mesmo nome: somente em 1971 a empresa foi estatizada e virou FEPASA.

Seu Emílio sempre morou na região onde ficam os bairros Ponte São João, Vila Arens e Centro, locais em que no século passado estavam as principais empresas de Jundiaí, especialmente na Vila Arens.

Rua Barão de Jundiaí, no Centro de Jundiaí, na década de 1940 (Foto: Acervo/Professor Maurício Ferreira)

Foi na Vila Graff, nessa mesma região, que ele, ao lado de um amigo e posteriormente vizinho, construiu sua casa: todos os dias durante a noite, depois do trabalho, subia pouco a pouco cada um dos tijolos que compõem o local que vive até hoje.

Pai de três filhas, sempre dizia para elas que deveriam estudar, para poderem trabalhar no escritório da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e não na fábrica. “E assim foi para nós três, trabalhamos no escritório na época”, relembrou Célia.

Perguntado sobre o que se lembra daquela época, seu Emílio se recordou de como era que se vestia: com um terno de linho branco e sapato preto e branco. “Bonito, né? Eu era vaidoso. Gostava de usar terno”, relembrou.

E, além da mudança de vestimentas, muitas outras coisas mudaram: a Companhia Paulista de Estradas de Ferro já não mais existe, assim como muitas das fábricas que existiam na Vila Arens.

Muito mais industrializada do que naquela época, hoje as fábricas que existem em Jundiaí estão mais afastadas.

A população também cresceu exponencialmente: em 1940 eram cerca de 58 mil. Hoje, já são mais de 418 mil. Seu Emílio, que acompanhou o crescimento do primeiro edifício da cidade, nem imaginava que hoje existiriam tantos, em todos os cantos possíveis.

E ele, assim como muitos dos moradores tradicionais da região em que mora, acompanharam o crescimento e a urbanização de Jundiaí.

“Tudo passa, né?”, afirmou seu Emílio que, com 105 anos, carrega uma história de vida que se relaciona com a história do seu século e também com a história de Jundiaí.

Jundiaí

Funss de Jundiaí divulga 200 vagas para os cursos da 2ª quinzena de maio

Descubra habilidades em tecnologia, gestão e mais. Participe e avance sua carreira com cursos de qualidade totalmente gratuitos

Publicado

em

Por

Cursos de Panificação no FUNSS Jundiaí
Serão disponibilizadas 200 vagas para cursos; workshop de pães caseiros recheados é um dos mais procurados (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) abrirá pré-inscrições para oito cursos gratuitos de qualificação profissional, realizados em parceria com o Senai, Sebrae e Espro. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas para a população. A pré-inscrição será na quinta-feira (02), a partir das 12h, pelo site do Fundo Social de Solidariedade. Os cursos disponibilizado são: Implantação de serviços em nuvem –…

Continuar lendo

Jundiaí

Oficina gratuita no Jundiaí Empreendedora impulsiona vendas de pequenos negócios

Descubra técnicas valiosas para aumentar suas vendas em evento colaborativo com o Sebrae

Publicado

em

Por

Espaço Jundiaí Empreendedora no Maxi Shopping Jundiaí
O Espaço Jundiaí Empreendedora fica no Maxi Shopping – piso G3 – ala oeste (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em busca de impulsionar as vendas dos micro e pequenos negócios da cidade, o Jundiaí Empreendedora, em parceria com o Sebrae, promoveu a oficina gratuita "Faça suas vendas decolarem". O evento, realizado na tarde desta segunda-feira (29), no Maxi Shopping – Piso G3 – Ala Oeste, reuniu dezenas de empreendedores ávidos por aprimorar suas estratégias de venda. Dicas para o…

Continuar lendo

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo
Publicidade