Dar auxílio e oportunidade de uma vida nova: essa é a missão do Benefício Emergencial em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Dar auxílio e oportunidade de uma vida nova: essa é a missão do Benefício Emergencial em Jundiaí

Com ele, 1.450 pessoas receberão uma quantia em dinheiro e poderão atuar nas áreas de cultura e esportes

Publicado

em

Atualizado há

Vanessa Benefício Jundiaí
Vanessa disse que o valor do benefício irá ajudar na compra de alimentos para a casa (Foto: PMJ)

Ajudar aqueles que mais precisam e ainda dar a essas pessoas a oportunidade de receber uma formação e prestar serviços em Jundiaí nas áreas de cultura e esportes. Assim é a iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, que nesta semana deu início às entrevistas com os interessados em fazer parte do Benefício Social Emergencial.

Com ele, 1.450 pessoas – entre jovens, adultos e idosos – receberão temporariamente uma quantia em dinheiro e poderão atuar no receptivo de museu, restauro de documentos, catalogação de arquivo, jardinagem, apoio em camarins, serviços de ajudante geral e monitorias, por exemplo.

É o caso de Vanessa Ferreira, moradora no Jardim Novo Horizonte e que participou das dinâmicas realizadas no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) daquela região. Casada e grávida do terceiro filho, ela foi uma das pré-selecionadas pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social – responsável pela execução do programa municipal.

“Até antes da pandemia eu era auxiliar de Logística. Além da formação que vamos receber, este dinheiro será muito importante para comprar comida para as crianças, pois estamos muito apertados e o dinheiro falta”, comemorou a gestante.

Dinâmicas com pré-selecionados são feitas nas unidades dos Cras (Foto: PMJ)

No total, o benefício contará com R$ 1,7 milhão em investimentos na forma de transferência de renda. Com exceção de parte do público idoso, todos os beneficiários terão como compromisso contrapartidas definidas pela Prefeitura: as Jornadas Formativas, realizadas em parceria com a plataforma “1 Milhão de Oportunidades” do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com a Escola de Gestão Pública (EGP); e as Jornadas Colaborativas, com a prestação de serviços nos equipamentos das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Esporte e Lazer (UGEL).

A gestora Maria Brant reforça a importância das contrapartidas previstas pelo benefício. “Além da formação dos beneficiários, a contrapartida na forma de Jornada Colaborativa também tem como objetivo dar aos beneficiários formações importantes, principalmente no segmento da Economia Criativa. Todos os segmentos (escolhidos para atuação dos beneficiários) vêm recebendo muito destaque na geração de emprego e renda e podem se tornar as profissões deles no futuro”.

Dinâmicas

As atividades nos Cras envolvem a aplicação de entrevistas, dinâmicas, técnicas de vivências, habilidades de comunicação, repertório de conhecimentos e formação, a fim de realizar o cruzamento de dados e destinar o beneficiário em potencial para a realização da Jornada Colaborativa, contrapartida prevista pelo benefício em equipamentos públicos municipais culturais e esportivos.

Aprovado no início do mês, o benefício de caráter temporário será destinado às pessoas impactadas pela pandemia, conforme levantamentos da unidade gestora.

“Neste momento em que a pandemia inviabilizou a vida financeira das famílias, este benefício é uma forma de a Prefeitura estender as mãos e demonstrar a sua preocupação no cuidado com as pessoas, garantindo um mínimo de condições e a segurança alimentar dessas famílias”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Jundiaí

ACE Jundiaí marca presença na 9ª Feira Internacional de Logística

Evento acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h, no Parque da Uva

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí confirmou sua participação na 9ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil LOG, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h. O evento, que ocorrerá no Parque da Uva, tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 15 milhões em transações e parcerias, em um ambiente…

Continuar lendo

Jundiaí

Protetora quer trazer animais do Rio Grande do Sul para adoção em Jundiaí

Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, Ale foi até o estado sulista para “colocar a mão na massa”.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Alessandra Prandi é Policial Civil e protetora animal muito conhecida de Jundiaí. Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, essa semana, Ale seguiu uma missão até o estado sulista para “colocar a mão na massa”. Ao Tribuna de Jundiaí, a protetora relatou como está a situação nas cidades que…

Continuar lendo

Jundiaí

Avanços em obras em Jundiaí são monitorados em encontro de gestores

Foram debatidos também os próximos passos dos projetos em curso

Publicado

em

Encontros acontecem mensalmente na Sala de Situação do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, ocorreu mais uma Reunião de Monitoramento, na qual gestores municipais e técnicos se reuniram para discutir o andamento das principais obras e programar as próximas entregas para a população. Sob a liderança dos gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Jones Martins (Governo e Finanças), acompanhados pelo gestor adjunto de Governo, João Anhesini, e…

Continuar lendo

Jundiaí

Daiso Japan inaugura loja no Maxi Shopping Jundiaí

A inauguração terá degustação de tradicional sopa japonesa, Meet and Greet com cosplayers, brindes exclusivos e mais. Confira.

Publicado

em

Foto: Divulgação/Maxi Shopping Jundiaí

A Daiso Japan, rede japonesa de varejo conhecida por seus produtos criativos e preços acessíveis, inaugurará sua nova loja no Maxi Shopping Jundiaí. A inauguração acontecerá nesta sexta-feira (24), a partir das 10h. A nova loja no Maxi Shopping Jundiaí tem uma área de 334m², facilita o acesso dos clientes e proporciona uma experiência mais completa e agradável. A loja…

Continuar lendo

Jundiaí

Valorização: banco de talentos do Hospital São Vicente já promoveu mais de 250 colaboradores

Somente neste ano, 57 profissionais foram promovido em diversas áreas do HSV

Publicado

em

Profissionais do HSV comemoram início das novas atividades na Instituição. Foto: Hospital São Vicente

Desde 2023, o Banco de Talentos do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) tem sido uma ferramenta importante para a valorização e ascensão dos colaboradores. Com mais de 250 promoções realizadas em diferentes áreas, o programa evidencia o compromisso da instituição com o desenvolvimento profissional de sua equipe. Um exemplo é o de Cláudia Lúcia Alves Barbosa, colaboradora…

Continuar lendo