Gestores juntam forças para lidar com a falta de médicos e enfermeiros na região
Conecte-se conosco

Jundiaí

Gestores juntam forças para lidar com a falta de médicos e enfermeiros na região

A sobrecarga de trabalho ocasiona perda de energia, esgotamento mental e físico e adoecimento em massa dos profissionais da saúde, gerando um esvaziamento das escalas em todos os equipamentos de saúde

Publicado

em

Atualizado há

(Foto: Pexels)

Nova variante Ômicron e epidemia de H3N2 vêm causando colapso em todo o sistema de saúde. Essa sobrecarga de trabalho ocasiona perda de energia, esgotamento mental e físico e adoecimento em massa dos profissionais da saúde, gerando um esvaziamento das escalas em todos os equipamentos de saúde.

Em nota emitida na última quarta-feira (19), os gestores municipais de Saúde das cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Cabreúva, esclarecem a situação sem precedentes enfrentada por todas as cidades e seus sistemas de atendimento à Saúde e reiteram união para buscar soluções.

Ressaltando o esforço surreal dos profissionais da linha de frente, os secretários falam sobre o encontro catastrófico da pandemia de Coronavírus e a nova variante de Influenza, H3N2. “O destino não somente trouxe os males da Covid 19, mas apresentou o fortuito encontro do maior agravo a saúde pública mundial com outro doença conhecida em nosso país, a influenza, em sua forma ainda mais grave, através da mais recente mutação viral denominada variante H3N2, um surto que avassala nossa região, nosso estado e nosso país.” Diz a nota.

A nota diz ainda que, além das consequências naturais para a Saúde Pública, essa crise ainda sobrecarrega os profissionais. “Diante desta incansável e injusta batalha, hoje vivenciamos uma realidade nunca antes vista, um colapso na rede de saúde regional, ocasionada pela exigência de super produção de nossos profissionais, sejam eles médicos, enfermeiros, administrativos, gestores e outros. Além da sobrecarga de trabalho, que ocasiona perda de energia esgotamento mental e físico, exemplificado pelo fenômeno ocupacional chamado “Síndrome de Burnout”, hoje evidenciamos o adoecimento em massa dos profissionais da saúde, gerando um esvaziamento das escalas em todos os equipamentos de saúde”.

Tudo isso ocasiona na escassez de profissionais que a região enfrenta hoje. “O diuturno esforço de toda gestão regional muitas vezes não é suficiente pra suprir todas as demandas, e a baixa oferta de profissionais aptos a enfrentar este invisível e injusto inimigo, ocasiona falta de médicos e equipe de enfermagem nas escalas dos Pronto Socorros, Pronto Atendimentos, Hospitais de Campanha, Unidades Sentinelas, Gripários ou qualquer tipo de equipamento que presta atendimento aos usuários que lá procuram alento”.

A nota conclui dizendo que os gestores não descansam, ainda que enfrentem todos esses problemas e que todos não medem esforço, mas que a falta de profissionais é triste realidade, mas, ainda que entenda a apreensão das vítimas desses vírus, apela para a compreensão de todos. “O diuturno esforço de toda gestão regional muitas vezes não é suficiente pra suprir todas as demandas, e a baixa oferta de profissionais aptos a enfrentar este invisível e injusto inimigo, ocasiona falta de médicos e equipe de enfermagem nas escalas dos Pronto Socorros, Pronto Atendimentos, Hospitais de Campanha, Unidades Sentinelas, Gripários ou qualquer tipo de equipamento que presta atendimento aos usuários que lá procuram alento. Para obtermos a predominância no final desta tortuosa trilha, cheia de obstáculos, contamos com a compreensão da população de nossa região metropolitana, entendendo que estamos 24 horas por dia em busca de soluções efetivas. Não descansaremos até vencermos definitivamente este mal que nos assola. Este é nosso compromisso, esta é nossa missão”.

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo

Jundiaí

HSV vai receber novos eletrocardiógrafos para agilizar informações e atendimento ao paciente

Saiba mais sobre o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e o impacto das parcerias no atendimento do HSV

Publicado

em

Por

doação de eletrocardiógrafos para Hospital São Vicente em Jundiaí
Equipe do HSV junto aos representantes da BMC Engenharia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a função de evidenciar o funcionamento do coração, sete eletrocardiógrafos, com sistema moderno de transmissão de dados via wi-fi diretamente ao prontuário do paciente, serão doados pela empresa BMC Engenharia ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Os equipamentos, de última geração, agregam às ferramentas de inteligência artificial já utilizada pelo hospital para a identificação precoce de riscos de…

Continuar lendo

Jundiaí

Multinacional Henkel anuncia construção do maior centro de inovação em Jundiaí

O projeto, que começa em 2024, fortalecerá a economia de Jundiaí e promoverá o desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Por

Reunião entre prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado com o presidente da Henkel no Brasil, anunciando instalação do centro de inovação
O projeto inclui modernas instalações e um bosque nativo, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A multinacional alemã Henkel escolheu Jundiaí para sediar seu maior Centro de Inovação do mundo, um projeto grandioso que impulsionará o desenvolvimento da região e fortalecerá a parceria entre a empresa e o município. O novo centro, com previsão de início das obras no segundo trimestre de 2024 e conclusão até o final de 2025, será um ecossistema colaborativo dedicado…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí inicia campanha 80 Mil em Prêmios

Descubra como suas compras podem render grandes recompensas com a ACE Jundiaí este ano

Publicado

em

Por

Foto da fachada da ACE Jundiaí
(Foto: Divulgação/ACE Jundiaí)

Para celebrar o Dia das Mães, e outras datas importantes para o varejo ao longo de 2024, a Associação Comercial Empresarial (ACE) iniciará neste mês de maio a “Campanha 80 Mil em Prêmios”, que distribuirá cupons para as pessoas que consumirem em lojas associadas participantes. Assim como foi em 2023, o valor dos vales-compras é de R$ 500, R$ 1…

Continuar lendo
Publicidade