DAE promove chamamento para participação da população no Plano Municipal de Recursos Hídricos
Conecte-se conosco

Jundiaí

DAE promove chamamento para participação da população no Plano Municipal de Recursos Hídricos

O Plano auxilia na gestão e sustentabilidade das águas de Jundiaí, em um horizonte de 20 anos

Publicado

em

Foto aérea da represa da DAE
Etapa será realizada completamente online, em decorrência da pandemia. (Foto: Divulgação)

A DAE Jundiaí convida os munícipes a participarem do chamamento do Plano Municipal de Recursos Hídricos (PMRH), contribuindo com sugestões e sanando eventuais dúvidas sobre o Resumo Executivo. O material, que pode ser consultado aqui.

O acesso ficará disponível no período de 22 de maio a 1 de junho.

A ação será totalmente digital, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

“Uma das últimas etapas do PMRH seria a promoção da audiência pública para apresentação desse material, no entanto, em virtude do momento que o mundo está passando, decidimos desenvolver essa ação pelos meios virtuais”, explica o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro.

“Além dos órgãos envolvidos com a questão ambiental e entidades de classe, convidamos toda a sociedade a participar dessa última etapa. É um momento importante para falarmos sobre os recursos hídricos da nossa cidade, o que afeta a todos”, avalia Ribeiro.

Disponibilidade Hídrica

O Plano Municipal de Recursos Hídricos desenvolvido por Jundiaí é pioneiro e é uma das diretrizes, dentro do Plano Diretor, para o desenvolvimento e a gestão ambiental da cidade.

O Plano é um instrumento de gestão das águas, norteador de investimentos, empreendimentos e intervenções para alcançar a sustentabilidade dos recursos hídricos no âmbito do município, em um horizonte de 20 anos.

O PMRH é norteado por cinco eixos: disponibilidade hídrica, uso e ocupação do solo, bacias hidrográficas, mananciais atuais e potenciais e realidade social.

O Relatório Final vai abordar o abastecimento da cidade em diversos pontos, incluindo a previsão das vazões de captação de água superficial e subterrânea para abastecimento urbano dentro de um período de 20 anos, redução de perdas, racionalização dos recursos e quantidade de carga poluidora, além de também conter mapas de riscos e de proteção das áreas de mananciais.

Para a elaboração do material, a DAE contratou a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Os estudos foram realizados em sete etapas, que abrangeram o levantamento de dados primários e secundários para a formatação do diagnóstico dos recursos hídricos do município; a mobilização e articulação social; a elaboração de prognóstico com a definição de cenários, metas de curto, médio e longo prazo e investimentos, além do Resumo Executivo.

Após consultar o material, os munícipes podem encaminhar as sugestões e dúvidas para a elaboração do Relatório Final do PMRH para o e-mail [email protected].

 

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo
Publicidade