Escola Inovadora: Equipe se une e revitaliza espaços em Emeb do Parque Centenário
Conecte-se conosco

Jundiaí

Escola Inovadora: Equipe se une e revitaliza espaços em Emeb do Parque Centenário

Colaboradores da empresa Magalu, a comunidade e a equipe escolar participaram de uma ação social

Publicado

em

Emeb Professora Patrícia Pires. (Foto: Divulgação)
A Emeb Professora Patrícia Pires tem cerca de 200 alunos de Educação Infantil (4 e 5 anos) matriculados. (Foto: Divulgação)

Promover descobertas, incentivar a criatividade, propor desafios e novas aprendizagens, tudo junto à natureza. Com esse objetivo, a equipe da Emeb Professora Patrícia Pires, no Parque Centenário, revitalizou espaços da escola. A iniciativa do grupo, que atuou mesmo com a pandemia, observando as medidas sanitárias, vai ao encontro do Escola Inovadora, programa da administração municipal baseado em três eixos principais: a melhoria na qualidade do ensino dos alunos, a modernização da ambiência e da infraestrutura escolares, e os investimentos na formação dos educadores.

Tudo começou no início do ano. Por meio de uma parceria com o Instituto Mangalô, colaboradores da empresa Magalu, a comunidade e a equipe escolar participaram de uma ação social. Com o prédio todo pintado, foi a vez de planejar novos ambientes. “Queríamos estimular a escola a entregar novos ambientes para a comunidade, espaços integrados com a natureza, de motivação, pensar no ‘desemparedamento’ da criança”, conta a diretora da unidade, Ana Lúcia Perboni Kalmar.

“Iniciamos um processo de formações com os professores porque não se tratava apenas de inserir brinquedos nos ambientes. O intuito era criar espaço de interação das crianças com a natureza, proporcionando aprendizagem significativa. A ideia era até envolver os alunos e os pais na iniciativa, mas devido a pandemia não foi possível. Adequamos e seguimos em frente, com o comprometimento da equipe. Estamos satisfeitas com os resultados e o retorno da comunidade”, acrescenta a coordenadora pedagógica Fabiana Ringo Pedroso.

Nesta primeira etapa, está pronto um espaço para brincar, além do “Jardim de Experiências”, onde é possível atuar com a terra, as flores, a água, estimular a parte sensorial, imaginar e se encantar. Logo, a equipe também inicia a construção do espaço de desafio, onde será possível até escalar.

Emeb Professora Patrícia Pires. (Foto: Divulgação)

A criança terá a disposição vários elementos para estimular a parte sensorial. (Foto: Divulgação)

“Mesmo durante a pandemia, as escolas estão trabalhando, respeitando os regramentos sanitários, e mudando conceitos. Estão se integrando aos objetivos do Escola Inovadora, que reforça o diálogo com a criança, valoriza os elementos da natureza e o reuso dos materiais na construção da aprendizagem, e ainda rompe com as paredes e leva a sala de aula para os mais diversos ambientes. Também com a implantação do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisa da Infância (CIEMPI), que pensa a infância a partir dos seus ambientes, dos contextos investigativos, estamos oportunizando formações para equipes, que estão empenhadas, deixando tudo pronto para a volta dos meninos e meninas. Tudo alinhado com o que será o novo normal”, comenta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Atualmente, a Emeb Professora Patrícia Pires tem cerca de 200 alunos de Educação Infantil (4 e 5 anos) matriculados.

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo