Casados há 32 anos, marido doa rim à mulher em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Casados há 32 anos, marido doa rim à mulher em Jundiaí

Após três anos de transplante, casal comemora a vida saudável que levam juntos

Publicado

em

Atualizado há

Casados há 32 anos, marido doa rim à mulher em Jundiaí
Casados há 32 anos, marido doa rim à mulher em Jundiaí (Foto: Arquivo Pessoal)

Há três anos, a aposentada Estela Aparecida Valiente Maia, de 57 anos, recebia a maior prova de amor de seu marido Valter Maia: um rim.  “Sou grata ao meu marido que me doou um rim e me deu uma nova vida”, comemora.

Estela e Valter são casados há 32 anos e desde 2000 a aposentada lutava contra uma glomerulonefrite, inflamação do glomérulo, uma unidade funcional do rim. 

Ela começou a fazer hemodiálise em 2009 e depois de três anos ela foi chamada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para realizar um transplante de doador cadáver. “Fui toda feliz, com vários planos na cabeça”, recorda.

Mas horas depois do procedimento, veio a triste notícia: o transplante apresentou rejeição e Estela teve que voltar para a hemodiálise.

“Eu fiz sete anos de hemodiálise, durante três vezes na semana, com sessões de 4 horas. Levantava às 5h da manhã e saia às 10h da hemodiálise para trabalhar depois”, lembra. 

O transplante

Depois de alguns anos, Estela descobriu uma nefrologista renomada de São Paulo e começou a fazer um novo tratamento para deixar seu sangue compatível com o de seu esposo. 

Então, no dia 30 de março de 2016, Estela recebeu o “tão sonhado e esperado” transplante no Hospital Samaritano, em São Paulo.

Ao Tribuna de Jundiaí, Valter disse que essa foi uma das decisões mais importantes da sua vida.  “Me senti em paz, leve e muito feliz por amenizar o sofrimento de uma pessoa muito importante na minha vida. Em nenhum momento senti medo, foi uma decisão lógica, tranquila e consciente”, afirma o engenheiro civil de 60 anos. 

A recuperação do casal foi ótima, Valter teve alta após três dias e Estela permaneceu internada durante 21 dias. “No início senti uma grande preocupação, mas depois foi só confiança e felicidade”, completa o engenheiro. 

Valter ainda ressalta que a doação de órgão deve ser encarada como uma atitude natural, “é uma forma de amenizar a dor do próximo sem que a sua saúde e bem-estar sejam afetados”. “Muitas vidas poderiam ser salvas ou vividas com maior dignidade e qualidade, com a doação de órgãos”, finaliza.

 

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade