Centro Histórico de Jundiaí se transforma em sala de aula para alunos em visita guiada
Conecte-se conosco

Jundiaí

Centro Histórico de Jundiaí se transforma em sala de aula para alunos em visita guiada

Participe de roteiros guiados que unem educação, preservação e a história viva de Jundiaí.

Publicado

em

Atualizado há

Interior da catedral nossa senhora do desterro em Jundiaí
Primeira parada da caminhada foi a Catedral, onde o grupo visitou diversos pontos, inclusive o altar e a cripta (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Centro Histórico se transforma em sala de aula a céu aberto para alunos do CMEJA

Na tarde da última quarta-feira (17), o Centro Histórico de Jundiaí se tornou uma sala de aula a céu aberto para um grupo de alunos do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA). A turma participou da caminhada “Arquitetura Sacra: do Período Colonial ao início da República”, um dos roteiros a pé mediados por bens culturais da cidade, promovidos pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) com foco na Educação, preservação e proteção patrimoniais.

Desvendando os segredos da Catedral Nossa Senhora do Desterro e do Mosteiro de São Bento

Acompanhados por experientes guias do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da UGC, os alunos embarcaram em uma viagem no tempo, percorrendo ruas e vielas do Centro Histórico e desvendando os segredos de dois dos mais importantes monumentos da cidade: a Catedral Nossa Senhora do Desterro e o Mosteiro de São Bento.

Uma aula de história viva: arquitetura, arte e fé se entrelaçam

Na Catedral, a turma teve a oportunidade de admirar a grandiosa fachada, as pinturas do italiano Arnaldo Mecozzi e os detalhes arquitetônicos que refletem as transformações sofridas por Jundiaí e pela Igreja Católica ao longo dos séculos. A visita guiada incluiu ainda locais normalmente inacessíveis ao público, como a Sacristia, o altar principal, a Cripta e o Memorial dedicado a Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, primeiro Bispo da Diocese de Jundiaí.

Do passado ao presente: a memória como ponte para o futuro

Seguindo para o Mosteiro de São Bento, os alunos foram recebidos pelo capelão Dom Dionísio Calheiros, que os guiou por entre os corredores históricos do local e apresentou o altar talhado em madeira, obra de arte que chegou a Jundiaí em 1911. A visita proporcionou aos participantes uma reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e a necessidade de manter viva a memória do passado para construir um futuro melhor.

Interior do Mosteiro São Bento em Jundiaí
No Mosteiro, o grupo foi recebido pelo capelão Dom Dionísio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Uma experiência enriquecedora para alunos e educadores

Para a estudante Rosane Francisco, que cursa o 1º ano do Ensino Médio, a caminhada foi uma oportunidade única de conhecer a fundo a história da cidade e apreciar a beleza dos monumentos. “Sempre passo por aqui, mas nunca tinha tido a chance de visitar a Catedral e o Mosteiro. Achei tudo muito bonito e rico em detalhes. Visitas como esta são essenciais para que as pessoas conheçam e valorizem o nosso patrimônio”, ressaltou.

Mais roteiros para explorar a história e a cultura de Jundiaí

A programação de caminhadas mediadas pela Cultura de Jundiaí oferece diversas opções para quem deseja desvendar os encantos da cidade. Além da “Arquitetura Sacra”, os interessados podem participar dos roteiros “Centro Histórico – Patrimônios Culturais da Colina”, “Vila Arens e a Industrialização”, “Espaço Expressa – Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro” e “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí”. As inscrições podem ser feitas no site da Cultura.

Vitrais chamaram a atenção da Rosane em sua primeira visita às duas igrejas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Uma iniciativa que promove a educação patrimonial e a valorização da história local

As caminhadas mediadas por patrimônios de Jundiaí são uma iniciativa valiosa que contribui para a educação patrimonial da população, promovendo o conhecimento, a valorização e a preservação da história e da cultura local. Através da experiência vivenciada em cada roteiro, os participantes são convidados a refletir sobre a importância de manter viva a memória do passado e construir um futuro mais consciente e engajado na preservação do nosso patrimônio. As inscrições para participação de interessados seguem abertas no site da Cultura.

Jundiaí

Saúde Ambiental de Jundiaí identifica morcego positivo para raiva

O animal foi encontrado no interior de uma residência no bairro Ivoturucaia, e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local.

Publicado

em

Jundiaí identifica morcego positivo para raiva, foto mostra o animal sendo manuseado com pinças em laboratório.
Confira as orientações das autoridades (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou, nesta sexta-feira (24), um morcego positivo para a raiva no bairro Ivoturucaia. O animal, um insetívoro, estava vivo no interior de uma residência e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local. Felizmente, os felinos já estavam vacinados contra a doença e não houve nenhum caso…

Continuar lendo

Jundiaí

Investimentos no Porto de Santos irão gerar empregos e desenvolvimento para Jundiaí

O Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU) passará a ser um REDEX – Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação, facilitando as exportações das empresas da região.

Publicado

em

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Porto de Santos, o maior da América Latina e um dos principais do mundo, terá um aporte de R$ 10,6 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos - e este plano impactará o Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU). O plano prevê doze projetos estratégicos que visam aumentar a capacidade e a eficiência do porto, além de reduzir o impacto ambiental…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí terá final de semana chuvoso e com mínima de 15°C

Domingo será o dia mais frio, com mínima de 15°C e máxima de 19°C. Confira a previsão do tempo

Publicado

em

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Neste final de semana, a cidade de Jundiaí registrará dias mais gelados, após uma mudança brusca de temperatura. De acordo com a previsão do tempo do Climatempo, domingo será o dia mais frio, com mínima de 15°C e máxima de 19°C. Esse clima com mais cara de inverno deve prosseguir até a próxima semana. Confira a previsão do tempo para…

Continuar lendo

Jundiaí

Hospital São Vicente implementa plataforma para recrutamento e seleção

A nova ferramenta traz agilidade, eficiência e qualidade para cada etapa do recrutamento de novos colaboradores. Conheça.

Publicado

em

Pessoa acessa a plataforma de recrutamento do Hospital São Vicente pelo celular, visualizando vagas de emprego disponíveis.
Foto: Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) anunciou a implementação da plataforma ATS, um sistema de rastreamento de candidatos que visa otimizar o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores. A plataforma já está disponível no site da instituição, na seção "Trabalhe Conosco". De acordo com Paulo Prado, responsável pelo Departamento de Gestão de Pessoas, a nova ferramenta transforma…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: veja onde buscar atendimento para sintomas de dengue neste sábado (25)

Pessoas de todas as regiões podem procurar os dois equipamentos de saúde. Confira os locais e quais os principais sintomas da doença.

Publicado

em

Profissional de saúde em UBS de Jundiaí coleta sangue de paciente para diagnóstico da dengue.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí abrirá duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no sábado (25) para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de dengue. A ação visa facilitar o acesso à assistência médica e agilizar o diagnóstico e tratamento da doença, que está em situação de emergência no município. A Nova UBS Jardim do…

Continuar lendo