18 de julho Grendacc completa 27 anos de luta contra o câncer infantojuvenil
Connect with us

Jundiaí

18 de julho Grendacc completa 27 anos de luta contra o câncer infantojuvenil

Desde 2020, o Grendacc está trabalhando para tornar o Hospital da Criança referência em especialidades pediátricas como já é no tratamento oncológico e hematológico

Published

on

Atualizado há

Presidente do Grendacc

“Completar 27 anos de luta contra o câncer infantojuvenil é um orgulho para o Grendacc, uma instituição que nasceu pequena, virou um hospital e hoje é referência no tratamento oncológico e hematológico de Jundiaí e região, e já atendeu mais de 76 mil crianças”, declara a presidente do Hospital da Criança do Grendacc, Isabela Bastos Cardoso, sobre o aniversário da instituição, comemorado em 18 de julho. Ela frisa que luta é a palavra de ordem na instituição, afinal, sobreviver nesses tempos de crise econômica, com o aumento do desemprego e da pobreza, significa lutar uma batalha todos os dias.

A presidente do Grendacc explica que a ajuda da sociedade tem sido vital para que o Hospital da Criança continue oferecendo um tratamento de qualidade, integral e humanizado para crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Mas que a instituição não para, e tem um planejamento estratégico para melhorar o desempenho operacional e aumentar a receita, como a elaboração de projeto, tais como Amigo Leão, Travessia, Doador Anjo, entre outros.

A instituição tem ainda algumas emendas parlamentares em andamento, entre elas a do deputado estadual Alexandre Pereira e da deputada federal Tabata Amaral. O setor de Relações Institucionais também encaminhou 75 ofícios de custeio para deputados federais e estaduais e aguarda respostas; e está trabalhando para aumentar as parceiras com empresas, por meio da criação de projetos – um deles é o Travessia, disponível no nosso aplicativo, o Doar Fácil, e também no site – e que oferece algumas contrapartidas aos empresários. Estes e outros projetos estão disponíveis no site www.institucional.grendacc.org.br.

Referência em especialidades pediátricas

Desde 2020, o Grendacc está trabalhando para tornar o Hospital da Criança referência em especialidades pediátricas como já é no tratamento oncológico e hematológico. E está buscando novas parcerias com convênios para consultas, exames e cirurgias.

Exemplo disso são as cirurgias realizadas pelo ortopedista pediátrico Cleber Ferreira Moreira, de 44 anos. Em 2021 foram realizadas 11 cirurgias e este ano, quatro. De acordo com o médico, são cirurgias de doenças neuromusculares, paralisias cerebrais e, principalmente, as de má-formação congênitas. “Mas fazemos de tudo”, esclarece Moreira, que também é responsável pela ortopedia pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo. Ele é formado pela FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí) e fez especialização em ortopedia infantil pela USP.

Ele explica que em crianças com paralisia cerebral, ao longo da vida, vão surgindo deformidades e isso vai dificultando a locomoção. “E naquelas sem locomoção vai dificultando os cuidados diários dos pais, desde posicionamento até higiene”, diz. Segundo Moreira, o Grendacc recebe muitas demandas reprimidas, porque ortopedia pediátrica é uma especialidade rara na região, então são cirurgias que chegam um pouco tarde. “São paliativas, para dar mais qualidade de vida aos pacientes.”

O especialista conta que essas cirurgias corretivas de má-formação congênitas são de alta complexidade, chamadas multinível. “São padrão ouro, porque corrigimos em uma única operação os dois quadris, os dois joelhos e os dois pés. Isso significa menos hospitalização para a criança e uma única mobilização. Além de oferecer mais conforto ao paciente, tem um melhor resultado.”

No Hospital da Criança, essas cirurgias são feitas por meio de convênios com o SUS e com as operadoras de saúde, e também particular.

Queda nas doações

Com a crise, as doações caíram cerca de 30% no Grendacc, mas o câncer não para. Por isso, a instituição também tem planejado uma série de ações para aumentar sua captação de recursos, entre elas a sua tradicional feijoada, que será neste domingo, dia 17 de julho, no Buffet Ki Festa do Caxambu. A “Feijuca do Bem” marca a volta dos eventos e comemora os 27 anos do Grendacc e terá 100% da renda revertida para o hospital.

O Grendacc também está de volta ao Maxi Shopping Jundiaí até o dia 23 de julho, no Espaço Comunidade, vendendo seus produtos institucionais. É uma parceria com os artesãos do Mix Outlet Solidário, que expõe suas peças e doam 12% do lucro obtido para a instituição. O espaço funciona diariamente, das 10h às 22h, em frente à Lojas Americanas, no piso 2.

“Quero aproveitar essa data especial para agradecer a todos que têm apoiado a nossa instituição: Colaboradores, voluntários, poder público e, principalmente, a sociedade, que sempre esteve ao nosso lado. Nós continuamos precisando da ajuda de todos”, afirma a presidente. O Hospital da Criança do Grendacc gasta cerca de R$ 1,5 milhão por mês para se manter e atualmente tem 17 crianças em tratamento efetivo contra o câncer (fazendo quimioterapia ou radioterapia) e outras 76 em acompanhamento (passando por consultas e exames periodicamente).

Existe várias formas de colaborar com o Grendacc:

  • Comprando em nosso Bazar Permanente – que vende roupas, calçados, acessórios, utensílios para casa e decoração, livros e brinquedos novos e seminovos;
  • Adquirindo as rifas que sempre organizamos – no momento estamos vendendo a Rifa dos Pais;
  • E também fazendo doações:
    – por PIX (a chave é o celular 11 9 8911-9986);
    – por depósito em nossas contas bancárias;
    – pelo aplicativo Doar Fácil;
    – pelo Telemarketing (11 4815-8445 e 11 98919-4635);
    – pela Nota Fiscal Paulista.

Projetos em andamento

Atualmente, o Grendacc tem diversos projetos em andamento para aumentar os recursos captados, entre eles o Amigo Leão, onde a pessoa física ou empresa pode destinar parte do seu Imposto de Renda e apoiar o Projeto Fisioterapia do Grendacc, apresentado ao CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) de Várzea Paulista.
Outros dois projetos foram aprovados em junho pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o Grendacc já pode dar início à captação de recursos. São eles:
*Projeto Atendimento de Crianças e Adolescentes Portadoras de Doenças Crônicas (Protocolo 646), data da publicação no Diário Oficial: 28 de Junho de 2022 (Página 16);

*Projeto Orientação Nutricional e Preventiva de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT’s) (Protocolo 665), data da publicação no diário oficial: 28 de Junho de 2022 (Página 16).

Para mais informações sobre os projetos e como ajudar a instituição, acesse o site: www.institucional.grendacc.org.

Jundiaí

Evento em Jundiaí promove estratégias para o crescimento empresarial

Encontro destacou ferramentas e orientações para alavancar negócios, com foco especial no modelo de franquias.

Published

on

Evento da Jundiaí Empreendedora.
O encontro gratuito foi uma oportunidade para aqueles que buscam diversificar e expandir suas atividades (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Espaço Jundiaí Empreendedora abriu as portas para um evento que reuniu empreendedores de várias áreas que estão em busca de novas oportunidades de crescimento e expansão, o ‘Vitrine de Oportunidades: Da Ideia à Loja!’.  A ação apresentou ferramentas valiosas e orientações essenciais para quem deseja alavancar ou expandir seu negócio, especialmente no modelo de franquias - um dos temas…

Continue Reading

Jundiaí

Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado com avanços em Jundiaí

Oito anos de políticas que impulsionam o desenvolvimento da cidade.

Published

on

Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos é uma das ações apresentadas no Dia Internacional dos Direitos Humanos pela cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos é uma das ações apresentadas no Dia Internacional dos Direitos Humanos pela cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (10), o mundo celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948. A data busca destacar a importância da valorização e promoção do tema. Em Jundiaí, a Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, vinculada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), tem desempenhado um papel crucial nesse contexto, com iniciativas…

Continue Reading

Jundiaí

Equipes de Jundiaí vencem etapa regional do ‘Torneio Sesi de Robótica’

Ao todo, oito equipes avançaram para a fase nacional do Torneio Sesi de Robótica, mas Jundiaí foi a única cidade a classificar duas equipes diretamente.

Published

on

Equipes do Torneio Sesi de Robótica
Foto: Natally Machado Alves/Sesi-SP

As equipes de Jundiaí tiveram um desempenho de destaque na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica da FIRST Lego League (FLL), realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro no Hotel Sesi Epitácio. A equipe SESI Heroes conquistou o Champion’s Award, o principal prêmio do evento, enquanto a equipe BB-8 garantiu o segundo lugar na mesma categoria, solidificando…

Continue Reading
Skip to content