Fab Lab de Jundiaí é plataforma de projetos do Peama
Connect with us

Jundiaí

Fab Lab de Jundiaí é plataforma de projetos do Peama

Alessandro Alexandrino dos Santos, que faz parte da equipe de atletismo, junto com professores, trabalha no desenvolvimento de equipamentos

Published

on

Atualizado há

Foto de cadeirante em frente de impressora 3D
Alessandro Alexandrino é atleta do Peama há 6 anos e recordista brasileiro de arremesso de club; interesse em desenvolver equipamentos para treinamento (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

Já imaginou ter à disposição equipamentos de treinamento para a modalidade de arremesso sem a necessidade de passar pela burocracia da importação? Com o Fab Lab, em Jundiaí, isso é possível.

O laboratório é fruto da parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e do Serviço Social da Indústria (SESI), além de atender aos alunos e professores da rede municipal.

Com a ideia de apresentar os mais variados equipamentos de última geração, o Fab Lab disponibiliza os dispositivos para uso gratuito também da população.

Peama desenvolve projeto para ajudar atletas

Alessandro Alexandrino dos Santos, de 33 anos, é um dos que aproveita a oportunidade. Ele ficou tetraplégico há 16 anos, após um acidente em uma lagoa. Há 6 anos ele integra a equipe de atletismo, na modalidade de Arremesso de Clube e de Disco, do Peama.

“A oportunidade de desenvolver protótipos de equipamentos pelo Fab Lab é uma novidade para mim”, diz o atleta, que destaca a importância de usar o espaço para desenvolver projetos de modo gratuito.

Ele atua em conjunto com os professores Rhonan Louro Rodrigues e Rafael Fernando Silveira, ambos do Peama, juntamente com a equipe do Fab Lab, para o desenvolvimento de clubs (objetos que são arremessados nas provas) e discos com pesos variados para uso em períodos variados.

Rhonan explica que os equipamentos oficiais são importados da Inglaterra, com custo em libras e toda a burocracia de importação, mas com o Fab Lab é possível desenvolver protótipos e coloca-los para uso, para verificar durabilidade e rendimento.

Espaço

O Fab Lab conta com computadores, ferramentas, impressoras 3D, plotter de recorte, fresadora de precisão, máquina de costura e TV conectada à internet que permite o contato em tempo real dos alunos com os cerca de 1,6 mil laboratórios espalhados pelo mundo para a troca de experiências e busca de soluções conjuntas. Com iluminação e climatização adequadas, o espaço conta ainda com ambiente com sofás e cadeiras, para o relaxamento.

“Jundiaí é a primeira cidade a contar, a partir de uma parceria com o SESI, com um Fab Lab educacional municipal aberto para que a população possa utilizar os recursos inovadores disponíveis para que a população possa empreender a partir do apoio do espaço público”, ressalta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Para o guru do Fab Lab de Jundiaí, Guilherme Vale dos Santos, responsável pela organização do uso do maquinário pela população, basta ao interessado buscar pelo espaço para desenvolver a ideia.

Em um ano de funcionamento, passaram pelo laboratório mais 2 mil alunos, 700 professores e 100 munícipes.

Para usar os equipamentos basta agendar pelo telefone 4588-5377. Os horários disponíveis para a população são de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Jundiaí

Ecopontos de Jundiaí receberam mais de 9 mil toneladas de resíduos sólidos em 2024

Atualmente, Jundiaí conta com sete Ecopontos distribuídos em diferentes regiões da cidade. Saiba mais.

Published

on

Ecopontos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nos últimos anos, a quantidade de resíduos sólidos descartados nos Ecopontos de Jundiaí tem aumentado significativamente. De acordo com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, em 2023 foram recolhidas 8.383 toneladas de resíduos, que foram encaminhadas ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). Em 2024, o número subiu para 9.276 toneladas. Atualmente, Jundiaí conta com sete…

Continue Reading

Jundiaí

Janeiro Roxo: Saúde de Jundiaí realiza ação de enfrentamento à hanseníase

A ação de busca ativa de pessoas com sintomas de hanseníase marca o Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a doença.

Published

on

Janeiro Roxo Saúde de Jundiaí realiza ação de enfrentamento à hanseníase
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí realiza busca ativa de pessoas com sintomas de hanseníase, a partir de amanhã (13), na Clínica da Família da Ponte São João e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fazenda Grande. A ação marca o Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a doença. Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução crônica, que afeta…

Continue Reading

Jundiaí

Saúde de Jundiaí identifica problemas e reforça compromisso com melhorias no SAMU e SAEC

A equipe de gestão notou na visita problemas estruturais no prédio e precariedade de ambulâncias utilizadas pelo SAEC, muitas delas com mais de 500 mil quilômetros rodados.

Published

on

Ambulâncias do SAEC/SAMU de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira (10), técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí visitaram o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e ao Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC). O objetivo foi estreitar relações e promover uma integração mais efetiva entre os colaboradores das unidades e os profissionais da própria unidade de gestão. O médico…

Continue Reading
Pular para o conteúdo