Instagram Hackeado: criminosos inovam nos golpes; veja como não cair
Conecte-se conosco

Polícia

Instagram Hackeado: criminosos inovam nos golpes; veja como não cair

Jundiaienses contam como descobriram que foram hackeadas e os prejuízos de amigos e familiares.

Publicado

em

Atualizado há

Celular conectando no Instagram
Jundiaienses têm Instagram hackeado e criminosos conseguem dinheiro e fotos íntimas dos amigos das vítimas (Foto: jannoon028/Freepik)

Uma madrugada qualquer, sem sono, pega o celular para dar uma olhada no Instagram e um bug na tela. É assim que a maioria das vítimas de hackers descobrem a violação na rede social.

Hoje, os criminosos utilizam diversas técnicas para conseguir o que querem dos seguidores da vítima. E não tem profissão ou número de seguidores ideais para ser hackeado, pode acontecer com qualquer um.

Mas, possivelmente pior do que ter a rede sociais hackeada, é cair no golpe do criminoso se passando por um amigo, e acabar perdendo dinheiro, ou mais. Provavelmente você já deve ter recebido a mensagem: “O Instagram de fulano foi hackeado, se receber mensagem pedindo dinheiro, não responde”. No entanto, além de muitas vezes não dar tempo de ignorar os pedidos de ajuda falsos do hacker, eles ainda desenvolveram outras técnicas.

Confira essas duas histórias de jundiaienses que acabaram tendo a rede social hackeada, e os prejuízos que vieram com isso.

‘Foi muito rápido’

Giovanna Leite Lucatto, tem 23 anos e é gestora de finanças. Ela se encaixa perfeitamente no exemplo do começo dessa matéria.

“Eu estava mexendo no Instagram, e ele fechou sozinho, como se tivesse dado um erro. A página foi redirecionada. Achei que era ‘bug’ do aplicativo, tentei entrar novamente e percebi que havia pedido o login. Tentei entrar novamente e vi que já estava com outro e-mail e outro número de celular cadastrado”, explica a jovem. “Foi muito rápido! Tudo isso não levou nem 2 minutos”

Giovanna conta que estava apavorada com o que poderia acontecer. De acordo com ela, toda sua família utiliza a rede social, e o maior medo era que alguém fizesse um PIX para os criminosos, se passando por ela.

“E acabaram publicando realmente pedindo [dinheiro], dizendo que eu estava perdida em São Paulo”, conta.

Descobrindo o criminoso

Felizmente, o ataque hacker aconteceu de madrugada, quando a maioria dos seguidores de Giovanna não estavam conectados. Mas, como dito, “a maioria”. Alguns dos seguidores da jovem realmente acreditaram que era ela ‘logada’. De acordo com a jovem, pediram fotos íntimas e “coisas desse tipo” para muitas pessoas. E algumas infelizmente mandaram os “nudes”.

“Eu passei a madrugada tentando recuperar, e pela manhã eu consegui acessar um recurso do próprio Instagram, que você envia uma foto do teu rosto eles analisam e devolvem teu acesso”, explicou Giovanna. “Meu melhor amigo sabe sobre programação e afins. Conseguiu o número de telefone, e-mail, endereço nome, tudo [do hacker]”.

Ao abrir um boletim de ocorrência na polícia, descobriram que o local de onde hackearam seu Instagram foi de dentro de um presídio. Depois disso, Giovanna conseguiu o acesso novamente de sua rede social. E, felizmente, ninguém enviou dinheiro para os golpistas.

A conta do Instagram da Giovanna hoje é privado, e tem pouco mais de 1,4 mil seguidores.

Foto: Reprodução/Instagram

Conta profissional

Enquanto isso, no caso da Dra. Carla Anjos, Enfermeira Esteta Cosmetóloga, sua conta hackeada foi a profissional, o que impactou diretamente seu trabalho. Neste caso, não foi apenas a rede social. Os golpistas conseguiram hackear todo o celular de Carla.

Ela conta que, em um dia normal de trabalho, começou a receber muitas mensagens e, ao tentar responder a primeira pessoa, o aplicativo fechou. Assim, ao invadirem a conta no Instagram, utilizaram um outro formato de golpe, cada vez mais em alta.

“Modificaram senha, modificaram e-mail, e começaram a postar vários eletrodomésticos à venda, e as pessoas começaram a cair no golpe”, explica.

Foto: Reprodução/Instagram

Neste caso, os criminosos usaram a tática de dizer que um amigo da Dra. Carla estava se mudando para outro país, e precisava vender os móveis da casa no Brasil. Dessa forma, as pessoas que acreditaram ser a Dra. demonstraram interesse para comprar através do PIX dos golpistas.

“Algumas pessoas que me conheciam começaram a ligar para meu número, do meu esposo, da minha sogra, perguntando se era eu mesmo. Algumas até me dizendo que já tinham feito PIX”, relata Carla. A médica conta que, até hoje, os hackers ainda têm acesso à sua conta, e que ela não sabe quantas pessoas já caíram no golpe. “Pelo que eu contei foram umas 13 ou 15”, destaca.

Ação judicial

Em contato com a equipe do Facebook, Carla conta que a orientaram a fazer um passo a passo de recuperação de senha, o que não funcionou. Então a disseram para que pedisse para pessoas denunciassem a conta, mas ela segue de pé.

Carla até tentou contratar um “hacker do bem”, para recuperar sua conta. No entanto, de acordo com ele, a conta estava codificada, e não permitia acesso. Assim, a orientou a abrir um processo judicial, o que ela fez.

“Não é só o Instagram, ali tinha todo o meu trabalho, tinha mais de 300 publicações, clientes que confiam em mim. Por isso minhas clientes que caíram, compraram porquê acharam que era eu mesmo que estava vendendo”, disse.

“É a minha imagem, é o meu trabalho, é a sensação de roubo mesmo. Estão usando a minha imagem para fazer isso. E não tenho o que fazer, estou de mãos atadas, esperando o aplicativo resolver, mas não resolvem”, desabafa.

Então, como não cair no golpe?

Dizer como não ter o Instagram hackeado não é simples, até porquê não tem como evitar caso aconteça.

Dessa forma, se seu Instagram foi hackeado, entre em contato imediatamente com a plataforma, procure conseguir o máximo de pessoas possível para denunciar a conta e, se nada disso adiantar, contate a polícia!

Além disso, é possível evitar perder dinheiro ou ter fotos íntimas divulgadas nestes casos. Como, por exemplo, sempre fique atento a posts de vendas de itens na rede social. Esse é um dos modelos de golpe que tem crescido ultimamente.

E, no caso de dúvida, se você não conhece a pessoa dona do perfil pessoalmente, não responda. Se você é próximo do dono do perfil, tente contato por outra rede social, com algum parente, ou ligue para tirar a dúvida. Evite a todo custo fazer transferências bancárias sem ter 100% de certeza.

Polícia

Guarda Municipal de Jundiaí é morto pelo filho em SP

A esposa e a outra filha do Guarda também foram mortas. O jovem de 16 anos ligou para a polícia e confessou o crime. Saiba mais.

Publicado

em

Guarda Municipal de Jundiaí é morto pelo filho adotivo em SP
Isac Tavares Santos trabalhava na Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí desde 2012 (Foto: Guarda Municipal de Jundiaí)

Isac Tavares Santos, Guarda Municipal de Jundiaí, foi assassinado pelo filho adotivo, um adolescente de 16 anos. O menor também confessou ter matado a esposa do guarda, Solange Aparecida Gomes, de 50 anos, e a filha do casal, Letícia Gomes Santos, de 16 anos. De acordo com o boletim de ocorrência, o adolescente ligou para a Polícia Militar, na noite…

Continuar lendo

Polícia

Homem é atropelado por trem na Linha 7-Rubi em Jundiaí

A vítima invadiu a via entre as estações e foi levada a um hospital; CPTM colabora com a investigação e reforça alertas sobre riscos ferroviários.

Publicado

em

Por

Foto: CPTM Governo de SP

Um homem foi atropelado por um trem da Linha 7-Rubi na manhã deste sábado, no trecho entre Jundiaí e Várzea Paulista. De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a vítima teria invadido a via férrea entre as estações e foi colhida pelo trem que seguia no sentido da Estação Brás. Após o acidente, o resgate foi acionado…

Continuar lendo

Polícia

Casal que forjou Pix para doações ao Rio Grande do Sul é preso em Santo André

Publicado

em

Casal é preso em Santo André por fraudes em doações via Pix para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul em operação conjunta das Polícias Civis. (Foto: Governo de SP)

Operação conjunta entre as Polícias Civis de São Paulo e do Rio Grande do Sul resulta em prisões Um casal foi preso em Santo André, na região do ABC paulista, na manhã desta quarta-feira (15), suspeito de fraudar doações via Pix destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A operação, batizada de "Dilúvio Moral", é resultado de…

Continuar lendo

Polícia

Guarda de Jundiaí apreende adolescente que teria participado de roubo em ponto de ônibus

O adolescente afirmou ter roubado um aparelho celular, mas o objeto já não estava mais em sua posse. Ele foi apreendido e encaminhado à Fundação Casa.

Publicado

em

Viatura da Guarda Municipal de Jundiaí
O caso aconteceu no bairro Eloy Chaves (Foto: Guarda Municipal de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (13), Guardas Municipais de Jundiaí apreenderam um jovem de 16 anos suspeito de participar de um assalto. O adolescente estava em um ponto de ônibus na Avenida Carlos Veiga, no bairro Eloy Chaves. De acordo com o relato, um transeunte abordou os guardas Meneses e Gomes, informando que três jovens tentavam roubar uma pessoa usando uma faca. No…

Continuar lendo

Polícia

Homem é preso em Jundiaí suspeito de agredir filho e esposa

Segundo boletim de ocorrência, a mulher chegou a esfaquear o suspeito para se defender das agressões.

Publicado

em

Por

plantao-policial
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil (Foto: Arquivo Pessoal)

Um homem de 43 anos foi preso na madrugada deste domingo (12), na Vila Municipal, em Jundiaí, após supostamente agredir a esposa e o filho. De acordo com o boletim de ocorrência, a mulher, de 37 anos, teria esfaqueado o marido em legítima defesa. Vizinhos acionaram a polícia após presenciarem a briga. Ao chegar no local, os policiais encontraram o…

Continuar lendo