Centro Histórico de Jundiaí se transforma em sala de aula para alunos em visita guiada
Connect with us

Jundiaí

Centro Histórico de Jundiaí se transforma em sala de aula para alunos em visita guiada

Participe de roteiros guiados que unem educação, preservação e a história viva de Jundiaí.

Published

on

Atualizado há

Interior da catedral nossa senhora do desterro em Jundiaí
Primeira parada da caminhada foi a Catedral, onde o grupo visitou diversos pontos, inclusive o altar e a cripta (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Centro Histórico se transforma em sala de aula a céu aberto para alunos do CMEJA

Na tarde da última quarta-feira (17), o Centro Histórico de Jundiaí se tornou uma sala de aula a céu aberto para um grupo de alunos do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA). A turma participou da caminhada “Arquitetura Sacra: do Período Colonial ao início da República”, um dos roteiros a pé mediados por bens culturais da cidade, promovidos pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) com foco na Educação, preservação e proteção patrimoniais.

Desvendando os segredos da Catedral Nossa Senhora do Desterro e do Mosteiro de São Bento

Acompanhados por experientes guias do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da UGC, os alunos embarcaram em uma viagem no tempo, percorrendo ruas e vielas do Centro Histórico e desvendando os segredos de dois dos mais importantes monumentos da cidade: a Catedral Nossa Senhora do Desterro e o Mosteiro de São Bento.

Uma aula de história viva: arquitetura, arte e fé se entrelaçam

Na Catedral, a turma teve a oportunidade de admirar a grandiosa fachada, as pinturas do italiano Arnaldo Mecozzi e os detalhes arquitetônicos que refletem as transformações sofridas por Jundiaí e pela Igreja Católica ao longo dos séculos. A visita guiada incluiu ainda locais normalmente inacessíveis ao público, como a Sacristia, o altar principal, a Cripta e o Memorial dedicado a Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, primeiro Bispo da Diocese de Jundiaí.

Do passado ao presente: a memória como ponte para o futuro

Seguindo para o Mosteiro de São Bento, os alunos foram recebidos pelo capelão Dom Dionísio Calheiros, que os guiou por entre os corredores históricos do local e apresentou o altar talhado em madeira, obra de arte que chegou a Jundiaí em 1911. A visita proporcionou aos participantes uma reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e a necessidade de manter viva a memória do passado para construir um futuro melhor.

Interior do Mosteiro São Bento em Jundiaí
No Mosteiro, o grupo foi recebido pelo capelão Dom Dionísio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Uma experiência enriquecedora para alunos e educadores

Para a estudante Rosane Francisco, que cursa o 1º ano do Ensino Médio, a caminhada foi uma oportunidade única de conhecer a fundo a história da cidade e apreciar a beleza dos monumentos. “Sempre passo por aqui, mas nunca tinha tido a chance de visitar a Catedral e o Mosteiro. Achei tudo muito bonito e rico em detalhes. Visitas como esta são essenciais para que as pessoas conheçam e valorizem o nosso patrimônio”, ressaltou.

Mais roteiros para explorar a história e a cultura de Jundiaí

A programação de caminhadas mediadas pela Cultura de Jundiaí oferece diversas opções para quem deseja desvendar os encantos da cidade. Além da “Arquitetura Sacra”, os interessados podem participar dos roteiros “Centro Histórico – Patrimônios Culturais da Colina”, “Vila Arens e a Industrialização”, “Espaço Expressa – Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro” e “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí”. As inscrições podem ser feitas no site da Cultura.

Vitrais chamaram a atenção da Rosane em sua primeira visita às duas igrejas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Uma iniciativa que promove a educação patrimonial e a valorização da história local

As caminhadas mediadas por patrimônios de Jundiaí são uma iniciativa valiosa que contribui para a educação patrimonial da população, promovendo o conhecimento, a valorização e a preservação da história e da cultura local. Através da experiência vivenciada em cada roteiro, os participantes são convidados a refletir sobre a importância de manter viva a memória do passado e construir um futuro mais consciente e engajado na preservação do nosso patrimônio. As inscrições para participação de interessados seguem abertas no site da Cultura.

Jundiaí

Do Brasil para a Argentina: Casal de Jundiaí apostou no ‘Sol de Maio’ para estudar medicina

De Jundiaí, Matheus Sene e Gianne Stocco encontraram desafios e oportunidades na Argentina, país conhecido por acolher estudantes estrangeiros.

Published

on

Casal jundiaiense, que se mudou para a Argentina
Foto: Arquivo Pessoal

Um casal de Jundiaí decidiu embarcar em uma jornada de estudos na Argentina. Matheus Sene, empresário e agora estudante de medicina, e Gianne Stocco, a química e também estudante, compartilharam as experiências e desafios dessa transição com o Tribuna de Jundiaí. Matheus conta que o casal decidiu se mudar para a Argentina para realizar o sonho de estudar medicina. "Trocar…

Continue Reading

Jundiaí

DAE Jundiaí inicia remanejamento de redes de água na rua Bom Jesus de Pirapora

A previsão é de que os trabalhos neste trecho da rua Bom Jesus de Pirapora sejam concluídos em 45 dias.

Published

on

Obras da DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí segue avançando com seu programa de modernização da rede de água, e agora os trabalhos chegaram à rua Bom Jesus de Pirapora, entre as ruas Marcílio Dias e Gaspari Sobrinho. Nesta etapa, serão remanejados aproximadamente 1500 metros de rede, visando garantir um abastecimento mais eficiente e reduzir a ocorrência de vazamentos. Uma das vantagens desta obra é…

Continue Reading

Jundiaí

Funss de Jundiaí em parceria com o Senai oferece cursos profissionalizantes 

Entre os cursos ofertados no mês de outubro, estão os com tema natalino

Published

on

Panetones de chocolate com cereja produzidos no Funss de Jundiaí.
Curso de panetone terá turma aberta para 20 pessoas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No mês de outubro, o Fundo Social de Solidariedade (Funss de Jundiaí) realizará cursos próprios com a temática de natal, em parceria com o Senai, para capacitação de jovens interessados no mercado de tecnologia e administração.  As inscrições dos cursos do Funss Jundiaí e Senai serão abertas na segunda-feira (16), às 12h, a partir de Google Forms. Critérios para as…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí investe R$ 4,8 milhões em asfalto ecológico

As obras atualmente abrangem os bairros Água Doce, Fernandes, Santa Gertrudes e Bom Jardim. Saiba mais.

Published

on

asfalto sustentável
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde 2019, Jundiaí tem implementado um projeto de asfalto ecológico em diversas áreas da cidade, com foco especial em bairros da zona rural. A ação já resultou na cobertura de 234 mil metros quadrados de vias com esse tipo de pavimentação sustentável, com mais 24 mil metros quadrados atualmente em execução. As obras, conduzidas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura…

Continue Reading

Jundiaí

Faculdade de Medicina de Jundiaí abre inscrições para Mestrado na segunda (16)

Programa é focado na Saúde da Mulher , Saúde da Criança e Adolescente e Saúde do Adulto e Idoso e tem duração de 2 anos

Published

on

Turma do mestrado da faculdade de medicina de jundiaí em sala de aula.
Durante o curso, os alunos terão acesso a disciplinas fundamentais (Foto: Divulgação/ FMJ)

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) iniciará as inscrições para seu renomado programa de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde na segunda-feira (16). O programa é ideal para profissionais graduados que desejam se especializar em pesquisa científica e ensino superior, consolidando suas habilidades e construindo uma carreira de sucesso. O curso ofertado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí tem…

Continue Reading
Advertisement