A Biblioteca Pública Prof. Nelson Foot (BNF) recebeu na manhã desta quinta-feira (11), alunos do 2º semestre do curso de Eventos da Fatec Jundiaí para conhecer a exposição “Comendo a Terra e Segurando o Céu”. Os professores Ma. Marianna Lamas Ramalho, Ma. Adriana Perroni Ballerini e Ms. Galileo Schioser acompanharam os alunos.
Além disso, também participaram da abertura alunos do Centro Municipal de Educação para Jovens e Adultos – CMEJA. A Fatec convidou os alunos para integrar o projeto da exposição, com a confecção de cards, sob a orientação da professora de Língua Inglesa.
“É muito gratificante ver que a comunidade se apropriando dos espaços oferecidos pela Biblioteca. Aqui a Literatura será sempre destaque, mas nós queremos outros segmentos ocupando e divulgando suas ações aqui na Biblioteca. Cultura se faz com parcerias”, comentou a bibliotecária da BNF, Michele Bueno.
Entenda a exposição
“Comendo a Terra e Segurando o Céu”, faz parte do 12° Encontro de Tecnologia e Cultura: Humanidades e Futuros. A exposição se fundamenta na leitura e análise do livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak. A leitura traz questionamentos sobre o conceito de humanidade, sobre como vivemos nossa realidade e a fatalidade que teremos de encarar: o futuro e talvez o fim do mundo.
De acordo com os organizadores, o objetivo da exposição é de refletir a discrepância entre o que pensamos ser como humanidade, o que realmente somos e nossas concepções e ideias para adiar o fim do mundo. A exposição encontra-se dividida em duas partes: “Comendo a Terra” e “Segurando o Céu”.
Foto: Prefeitura de Jundiaí
Comendo a Terra representa uma relação dialética de consumo e pertencimento nossa para com a Terra. No atual sistema em que vivemos somos levados a uma desconexão da natureza, entendendo-a apenas como recurso, matéria-prima, que podemos e devemos explorar do jeito que bem entendemos.
Porém, em uma segunda perspectiva comer a terra envolve uma relação de pertencimento, é perceber que tudo interna e externamente é Terra. Já em Segurando o Céu, a exposição permeia o que Krenak coloca em seu livro como “construir paraquedas coloridos” como uma simbologia de aceitar a queda, porém adiar a chegada ao fim do mundo a partir do que pensamos ser formas de fruir a vida e expandir subjetividades através de visões e poéticas.
O 12º Encontro de Tecnologia e Cultura é uma realização do Curso Superior de Tecnologia em Eventos e do Programa de Extensão e Cultura (PEC), ambos da FATEC Jundiaí, que ocorrerá no dia 22 de maio das 9h às 12h30, no auditório da Biblioteca Municipal Nelson Foot.
A exposição “Comendo a Terra e Segurando o Céu”, poderá ser visitada até dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 10h às 17h. A entrada é gratuita. A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.
Nesta semana, em Jundiaí (SP), os alunos da EMEB Aparecido Garcia e a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maringá se uniram para uma missão especial: conscientizar a comunidade do bairro sobre a importância da prevenção da dengue. A ação envolveu os estudantes e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que percorreram o bairro de casa em casa, alertando…
O Jundiaí Empreendedora, espaço gratuito da Prefeitura de Jundiaí, tem sido o ponto de partida para diversas trajetórias de sucesso. Cristiano Santos, palestrante internacional, TEDx speaker, professor, jornalista e consultor de marketing digital e mídias sociais, é um dos exemplos mais recentes. Desde janeiro deste ano, ele escolheu o coworking como seu escritório fixo e, agora, se prepara para levar…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade