Batata, tomate, bebidas e produtos de limpeza seguram inflação nos supermercados
Conecte-se conosco

Jundiaí

Batata, tomate, bebidas e produtos de limpeza seguram inflação nos supermercados

No acumulado do ano, o maracujá segue sendo o produto com maior queda de preço (-35,5%) e a cebola com a maior alta (55,13%)

Publicado

em

Corredor de supermercado
Julho fechou com uma inflação de 0,60%. (Foto: Divulgação)

Pelo terceiro mês consecutivo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), registrou uma queda em relação ao mês anterior, fechando em uma inflação de 0,60% em julho. 

Segundo a APAS, o que segurou o aumento geral no estado foram as deflações registradas nos produtos hortifruti (-2,52%), bebida (-0,43%) e limpeza (-0,41%) equilibrando a balança. 

No acumulado do ano, o índice está em 4,98% – no mesmo período de 2019 a inflação era de 2,71% e ano acabou fechando em 5,73%. 

“Sem dúvida, a exportação da proteína, somada à entressafra do leite são os principais índices que puxam a inflação para cima”, explica o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos.

Em queda

Entre os itens que tiveram as maiores quedas do mês estão os legumes (-8,39%) e os tubérculos (-7,05%). Os principais representantes destas classes são o tomate, com -19%, e a Batata, com 18,3%. 

No primeiro, a maturação acelerada da lavoura (sem frio e pragas) aumentou a oferta no mercado, mas com o fim das safras em agosto, a boa notícia está ameaçada. No caso da batata, a boa safra garantiu preços atrativos que adiantaram colheita. 

Outros itens, como laranja (-5,71%), cenoura (-17,29%) e beterraba (-4,18%) também tiveram grandes quedas.

Entre as bebidas, as não alcoólicas tiveram deflação de -0,33% e as alcoólicas, -0,61%. No setor da limpeza, os destaques ficaram para sabão em pó (-2,12%), sabão líquido (-2,07%).

No acumulado do ano, o maracujá segue sendo o produto com maior queda de preço (-35,5%) e a cebola com a maior alta (55,13%).

Leite

Na análise histórica do leite nos últimos anos, a APAS ressalta que não é incomum o produto registrar acelerações deste tipo no primeiro semestre. 

“Ao compararmos os seis primeiros meses do ano, notamos que em 2016 tivemos um aumento de 55% e, em 2018, 49%. Em 2020, o leite subiu 4,95% em julho e soma 21,62% no acumulado. O principal motivo para o aumento é a diminuição das chuvas nas regiões produtoras, o que causa menos pastagens verdes e afeta a produção das vacas leiteiras”, informa. 

A APAS acredita que esse aumento irá perdurar em agosto refletindo também na indústria de laticínios e derivados. Em julho, o valor da muçarela subiu 11,6%, e o queijo prato quase 9%.

Carnes

Em julho, as carnes bovinas registraram o terceiro aumento seguido (1,15%), porém a forte queda de janeiro e fevereiro compensam o movimento recente sendo que no acumulado de 2020 as carnes registram ainda queda de 3,4%. 

Entre os cortes com deflação estão a Picanha (-1,2%) e o Contra-filé (-0,78%). Já os que tiveram maiores altas foram Alcatra (4,8%), Costela Bovina (4,99%) e Fígado (7,54%).

Jundiaí

CPFL registra mais de 70 colisões contra postes na região de Jundiaí em 2024

Os dados são do primeiro trimestre do ano. Número de ocorrências caiu 30,7% em relação ao ano passado. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Além dos perigos para os motoristas e pedestres, as colisões contra postes podem causar interrupções de energia (Foto: Reprodução/Wânyffer Monteiro/TV TEM)

A CPFL Piratininga pega carona no movimento Maio Amarelo para alertar a população sobre riscos e potenciais transtornos causados por colisões de veículos contra postes. Na região de Jundiaí, a concessionária registrou 72 ocorrências entre janeiro e março de 2024. No mesmo período de 2023, a empresa computou 104 colisões, o que representa queda de 30,7%. A cidade de Jundiaí lidera…

Continuar lendo

Jundiaí

Festa Julina de Jundiaí confirma Ana Castela, Jorge e Mateus, e Turma do Pagode

Evento acontece do dia 19 a 28 de julho no Parque da Uva e ainda há mais três atrações a serem anunciadas

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Festa Julina Jundiaí

Ana Castela, Jorge e Mateus, e Turma do Pagode estão na grade de shows da Festa Julina de Jundiaí 2024, um dos maiores eventos da região, que acontece no mês de julho, no Parque da Uva. Para abrir as festividades, no dia 19, quem sobe ao palco é a boiadeira mais querida do Brasil, Ana Castela. Conhecida por suas músicas que falam de força e independência, como “Dona de…

Continuar lendo

Jundiaí

APAE de Jundiaí homenageia mães atípicas com relatos emocionantes

Descubra o poder da maternidade através das experiências de mães atípicas na APAE de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Mães atípicas compartilham suas jornadas de amor e desafios na APAE de Jundiaí. (Foto: Divulgação/APAE Jundiaí)

No mês de maio, a APAE de Jundiaí organiza uma celebração especial em homenagem às mães atípicas, aquelas cujas vidas são moldadas por desafios únicos e um amor incondicional. Através de uma série de relatos compartilhados em seu perfil no Instagram, a instituição destaca a força e a coragem dessas mães, que encaram a maternidade de forma excepcional e inspiradora.…

Continuar lendo

Jundiaí

Após a FENS, empreendedores comemoram “vida nova” nos negócios em Jundiaí

Explore como a FENS impulsiona o crescimento e a inovação entre empreendedores locais.

Publicado

em

A FENS tem sido uma verdadeira escola para os empreendedores locais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços de Jundiaí) se consolidou como uma verdadeira escola para os empreendedores locais, impulsionando o crescimento e a profissionalização de seus negócios. A quinta edição da feira, realizada em abril deste ano, evidenciou a evolução dos participantes, com 80,8% dos expositores relatando experiência prévia em eventos desse porte, um aumento significativo em relação…

Continuar lendo

Jundiaí

Voluntários de Jundiaí fazem a diferença na arrecadação de doações para RS

Descubra as formas de colaborar e os itens mais necessários para apoiar a campanha de solidariedade em Jundiaí.

Publicado

em

Por

Dolores e os amigos do tênis de praia estão engajados na arrecadação para o Rio Grande do Sul (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Desde o início da semana, a comunidade de Jundiaí tem se mobilizado em uma grande ação de solidariedade para auxiliar as vítimas da tragédia ambiental no Rio Grande do Sul. O Fundo Social de Solidariedade (Funss) tem sido o centro dessa iniciativa, recebendo doações e contando com a inestimável colaboração de dezenas de voluntários. Dedicação e amor ao próximo marcam…

Continuar lendo
Publicidade