Em Jundiaí, mães e bebês do programa Crianças Feliz participam de workshops de dança
Conecte-se conosco

Jundiaí

Em Jundiaí, mães e bebês do programa Crianças Feliz participam de workshops de dança

A atividade foi desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Tamoio.

Publicado

em

Atualizado há

Programa Criança Feliz
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O programa Criança Feliz realiza ao longo desta e da próxima semana workshops de Dança com as famílias visitadas pelo programa nos territórios de vulnerabilidade do Município. A atividade faz parte da programação do 24º Enredança e das atividades temáticas promovidas pelo programa, que este mês tratou da exposição precoce das crianças às telas e às mídias, sugerindo a dança como estratégia para este propósito.

Nesta terça-feira (12), a atividade foi desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Tamoio e contou com a presença de mais de dez crianças e suas mães, que recebem as visitações domiciliares do programa.

O workshop de Dança foi conduzido pela oficineira Débora Lorenti, que promoveu a dança no formato “Baby Fusion”, metodologia que propõe a aproximação entre a criança e seus cuidadores, por meio da musicalização e uso de “sling”, pedaço de pano para carregar a criança.

Criança Feliz

O programa Criança Feliz é articulado no Município pela UGADS e atualmente possui abrangência de 500 famílias, em todos os territórios de cobertura dos seis Cras municipais. “O programa tem enfatizado para as famílias ao longo deste mês que a exposição das crianças de forma precoce às telas pode ser muito prejudicial. Portanto a ideia é criar alternativas para que as famílias possam passar com mais qualidade seus tempos juntas e possibilitar aproximação entre as inscritas e os equipamentos da rede socioassistencial”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Segundo o gestor da UGC, Marcelo Peroni, o objetivo da atividade intersetorial é a mudança de comportamento por parte dos cuidadores. “Este workshop faz parte das iniciativas que a Cultura e a UGADS têm desenvolvido com foco na busca de mudança de comportamento dos cuidadores de crianças. A proposta integra o programa Cidade das Crianças e, por conta do período do ano, incluiu uma atividade de Dança por conta do festival Enredança. Assim como a visita que propusemos a algumas dessas famílias no início do mês à Fábrica das Infâncias Japy, a ideia é que criemos também por lá, nos próximos meses, um curso regular para esses cuidadores”.

Além da filha Maria Letícia, Maria Nilza foi acompanhada da pequena Ana Júlia, de pouco mais de um mês

Maria Nilza dos Santos participou da atividade acompanhada de duas de seus seis filhos: Maria Letícia, de um ano e seis meses, e a pequena Ana Júlia, de pouco mais de um mês. “Gostei bastante da atividade. Gosto de dançar, mas não costumo dançar em casa. Agora que aprendi a amarrar com o ‘sling’, vai dar para adiantar também as tarefas domésticas, com a crianças perto de mim”, comentou. Além de integrar o Criança Feliz, Maria Nilza também é acompanhada pelo Cras, de onde recebe auxílios e integra o grupo de Empoderamento Feminino e o serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo

Jundiaí

Representante da Fundação Van Leer elogia boas práticas de Jundiaí durante visita técnica

Victoria Chavez, especialista Urban95, incluiu a cidade em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país

Publicado

em

Por

Visita de Victoria (de camisa preta) pelo Município começou pela Emeb do Jardim Novo Horizonte. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (25), Jundiaí recebeu a visita de Victoria Chavez, especialista Urban95 global da Fundação Van Leer, parceira institucional do município na Rede Urban95. Após participar do Encontro dos Municípios brasileiros da rede, Victoria incluiu Jundiaí em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país, começando pela Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte. Victoria, que atua…

Continuar lendo
Publicidade