Dengue em Jundiaí: com a chuva, a verificação no quintal precisa ser redobrada
Connect with us

Jundiaí

Dengue em Jundiaí: com a chuva, a verificação no quintal precisa ser redobrada

Published

on

Atualizado há

A vistoria é necessária para a eliminação da água acumulada. Pratos de vasos precisam ser retirados (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Parou de chover? É hora de redobrar a atenção, verificando se não há nada que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti nos imóveis. Boletim de Arboviroses desta sexta-feira (22) aponta que Jundiaí está com 2.187 casos de dengue confirmados. No País, já são mais de 2 milhões de ocorrências prováveis e 682 mortes.

“Sabemos que, se o mosquito não nascer, não temos casos. A prevenção é fundamental para evitarmos a doença. Quem olha o quintal uma vez por semana precisa aumentar as vistorias, principalmente quando chove. Quem não faz isso, precisa começar a fazer. Basta um brinquedo esquecido, um lixo descartado de maneira inadequada para termos um foco de mosquito bem próximo de nós. É necessário também retirar os pratos dos vasos, que ainda são os criadouros mais encontrados”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

A gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva, lembra que o ciclo do Aedes é dividido em quatro etapas: ovo, larva, pupa e mosquito adulto. “A fêmea deposita os ovos na parede do recipiente, que em contato com a água libera a larva e, em seguida, a pupa. Em sete dias, uma nova geração de mosquito está apta a transmitir as arboviroses”, frisa.

Do total de ocorrências do Município, 1.915 são autóctones, 147 importadas e 125 estão em investigação para determinação de local de transmissão. 2.952 exames estão no aguardo de resultados.

Em toda a cidade, ações para o combate e a prevenção estão ocorrendo, inclusive aos finais de semana. Neste sábado (23), equipes da VISAM e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) concluem trabalho casa a casa de orientação e busca de criadouros na Vila Rami e no Jardim do Lago.

Rede de Atendimento

Em caso de sintomas, para dar vazão à necessidade de atendimento imediata, toda a rede de Atenção Básica — Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família — é porta de entrada dos casos leves e moderados. Já as pessoas com mais de 60 anos, que tenham comorbidades ou que apresentem sinais de agravamento da doença, devem buscar atendimento nos Prontos Atendimentos Hortolândia, Ponte São João e Retiro ou na UPA Vetor Oeste.

Os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito. Já os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente mais grave são: dor abdominal intensa; náuseas; vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Desde dezembro, a Prefeitura, a partir da Sala de Situação da Saúde, composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão, monitora diariamente o cenário para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.

Jundiaí

Vinícolas de Jundiaí conquistam ouro e prata em concurso nacional de vinhos

De acordo com o Prefeito Luiz Fernando, o concurso demonstra a importância de incentivar o agronegócio, já que em Jundiaí há produtos de alta qualidade.

Published

on

Dono de vinícola em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Entre os 66 premiados do 2º Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), três vinícolas de Jundiaí se destacaram. O maior reconhecimento foi para a Vinícola Martins, que conquistou o Grand Ouro com sua Jurupinga, além de ganhar o ouro pelo Bordô Suave. A Adega Castanho também brilhou, levando a prata com o…

Continue Reading

Jundiaí

Previsão indica chuva para o final de semana em Jundiaí; confira

Inmet dispara alerta laranja no estado de São Paulo para perigo de tempestades.

Published

on

Mulher com guarda-chuva vermelho caminha em rua movimentada de Jundiaí em dia chuvoso, vestindo blusa vermelha e jeans em vias de Jundiaí.
Chuva e clima ameno para o final de semana em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O final de semana em Jundiaí (SP) promete ser chuvoso, começando nesta sexta-feira (11), com previsão de pancadas de chuva à noite, com mínima de 18ºC e máxima de 30ºC, segundo o portal meteorológico Climatempo. No sábado (12), o Dia das Crianças começa com sol, chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde, com mínima de 16ºC e máxima…

Continue Reading

Jundiaí

ACE Jundiaí distribui últimos convites para ‘Café Show’ com João Branco e Os Mentalistas

Para garantir os convites, os interessados devem entrar em contato com a ACE Jundiaí via WhatsApp, pelo número (11) 97228-5377.

Published

on

João Branco no Café Show da ACE Jundiaí, palestrante reconhecido, sorrindo e posando de braços cruzados em ambiente formal.
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A ACE Jundiaí está distribuindo os últimos convites para o aguardado Café Show, que acontecerá na segunda-feira (14), às 18h30, no Teatro Polytheama. O evento contará com a participação especial de João Branco e Os Mentalistas, prometendo uma experiência interativa e informativa. Os associados da ACE Jundiaí podem retirar até dois convites gratuitos por CNPJ diretamente na recepção da entidade,…

Continue Reading

Jundiaí

Maria Eloá, de 3 anos, toca o sino da vitória no Grendacc: ‘esteve sempre com um sorriso no rosto’

Maria Eloá foi diagnosticada com um Rabdomiossarcoma de bexiga (estágio III) e iniciou seu tratamento no Grendacc em janeiro de 2023.

Published

on

Maria Eloá no Grendacc
Foto: Grendacc

Desde que Maria Eloá Neres Lorigiola chegou ao Hospital da Criança do Grendacc, sua presença se tornou sinônimo de alegria e esperança. A pequena guerreira, que tem apenas 3 anos, conquistou o coração de todos ao seu redor. E, em um momento muito aguardado, toda a equipe se reuniu para celebrar a conquista do “sino da vitória”, um símbolo significativo…

Continue Reading

Jundiaí

EDITAL DE CITAÇÃO COM PRAZO DE VINTE (20) DIAS – PROCESSO Nº.1022526-65.2015.8.26.0309

Published

on

Continue Reading
Advertisement