Crianças do Jardim Tarumã participam de expedição sobre mobilidade sustentável
Conecte-se conosco

Jundiaí

Crianças do Jardim Tarumã participam de expedição sobre mobilidade sustentável

Percorrendo as ruas do bairro, a criançada foi convidada a observar e identificar itens, como placas, faixas de pedestres, buracos e lixeiras.

Publicado

em

Atualizado há

O 1º ano C da Emeb Deodato Janski foi uma das turmas que participaram (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Alunos das escolas municipais Deodato Janski e Professora Ruth Carturan Wiemann, ambas do Jardim Tarumã, participaram, nesta sexta-feira (23), do “Bonde a pé”, expedição e vivência de caminhada pelas ruas do bairro que visa aguçar a percepção e o olhar das crianças sobre mobilidade urbana sustentável e sobre os espaços para lazer e descanso.

A expedição é uma sequência, fora dos muros da escola, das atividades lúdicas internas já realizadas esta semana, como o Twister da Mobilidade e Circuito do Pedestre. As atividades são aplicadas por equipes do Instituto Corrida Amiga, parceiro contratado para a atividade pelo Ateliê Navio, também envolvido na implementação de conceitos da Urban95, como a idealização da Fábrica das Infâncias Japy. A iniciativa como um todo, integra a implementação em Jundiaí dos conceitos da iniciativa Urban95, por meio de parceria da Prefeitura com a Fundação holandesa Bernard van Leer.

“Uma cidade não consegue ser boa para as crianças se as decisões para o seu planejamento urbano forem somente pelos adultos. Por isso, em Jundiaí, Cidade das Crianças, elas contribuem com suas opiniões e percepções para as decisões do Poder Público”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Uma das turmas que partiram em expedição, no período da tarde, foi o 1º ano C, do professor Cleyton Garcia. Após a saída da escola, a turma passou pelas outras escolas, pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e pelo Centro de Referência de Assistência Social do bairro, fez uma parada para brincar no parquinho e regressou à escola.

Corrida Amiga e Ateliê Navio

Durante todo o trajeto, os alunos foram acompanhados por socioeducadores do Corrida Amiga e do Ateliê Navio, além de agentes a pé e com escolta de carro da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).

Percorrendo as ruas do bairro, a criançada foi convidada a observar e identificar itens, como placas, faixas de pedestres, buracos e lixeiras. Às crianças também foi proposto escolher um desses temas para contar o número de vezes com que se deparavam, para que, no regresso à escola, pudessem fazer um desenho livre, expressando também suas brincadeiras favoritas e aquelas cuja oferta no bairro era reduzida.

Na parada no parquinho, a brincadeira preferida do Kauã foi subir na árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um dos 27 alunos desta turma participantes foi Kauã Telles, de seis anos, decidiu contar o número de carros. “Eu contei dez carros”. Já no parquinho, escolheu sua brincadeira favorita e o que estava faltando. “Do que mais gostei de brincar foi subir na árvore. Mas acho que faltou uma corda naquele parquinho, para a gente poder pular”.  

Já Sarah Melo, também de seis anos, decidiu contar o número de postes. “Consegui contar 30 postes. Eles são bons, porque ajudam a iluminar quando está escuro. Mas durante o dia atrapalham quem está andando na calçada”, comentou a pequena aventureira, que escolheu também como melhor brinquedo do parquinho o gira-gira.

Além das intervenções de escuta das crianças na quarta (21) e nesta sexta-feira (23), os socioeducadores do Instituto Corrida Amiga realizaram nos últimos dias também a escuta com os cuidadores de alunos e com comerciantes locais sobre as iniciativas já em curso pela Prefeitura sobre mobilidade no bairro e no Município, além de terem realizado medições da qualidade do ar local e do espaço público na região.

Sarah conseguiu contar 30 postes durante o trajeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí

Semana Equestre de Jundiaí celebra cultura e tradição

A programação terá eventos, palestras e atividades para amantes de cavalos. Confira.

Publicado

em

Semana Equestre de Jundiaí
Criado por meio da lei municipal 8.925/2018, a Semana Equestre conta com o apoio da Prefeitura de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A quinta edição da Semana Equestre de Jundiaí, que começou no dia 8 de maio, traz diversos eventos, palestras e atividades para amantes de cavalos. O evento, que vai até o dia 19 de maio, quer valorizar, difundir e preservar a cultura equestre, além de fomentar a economia do agronegócio e da pecuária na cidade. Criado por meio da lei…

Continuar lendo

Jundiaí

Igreja Batista Manancial celebra seu primeiro aniversário e traz o cantor gospel Robinson Monteiro

Comemoração inclui três cultos especiais nos dias 19, 23 e 25. Acompanhe a programação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Igreja Batista Manancial, uma comunidade vibrante e comprometida com a fé cristã, está se preparando para celebrar seu primeiro aniversário com três cultos especiais nos dias 19 (às 9h30 e às 18h30), com o pastor Paulo Ricardo de Oliveira, presidente da Manancial; 23 (às 19h30), com o pastor Pedro Santana e o cantor gospel, Robinson Monteiro; e 25 (às…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí lança projeto de treinamento de empresas em encontro sobre solidão

Ciente da importância da saúde mental no ambiente de trabalho, a ACE de Jundiaí promoveu o 1º Encontro “Criando Conexões em um Mundo Isolado”.

Publicado

em

Foto: ACE Jundiaí

De acordo com uma pesquisa da Meta-Gallup, mais de um milhão de pessoas, principalmente entre 19 e 29 anos, sofrem com a solidão. A pesquisa foi realizada em 142 países. A gravidade da situação levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificar a solidão como prioridade de saúde pública, com nível de epidemia. Ciente da importância da saúde mental…

Continuar lendo

Jundiaí

Saúde Mental Materna: Campanha ‘Maio Furta-Cor’ é aprovada na Câmara Municipal em Jundiaí

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população e estimular o debate sobre políticas públicas que atendam necessidades das mães em diversas fases da maternidade.

Publicado

em

Faouaz Taha
O projeto de lei foi idealizado pelo vereador Faouaz Taha (Foto: )

Jundiaí dá um passo importante na luta pela saúde mental materna com a aprovação, na Câmara Municipal, do projeto de lei que cria a campanha de conscientização "Maio Furta-Cor". A iniciativa, idealizada pelo vereador Faouaz Taha, tem como objetivo sensibilizar a população para a causa e estimular o debate sobre a importância de políticas públicas que atendam às necessidades das…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí recebe dois prêmios no Congresso Smart City Business America, em São Paulo

Cidade ganhou os prêmios de ‘Destaque do Ano’ e “InovaCidade’

Publicado

em

Por

De Jundiaí, gestor de Governo e Finanças, Jones Martins e o presidente da Cijun, Amauri Marquezi, receberam a premiação pela assistente virtual “Ju”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí recebeu dois prêmios no Congresso Smart City Business America 2024, nesta terça-feira, dia 14, em São Paulo. O prêmio Destaque do Ano ficou para a JU – Assistente virtual desenvolvida pela CIJUN, em conjunto com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). O outro prêmio, InovaCidade 2024, ficou com o Programa de Qualificação e Pré-Incubadora…

Continuar lendo
Publicidade